Univali organiza 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante

Entidades, empresas e órgãos públicos podem ser parceiros do evento que acontece em junho, em Balneário Camboriú

por Carina Carboni | 03/05/2024

A Universidade do Vale do Itajaí organiza, para 29 de junho, a 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante. O evento, que será realizado no campus Balneário Camboriú, vai ofertar aos migrantes da região uma série de atividades e serviços gratuitos. A programação vai envolver os diversos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade e a participação da instituição beneficente Círculos de Hospitalidade​.

O professor Rafael Padilha, coordenador do Núcleo de Apoio ao Migrante – NAM​ e do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais​, afirma que já estão previstas ações de regularização documental, empregabilidade, estandes com informações sobre temas como educação financeira e saúde da família, espaço infantil e de acolhimento psicológico, capacitação de migrantes e da comunidade escolar, entre outros.

Univali organiza 1 Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante_3.5.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra pessoas numa sala de aula num contexto de atendimento.

“Além do envolvimento dos nossos professores e alunos dos cursos de mestrado e doutorado, também estamos convidando entidades, órgãos públicos e empresas interessadas em contribuir para a inserção da comunidade de migrantes no mercado de trabalho e demais áreas, como saúde, educação e assistência social. O evento vai ser realizado em Balneário Camboriú, mas também abrange os municípios vizinhos, que estão convidados a participar.", afirma o docente.

Saiba mais

Padilha explica que a Feira acontece no contexto do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG)​, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, vinculada ao Ministério da Educação.

O professor reitera que a mobilização visa promover atividades de prestação de serviços de cidadania e atendimento a migrantes, de modo especializado e gratuito, com ações de natureza jurídica, social, laboral, cultural, educacional e de s​aúde. “Nesta Feira teremos o envolvimento de 12 programas de pós-graduação stricto sensu da Univali cobrindo especialmente os migrantes em situação de vulnerabilidade, identificando suas principais demandas e solucionando as problemáticas encontradas.", acrescenta.

O público interessado em atuar como parceiro na 1ª Feira de Acolhimento e Hospitalidade ao Migrante deve entrar em contato pelo e-mail padilha@univali.br.

Mais informações: com o professor Rafael Padilha - padilha@univali.br​.