Conferência Internacional de Sustentabilidade, Inovação & Sociedade - ICSIS

Itajaí | ECS | Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)


por Profª Anete Alberton | 24/06/2024


​​Descrição 
Será a 1ª edição do Congresso Internacional de Inovação, Sustentabilidade e Sociedade no Estado de Santa Catarina, promovido pela Univali e  demais instituições educacionais. Reunirá  
participantes de várias instituições de ensino nos segmentos da pesquisa, ensino, extensão, representantes do mercado e comunidade em geral.

A Agenda 2030 da ONU desponta como um norte para o desenho de políticas públicas de TS e a UNIVALI e demais instituições de ensino tem importante papel na divulgação implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, a proposta deste evento, agrega e substitui e agrega alguns dos eventos que vem ocorrendo no âmbito do PPGA/UNIVAI por mais de 10 anos, como: Eventos anuais da Semana de Lixo Zero, duas edições do Ciclo de Palestras ODS em Pauta – UNIVALI, Research Workshop – Social Sustainability In Supply Chain, I Conferência Internacional - as Agendas Globais de Desenvolvimento Sustentável - Pesquisa, Ensino e Extensão. Ressalta-se a relevância e atualidade do tema do evento (Sustentabilidade/Inovação Social/Transformação Digital), a integração entre programas e Universidades de SC e outras regiões do País. A equipe da UNIVALI, tem experiência na organização de eventos: Encontro Nacional de Propriedade Intelectual - (ENPI) - que se encontra em sua IX edição, Eventos anuais da Semana de Lixo Zero, duas edições do Ciclo de Palestras ODS em Pauta – UNIVALI, o Research Workshop – Social Sustainability In Supply Chain, I Conferência Internacional - as Agendas Globais de Desenvolvimento Sustentável - Pesquisa, Ensino e Extensão, o Evento Nacional INPI – Patentes/UNIVALI, dois eventos do SLADE – Sociedade Latino-americana de Estratégia, dentre outros.

O Congresso será dedicado a construção de um espaço para a colaboração, reflexão e proposição de ações práticas e de pesquisa e envolvendo Transições para Sustentabilidade (TS), a Inovação Social (IS) e a Transformação Digital (TD), a partir da investigação de como sistemas sociotécnicos estabelecidos mudam para modos mais sustentáveis e socialmente justos de produção e consumo.

O Congresso ocorrerá em três dias (além do consórcio mestral e doutoral) e abordará diversos temas sobre Transições para Sustentabilidade (TS), a Inovação Social (IS) e a Transformação Digital (TD). A discussão e compartilhamento de conhecimentos ocorrerá por meio de palestras, mesas redondas, sessões científicas, casos empresariais, consórcios de desenvolvimento de teses e dissertações e workshops.

As palestras serão destinadas a temas centrais de interesse acadêmico, tanto no aspecto científico quanto aplicado, aproximando a academia da visão de atores empresariais e de políticas públicas. As mesas redondas terão como objetivo promover a discussão crítica e pluralista a partir da participação de diferentes atores, por meio de sessão interativa que reunirá empresas, governo e universidades em uma discussão sobre Transições para Sustentabilidade (TS), a Inovação Social (IS) e a Transformação Digital (TD).

As sessões científicas destinam-se ao espaço de compartilhamento de pesquisas que contribuam para o contorno do estado da arte.  As sessões destinadas ao ensino e a extensão visam compartilhar experiências de professores e IES. Os casos empresariais e sociais serão espaços exclusivos para a aproximação e apropriação da práxis aplicada por empresas e instituições sociais. Os consórcios de desenvolvimento de teses e dissertações potencialmente são específicos para promover a discussão de teses e dissertações em andamento face a importante comunidade científica que estará reunida em torno da temática. Por fim, os workshops têm como objetivo a difusão de práticas inovadoras de pesquisa, metodologias e ferramentais instrumentais para a ciência.

Objetivo​​
O evento será dedicado a construção de um espaço para a colaboração, reflexão e proposição de ações práticas e de pesquisa e envolvendo as Transições para Sustentabilidade (TS), a Inovação Social (IS) e a Transformação Digital (TD), a partir da investigação de como sistemas sociotécnicos estabelecidos mudam para modos mais sustentáveis e socialmente justos de produção e consumo. Em particular, o Congresso tem como objetivo principal reunir atores do ecossistema, envolvidos com TS, IS e TD - pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos e empresários -, promovendo um ambiente de reflexão teórico-aplicado, no enfrentamento de problemas complexos e de mudanças sociotécnicas e sistêmicas.

Público alvo​​
Participam diversos PPGs do Brasil, em especial os sediados em SC. Terá o apoio da RELIF - Rede Latino-americana de Inovação Frugal e da STRN - Sustainability Transitions Research Networks. O tema é relevante para a Região Sul e para SC, onde o protagonismo da inovação registra impacto econômico e social. Pretende-se promover o fortalecimento de relações entre a região anfitriã e demais regiões do país, para compartilhar os avanços científicos sobre Transição para Sustentabilidade, Inovação Social e Transformação Digital por meio de palestras, mesas redondas, workshops e apresentação de trabalhos e organização de consórcio doutoral e mestral.

O comitê científico e os palestrantes internacionais já confirmados detêm habilidades na condução de pesquisas, com projetos em andamento de estreita relação com os temas aqui abordados e alinhados à Agenda 2030. Além das discussões científicas, com a apresentação de artigos, o evento prevê mesas de discussão, workshops e apresentação de Casos Reais que aliem a teoria ao mercado global, bem como experiências tanto de ensino como de extensão.

Pretende-se que diversos atores sociais possam protagonizar posições relevantes na troca interdisciplinar e multifuncional de conhecimento.  O publico alvo envolve estudantes de graduação e pós graduação, professores, pesquisadores, gestores públicos e empresários da região, órgãos de fomento e apoio à inovação eao desenvolvimento econômico e social, participantes de Start-ups, associações e grupos de aceleração/inovação.

Programação​

ATENÇÃO - A PROGRAMAÇÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES!

​​WORKSHOP 1 – Business model for sustainability
25/06/2024 15:45 às 17:00
   
PALESTRA 6 – Emergência climática e limites planetários
27/06/2024 10:15 às 11:15
   
WORKSHOP 2 – Digital transformation for Sustainable Transitions
26/06/2024 15:45  às 17:00
   
MESA-REDONDA 4 – Frugal Inovation and Sustainability
27/06/2024 15:45 às  17:00
   
MESA-REDONDA 3 – Creating a Sustainable Society Through Social Inovation with Stakeholders
27/06/2024 11:15 às  12:15
   
MESA-REDONDA 2 – Inovação como diferencial competitivo
26/06/2024 11:15 às 12:00
   
MESA-REDONDA 1 – Resíduos e Economia Circular
25/06/2024 11:15 às 12:15
   
CASO 1 – O papel da ONU e a implementação da Agenda 2030 no Brasil
25/06/2024 09:00 às 10:00
   
Encerramento e premiações
27/06/2024 18:30 às 19:30
   
CASO 2 – Inovação no agronegócio EMBRAPA e EPAGRI
26/06/2024 11:15 às 12:15
   
Apresentação de cases dos patrocinadores ou Encontro com Editores
25/06/2024 17:00 às 18:00
   
Alumni Around the World
24/06/2024 16:30 às 18:00
   
Happy hour e networking (por adesão)
25/06/2024 18:00 às 20:00
   
Encontro patrocinadores
26/06/2024 17:00 às 18:00
   
Consórcio Mestral e Doutoral
24/06/2024 09:00 às 16:00
   
PALESTRA 5 – Sociedade 5.0
27/06/2024 09:00 às 10:00
   
PALESTRA 2 – Los efectos de los mecanismos informales de gobierno corporativo en el desarrollo sostenible
25/06/2024 14:30 às 15:30
   
PALESTRA 4 – Living labs towards the future of local innovation and sustainability
26/06/2024 14:30 às 15:30
   
PALESTRA 1 – Towards a circulary supply chain
25/06/2024 10:15 às 11:15
   
PALESTRA 3 – Inovação com Impacto social (Cristóbal Miralles Insa – UPV/ES)
26/06/2024 09:00 às 10:00
   
Cerimônia e Palestra de abertura
24/06/2024 18:00 às 19:30
   
PALESTRA 7 – Seu ESG é sustentável?
27/06/2024 14:30 às 15:30
   
WORKSHOP 3 – Roadmap para Inovação em Portos
27/06/2024 17:00 às 18:00
   
Informações adicionais​​​
Data: 24 a 27 de junho de 2024
Horário: conforme programação
Local: Univali - Campus Itajaí
Escola e Curso: Itajaí | ECS | Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Modalidade: Presencial

Mais informações​​
Responsável: Profª Anete Alberton
Telefone: (48) 3279-9580
E-mail: anete@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 




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