VI Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade

Itajaí | ENEC | Programa de Pós-Graduação em Administração


por Prof Sidnei Vieira Marinho | 10/10/2024
​| DESCRIÇÃO​​

As VI Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade ocorrerão nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 na modalidade Online, com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversos países.

As apresentações e debates dos intervenientes fomentarão um espaço privilegiado de discussão e reflexão sobre temas transversais e multidisciplinares fundamentais nos contextos académico, organizacional e social.

Este evento fomentará a mobilização de profissionais de diferentes Instituições de Ensino Superior para a construção de casos para ensino relacionados com as temáticas destas jornadas. Posteriormente, os trabalhos serão apresentados e debatidos nas sessões síncronas organizadas num ambiente de conferência acadêmica, numa experiência que permitirá aos participantes vivenciarem o ambiente de um evento académico internacional, sendo uma mais-valia a nível curricular e refletindo a aquisição de novas competências.

Os casos para ensino desenvolvidos, submetidos e revisados pelos pares, estarão incluídos em Anais, permitindo a sua consulta e utilização em outros contextos de aprendizagem.

​OBJETIVOS​​​​
  • ​Compartilhar boas práticas educacionais: permitir que os participantes compartilhem e aprendam com casos para ensino em diversas disciplinas e contextos educacionais.
  • Estimular a inovação educacional: inspirar os participantes a desenvolverem novas abordagens e estratégias de ensino, baseadas em casos apresentados, que possam melhorar a qualidade da educação em suas instituições.
  • Promover a interdisciplinaridade: apresentar casos que abordem questões complexas e interdisciplinares, incentivando a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas: proporcionar aos participantes a oportunidade de analisar casos complexos, identificar problemas e desenvolver soluções criativas e fundamentadas.
  • Facilitar a colaboração e o networking: criar um ambiente propício para que estudantes, pesquisadores e professores da área possam compartilhar experiências, estabelecer parcerias e colaborar em projetos futuros relacionados ao ensino baseado em casos.
  • Contribuir para o avanço da educação: ao reunir especialistas e interessados no tema, o evento visa contribuir para o avanço do conhecimento e da prática no campo da educação, com foco na utilização de casos como ferramenta pedagógica.


SUBMISSÃO​​​​​​

Serão aceitos a submissão de casos para ensino que devem abordar, preferencialmente, as temáticas do evento “Inovação e Sustentabilidade" ou a elas relacionadas, nos idiomas português, espanhol ou inglês.

A submissão será realizada no mesmo site de inscrição no evento.

 


​​​Datas importantes
​Abertura das submissões
20/05/2024
Data limite para submissão dos projetos31/07/2024
Avaliação dos trabalhos submetidosaté 15/09/2024
Divulgação dos Resultados20/09/2024
Prazo de inscrições para apresentação dos trabalhos aprovadosaté 30/09/2024
Realização do evento10 e 11/10/2024

 

​​PROGRAMAÇÃO

(Poderá sofrer alterações)

10 de outubro de 2024

08:30-09:00 – Abertura do Evento

09:15:10:15 – Sessões de Apresentações de Casos

10:30-11:30 – Sessões de Apresentações de Casos

11:45:12:45 – Palestra (Utilização de Casos para Ensino em Sala de Aula)

 

11 de outubro de 2024

09:00:10:00 – Sessões de Apresentações de Casos

10:15-11:15 – Sessões de Apresentações de Casos

11:30:12:30 – Palestra (Produção Textual de Casos para Ensino)

​​​COMISSÃO ORGANIZADORA

Sidnei Vieira Marinho - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil – Coordenação Geral

 

Ana Isabel Rita Martins - Universidade do Algarve, Portugal

Anete Alberton - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Carlos Ricardo Rossetto - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Duarte Xara Brasil – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Leonor Vacas de Carvalho - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal

Cristina Galamba Marreiros - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal

Luisa Cagica Carvalho– Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Susana Galvão – Instituto Politécnico de Setúbal; Portugal

 

​​COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Ana Isabel Rita Martins - Universidade do Algarve, Portugal

Anete Alberton - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Carlos Ricardo Rossetto - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Duarte Xara Brasil – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Leonor Vacas de Carvalho - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal

Cristina Galamba Marreiros - Universidade de Évora e CEFAGE, Portugal

Luisa Cagica Carvalho– Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Sidnei Vieira Marinho - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Susana Galvão – Instituto Politécnico de Setúbal; Portugal​


Participantes não brasileiros devem optar pela opção inglês ou espanhol (canto superior direito), para realizar cadastro e posterior acesso ao sistema de inscrição no evento e submissão de trabalhos.

Non-Brazilian attendees must choose between the english or spanish options (upper right corner), to register and gain later access to the event registration and work submission system.

Los participantes no brasileños deberán elegir la opción inglés o español (directamente en la parte superior) para registrarse y posteriormente acceder al sistema de registro y envío de trabajos del evento.

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 






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