O mundo sofre com as consequências políticas, econômicas e sociais acarretadas pela pandemia da Covid-19. Na América Latina o cenário não é diferente. O Equador está na urgência de um plano de vacinação em massa, pois o país figura entre as maiores taxas de mortalidade mundiais ocasionada pelo novo coronavírus, e na necessidade de promulgar medidas de recuperação econômica, sobretudo dos empregos. No ano de 2020, o Equador perdeu 600 mil vagas de trabalho formal segundo dados do INEC. Além desses fatores, o país foi o primeiro a passar por processo eleitoral na América Latina, com 16 candidatos concorrendo às eleições, momento em que Andrés Arauz, o candidato de esquerda foi vencedor, com uma margem de mais de 10 pontos no primeiro turno das eleições presidenciais, tornando-se o favorito para o segundo turno. Esse pode ser mais um sinal de retorno ao progressismo regional, somados à chegada de Andrés Manuel López Obrador à presidência do México, de Alberto Fernández na Argentina e a volta do Movimento ao Socialismo (MAS) ao poder na Bolívia com Luis Arce. Este será o cenário de debates da Aula Magna do Curso de Relações Internacionais de Itajaí, em torno da geopolítica latino-americana e o caso do Equador.
Objetivo
a) Promover o debate entre alunos, professores e convidados sobre a geopolítica latino-americana e o caso do Equador;
b) Analisar de maneira crítica conjuntura atual e os cenários futuros;
c) Promover a integração das turmas de Graduação e Pós-Graduação de Relações Internacionais da Univali.
Ministrante
Palestrantes
Professor Daniel Márquez Soares - Jornalista e consutor político, mestre em
Media Studies pela Deutsche Welle Akademie, de Bonn, Alemanha, e professor na Universidad San Francisco de Quito.
Professor Bernardo Salgado Rodrigues - Mestre e Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Laboratório de Estudos de Hegemonia e Contrahegemonia (LEHC-UFRJ) e do Grupo de Trabalho "China y el Mapa del Poder Mundial" do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).
Mediador
Professor Ricardo Bruno Boff - Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Seus estudos e pesquisas concentram-se nas áreas de política internacional, política externa brasileira e integração regional, com ênfase na América Latina. No campo do regionalismo sul-americano, desenvolveu estudos sobre a integração de infraestrutura regional. Atualmente é professor nos cursos Direito e Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Informações Adicionais
Data: 25/03/2021
Horário: 19h às 22h
Valor: Isento
Os inscritos receberão certificado de participação.
Link de acesso ao evento (Ambiente Blackboard):
https://us.bbcollab.com/guest/8505b1106f124639868de917eab30974
Informações Adicionais
Responsável: Prof. MSc. Jorge Hector Morella Junior
E-mail: profjorge@univali.br
Telefone: (47) 3341-7823