Projeto atua para popularizar alfabetização e divulgação científica

No primeiro vídeo da série “Univali na Comunidade”, egresso relata como experiência na Extensão contribuiu para formação profissional

por Carina Carboni | 30/04/2024

O projeto de extensão Química Social, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nasceu em 2017, com a missão de ampliar a aprendizagem de química na comunidade, sobretudo entre os estudantes do ensino fundamental. A iniciativa, que utiliza ferramentas de contextualização e experimentação para apresentar o conteúdo de modo didático ao público, envolve a participação de acadêmicos e professores da área.

A professora Gizelle Inacio Almerindo, que é uma das coordenadoras do Química Social, explica que a essência do Projeto é justamente promover a alfabetização e a divulgação científica. “As atividades são desenvolvidas de modo que crianças, jovens e adultos sejam capazes de identificar a presença e a importância da química em seu cotidiano e tomar decisões mais conscientes a partir do conhecimento adquirido."

Nesta terça, 30, o Química Social estreia a série de vídeos “Univali na Comunidade" que visa divulgar os projetos de extensão oferecidos pela Instituição de Ensino. A peça, que será veiculada nas redes sociais oficiais da Universidade, traz o relato do egresso do curso de Engenharia Química​, Felipe Muller. Durante dois anos, o jovem foi extensionista no Projeto e compartilha como a experiência contribuiu para a sua formação acadêmica e profissional.

A melhora na capacidade de comunicação foi um dos pontos que o egresso elencou como adquiridos durante a sua atuação no Química Social. Além de ter auxiliado na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na fixação e aprofundamento do conteúdo abordado em sala de aula, Muller conta que o aprendizado proporcionado pelas atividades da extensão vem sendo útil em sua vida profissional.

Projeto de extensão da Univali  atua para popularizar alfabetização e divulgação científica_30.4.2024.jpgImagem: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra jovem segurando duas peças de vidraria de laboratório, com líquido azul dentro. Ele está numa sala de cor clara e usa um jaleco branco com a logomarca da Univali e um óculos de proteção.

“Logo que eu fui efetivado do meu estágio na indústria, assumi uma função ligada ao controle de qualidade. Neste cargo eu apliquei treinamentos nos quais demonstrava à equipe da fábrica como eram realizadas as atividades científicas e químicas no laboratório. Então, a experiência adquirida me auxiliou muito a mostrar ao pessoal quais eram as análises que estávamos fazendo e por que as fazíamos. Foi bem similar ao que fazíamos no Projeto de Extensão, que era pegar um conhecimento muito específico e traduzi-lo, de forma simples e clara, às pessoas impactadas por aquele tópico.", conta.

Muller lembra que descobriu a Extensão já na primeira semana de aula, durante uma palestra na qual o reitor da Univali, o professor e também químico Valdir Cechinel Filho, explicou que além do ensino, a Universidade contava com atividades de pesquisa e extensão. “Eu busquei participar de tudo isso durante o período em que fui acadêmico, mas a extensão foi a menina dos meus olhos.", admite.

Para Almerindo, a proposta do Química Social ajuda a aproximar a ciência do cidadão comum, tornando-os mais conscientes na compreensão do mundo que os cerca, além de ser um incentivo à busca por carreiras científicas. “Particularmente, posso dizer que aprendi a importância de divulgar cientificamente o que fazemos na pesquisa e me apaixonei pela possibilidade de poder aproximar a comunidade da ciência utilizando uma linguagem mais acessível. Eu já gostava de estar no laboratório, na sala de aula e envolvida com a pesquisa, mas as atividades de extensão preenchem a minha alma.", reconhece a docente.

A professora Patrícia Foes Scherer Costodio também atua na coordenação do Química Social. Ela observa que o projeto nasceu da necessidade do curso de Engenharia Química de ter um projeto de extensão trabalhando as necessidades sobre a popularização da química, bem como de demonstrar como a temática está inserida nas atividades do dia a dia.

“Oportunizamos aos nossos acadêmicos demonstrarem às crianças, que eram nosso público alvo inicial, a importância de conhecer as reações que regem a maioria das grandes transformações e também poder encantar futuros cientistas que, por sua vez, poderiam estar desconectados da ciência.", observa Costodio.

Sobre o Química Social

O projeto de extensão Química Social realiza ações com foco na alfabetização, divulgação e popularização da ciência para crianças, jovens e adultos visando formar cidadãos mais conscientes quanto as suas decisões no dia a dia. Dentre as ações que visam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa promove oficinas temáticas na Rede Pública de Ensino, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na indústria.

Além disso, a iniciativa também promove divulgação científica na rede social Instagram, por meio do perfil @quimicasocial e o desenvolvimento de materiais educativos como o aplicativo “Cientistas para Colorir" e o livro digital Cientistas para Colorir - atividades para aprender e se divertir", já disponíveis para download gratuito.

Mais informações: Com as professoras Gizelle Inacio Almerindo (gizelle.almerindo@univali.br) e Patrícia Foes Scherer Costodio (pscherer@univali.br).