DESCRIÇÃO
As VI Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade ocorrerão nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 na modalidade Online, com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversos países.
As apresentações e debates dos intervenientes fomentarão um espaço privilegiado de discussão e reflexão sobre temas transversais e multidisciplinares fundamentais nos contextos académico, organizacional e social.
Este evento fomentará a mobilização de profissionais de diferentes Instituições de Ensino Superior para a construção de casos para ensino relacionados com as temáticas destas jornadas. Posteriormente, os trabalhos serão apresentados e debatidos nas sessões síncronas organizadas num ambiente de conferência acadêmica, numa experiência que permitirá aos participantes vivenciarem o ambiente de um evento académico internacional, sendo uma mais-valia a nível curricular e refletindo a aquisição de novas competências.
Os casos para ensino desenvolvidos, submetidos e revisados pelos pares, estarão incluídos em Anais, permitindo a sua consulta e utilização em outros contextos de aprendizagem.
OBJETIVOS
- Compartilhar boas práticas educacionais: permitir que os participantes compartilhem e aprendam com casos para ensino em diversas disciplinas e contextos educacionais.
- Estimular a inovação educacional: inspirar os participantes a desenvolverem novas abordagens e estratégias de ensino, baseadas em casos apresentados, que possam melhorar a qualidade da educação em suas instituições.
- Promover a interdisciplinaridade: apresentar casos que abordem questões complexas e interdisciplinares, incentivando a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas: proporcionar aos participantes a oportunidade de analisar casos complexos, identificar problemas e desenvolver soluções criativas e fundamentadas.
- Facilitar a colaboração e o networking: criar um ambiente propício para que estudantes, pesquisadores e professores da área possam compartilhar experiências, estabelecer parcerias e colaborar em projetos futuros relacionados ao ensino baseado em casos.
- Contribuir para o avanço da educação: ao reunir especialistas e interessados no tema, o evento visa contribuir para o avanço do conhecimento e da prática no campo da educação, com foco na utilização de casos como ferramenta pedagógica.
SUBMISSÃO
Serão aceitos a submissão de casos para ensino que devem abordar, preferencialmente, as temáticas do evento “Inovação e Sustentabilidade" ou a elas relacionadas, nos idiomas português, espanhol ou inglês.
A submissão será realizada no mesmo site de inscrição no evento.
Edital de submissão: Edital e Normas de Submissoes de Caso para Ensino.pdf
Template de caso para ensino: Template Caso para Ensino.docx
Lista Aprovados Lista de Aprovados_VI Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade.pdf
Datas importantes
Abertura das submissões
| 20/05/2024 |
Data limite para submissão dos projetos | 15/08/2024 |
Avaliação dos trabalhos submetidos | até 15/09/2024 |
Divulgação dos Resultados | 20/09/2024 |
Prazo de inscrições para apresentação dos trabalhos aprovados | até 30/09/2024 |
Realização do evento | 10 e 11/10/2024 |
PROGRAMAÇÃO
VI Jornadas Científico - Programação.pdf
COMISSÃO ORGANIZADORA
Sidnei Vieira Marinho - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil – Coordenação Geral
Ana Isabel Rita Martins - Universidade do Algarve, Portugal
Anete Alberton - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Carlos Ricardo Rossetto - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Duarte Xara Brasil – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Leonor Vacas de Carvalho - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal
Cristina Galamba Marreiros - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal
Luisa Cagica Carvalho– Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Susana Galvão – Instituto Politécnico de Setúbal; Portugal
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Isabel Rita Martins - Universidade do Algarve, Portugal
Anete Alberton - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Carlos Ricardo Rossetto - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Duarte Xara Brasil – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Leonor Vacas de Carvalho - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal
Cristina Galamba Marreiros - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal
Luisa Cagica Carvalho– Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Sidnei Vieira Marinho - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Susana Galvão – Instituto Politécnico de Setúbal; Portugal
Regras de Inscrição e Certificação
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 –
PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 –
CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 –
CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 –
REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 –
CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site
www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.