Jornalismo Conecta 2021: Novos Olhares

 


por Prof. Dr. Carlos Roberto Praxedes dos Santos | 28/09/2021
​​Descrição

Jornalismo Conecta 2021 volta-se para os novos caminhos da profissão

O evento marca os 30 anos de implantação do curso de Jornalismo da Univali e vai reunir profissionais da área e professores que são referência no ensino do jornalismo.

O "Jornalismo Conecta 2021: novos olhares" tem a missão de provocar a inquietação nos alunos do curso de Jornalismo sobre novas possibilidades de trabalhar o jornalismo. Trata-se da terceira edição do evento que iniciou em 2020, de forma virtual, em razão da pandemia da Covid-19. No Jornalismo Conecta, o curso aproxima os alunos do mercado de trabalho para que possam trocar experiências, vivenciar realidades de quem faz jornalismo na prática. Também é o momento de reunir todos os professores e acadêmicos para falar sobre questões como o mercado de trabalho e as inovações da área.

O evento também marca os 30 anos de atuação do curso de Jornalismo da Univali, segundo curso de Jornalismo implantado em Santa Catarina. Este ano, o Jornalismo Conecta vai ser realizado em quatro dias diferentes com atividades entre setembro e novembro. No dia 28 de setembro, na abertura do evento, a pauta é a “Produção audiovisual independente e colaborativa”. A convidada é a egressa Juny Hugen, natural de Erval Velho (SC) e que começou a trabalhar com comunicação aos 9 anos de idade, como locutora da Rádio Comunitária Erval FM. Ela se formou em 2019 e, atualmente, trabalha com roteirização e direção de documentários colaborativos, especialmente curta-metragem, sendo alguns em parceria com o canal Futura, parceiro da Universidade do Vale do Itajaí, da qual a TV Univali é afiliada. Juny fundou a produtora independente Azul Filmes, em 2018. Neste ano, estreou dois novos documentários: “Mulheres ao Mar” e “Nega Tereza”.

No dia 30 de setembro, será a vez do professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Pantoja Lima. Ele compõe a equipe do objETHOS, laboratório da ética jornalística e é coordenador da Pesquisa Perfil dos Jornalistas Brasileiros 2021. Samuca, como é mais conhecido na academia, vai falar sobre o tema “Jornalismo e ativismo: ainda cabe falar em “objetividade”, “neutralidade” e “imparcialidade”?

No dia 6 de outubro, o tema é “Donas da P* toda: conversas e histórias”, sobre o podcast que foi incluído pela Revista Forbes entre os 12 podcasts para alavancar a carreira. As convidadas são as jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz, de Blumenau. Larissa é egressa da Univali e locutora da Rádio Atlântida FM enquanto Marina, que começou o curso aqui na Univali, é formada pela Unisociesc/Ibes e proprietária da Melz Assessoria de Comunicação, de Blumenau. O podcast vem fazendo muito sucesso e traz temas como o home office e a tecnologia, além de abordar tópicos de comportamento e feminismo. De acordo com a Revista Forbes, o relatório State of the Podcast Universe mostra que o Brasil é o país onde a produção de podcasts mais cresceu desde o ano passado.

Para encerrar o Jornalismo Conecta deste ano, o tema do dia 9 de novembro será “Empreendedorismo em Comunicação”, em um bate papo com Marlise Groth, João Alécio Mem, Aline Andres e Alex Morais. Marlise e João Alécio são sócios da Mem e Mem Agência de Notícias, de Curitiba. Já Aline Andres e Alex Morais são sócios da Nativa Comunicação, de Herval d’Oeste, no Meio Oeste catarinense. Os quatro vão falar sobre os desafios de se empreender no ramo da comunicação e contar sobre os cases de sucesso de suas empresas. Não perca o Jornalismo Conecta!

Programação

Dia 28/09

19h – “Produção audiovisual independente - Juny Hugen/Produtora Azul Filmes. (4h)

Dia 30/09

19h - “Jornalismo e ativismo: ainda cabe falar em “objetividade”, “neutralidade” e “imparcialidade”?
- Prof. Dr. Samuel Pantoja Lima/UFSC. (4h)

Dia 06/10

20h – “Donas da P* toda: conversas e histórias” - Larissa Guerra e Marina Melz - Blog Donas da P* toda; (4h)

Dia 09/11

19h – “Empreendedorismo em Comunicação” - Marlise Groth Mem e João Alécio Mem (Mem e Mem Agência de Notícia); Aline Andres e Alex Morais (Nativa Comunicação); (4h)

Objetivo

- Conversar sobre o empreendedorismo em assessoria de comunicação com duas egressas do curso de Jornalismo da Univali que trabalham em regiões e realidades distintas;
- Trocar experiências com produtores de audiovisual formados pelo curso e que hoje atuam em outras regiões do país;
- Reunir duas jornalistas que desenvolveram um blog que acabou de ser reconhecido pela Revista Forbes como um dos 12 melhores blogs brasileiros para alavancar carreiras;
- Promover o contato dos acadêmicos com profissionais de jornalismo que atuam no cenário regional;
- Estreitar o relacionamento do curso com os veiculos de comunicação;
- Promover o contato dos acadêmicos com profissionais de da área de mercado de trabalho e carreira;

Ministrantes

- Juny Hugen, natural de Erval Velho (SC) e que começou a trabalhar com comunicação aos 9 anos de idade, como locutora da Rádio Comunitária Erval FM. Ela se formou em 2019 e, atualmente, trabalha com roteirização e direção de documentários colaborativos, especialmente curta-metragem, sendo alguns em parceria com o canal Futura, parceiro da Universidade do Vale do Itajaí, da qual a TV Univali é afiliada. Juny fundou a produtora independente Azul Filmes, em 2018. Neste ano, estreou dois novos documentários: “Mulheres ao Mar” e “Nega Tereza”.

- Samuel Pantoja Lima é jornalista. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professor e coordenador do curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville. Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). É professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Jornalismo da UFSC. É autor de vários livros. Coordenador da Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro e integrante do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

- Marina Melz é formada em jornalismo pela Unisociesc/Ibes, de Blumenau. Proprietária da Melz Assessoria de Comunicação. Idealizadora do podcast “Donas da P* toda”.

- Larissa Guerra é formada em jornalismo pela Univali. Foi repórter do Jornal de Santa Catarina, em Blumenau. É locutora da Rádio Atlântida FM. Idealizadora do podcast “Donas da P* toda”.

- Marlise Groth Mem é jornalista formada pela Univali. Foi professora no curso de Jornalismo da Univali. Trabalhou no Jornal A Notícia de Joinville. Fez parte dos departamentos de comunicação de várias empresas, entre elas a TIM. É sócio da Mem e Mem Agência de Notícia, de Curitiba.

- João Alécio Mem é jornalista, especialista em Marketing, Comunicação Corporativa. É assessor de imprensa e coordenador de eventos culturais. Sócio da Mem e Mem Agência de Notícia.

- Aline Andres é jornalista formada pela Univali. Foi proprietária de jornal impresso em Herval d’Oeste. Sócia-proprietária da Nativa Comunicação, de Herval d’Oeste.

- Alex Morais é publicitário formado pela Unoesc. Especialista em Marketing, Criação e Produção em Comunicação. Diretor de marketing da Nativa Comunicação.

Outras informações

O evento é gratuito para professores e acadêmicos dos cursos da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.

Informações adicionais

Data início: 28/09
Data término: 09/11
Hora: verificar na programação
Local: Ambiente Blackboard
Valor: Isento

Mais informações

Responsável: Carlos Roberto Praxedes dos Santos
Telefone: 47 999922950
E-mail: praxedes@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

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