Grupo de Estudos sobre Materialismo Histórico Dialético

Itajaí | ENEC | Pedagogia/História


por Rafael Borini Martins Costa Borini | 25/04/2024
​Descrição

O grupo de estudos proposto visa abordar questões socioeconômicas contemporâneas, utilizando a perspectiva do materialismo histórico-dialético, desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. Essa abordagem busca compreender as relações sociais e econômicas como produtos de um processo histórico em constante mudança, onde as estruturas são moldadas pelas relações de produção e propriedade. Analisar os fenômenos socioeconômicos sob essa ótica permite examinar as contradições e conflitos na sociedade capitalista, explorar relações de poder, exploração e desigualdade, bem como entender as dinâmicas de transformação social, lutas de classes e mudanças ao longo do tempo.
Além disso, o estudo dos escritos de Vladimir Lenin e de Nadezhda Krupskaya oferece contribuições valiosas. Lenin aborda temas como economia, política e organização revolucionária, enquanto Krupskaya foca na educação e nas contribuições de Lenin, ajudando na formação do pensamento crítico dos acadêmicos. As obras de Alexandra Kollontai complementam a análise, discutindo questões de gênero e relações sociais influenciadas pelo modo de produção capitalista, destacando as condições de vida dos trabalhadores e suas influências em outras áreas da vida.

Em resumo, o grupo de estudos proposto oferece uma oportunidade para enriquecer a compreensão dos aspectos econômicos que afetam a vida diária, desenvolver uma consciência crítica em relação às estruturas socioeconômicas e buscar alternativas que promovam a justiça social e a equidade.

​Objetivo​​s

​Objetivo geral: Analisar alguns dos principais textos produzidos por Vladimir Lênin, Nadezhda Krupskaya e Alexandra Kollontai para compreensão do materialismo histórico-dialético, fornecer subsídios metodológicos e epistemológicos para produção de artigos acadêmicos e científicos, promover integração dos cursos de Licenciatura, Relações Internacionais, Psicologia e Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí e estreitar laços entre a Univali e a Comunidade por meio de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Objetivos de aprendizagem: Compreender o materialismo histórico-dialético como método científico; analisar os conceitos desta ciência-histórica a partir economia-política e seu papel nos processos históricos da modernidade e contemporaneidade, compreender e assimilar a abordagem metodológica para aplicação em estruturação de pesquisa e extensão acadêmica.


Programação

LENIN, Vladimir Ilitch. Duas Táticas da Social Democracia. 1905 - (Leitura) 
LENIN, Vladimir Ilitch. Duas Táticas da Social Democracia. 1905 - (Socialização)
LENIN, Vladimir Ilitch. Imperialismo, a Fase Superior do Capitalismo. 1917 (Leitura).
LENIN, Vladimir Ilitch. Imperialismo, a Fase Superior do Capitalismo. 1917 (Socialização).
LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução. 1918 (Leitura).
LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução. 1918 (Socialização).
KOLLONTAI, Alexandra Mikhaylovna. A Oposição Operária. 1921 (Leitura).
KOLLONTAI, Alexandra Mikhaylovna. A Oposição Operária. 1921 (Socialização).
KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. A Construção da Pedagogia Socialista. 1938 - (Leitura) KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. A Construção da Pedagogia Socialista. 1938 (Socialização)

Palestrantes, Mediadores e Curadores​​ 

​1. Paulo Rogério de Melo Oliveira. Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP), do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE), do Programa de Pós-Graduação em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT) e da Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas, e dos cursos de História e Relações Internacionais, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

2. Natan Pedro Schneider Filho. Acadêmico do 8º período de Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Itajaí. Presidente da Liga Acadêmica de História, Educação e Docência – LAHED, Diretor de Atenção ao estudante do Centro Acadêmico de História Anísio Teixeira – CAHAT, Diretor de Pesquisa da União Catarinense do Estudantes – UCE, Residente Pedagógico na E.E.B Ary Mascarenhas Passos, Extensionista voluntário no projeto Práticas Formativas Univali, Secretário Administrativo no Museu Histórico de Itajaí – MHI, Pesquisador na área de Patrimonio, História Social e Arte,  Coordenador/Fundador e Mediador do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-Dialético - GEMHD.

3. Bruna Mendonça Chagas. Acadêmica do 3º período de Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Itajaí, Vice-presidente da Liga Acadêmica de História, Educação e Docência – LAHED, Estagiária no Museu Histórico de Itajaí – MHI, Organizadora e Mediadora do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-Dialético - GEMHD.

4. Leticia Fuck de Souza. Acadêmico do 2º período de Licenciatura em História EAD pela Universidade do Vale do Itajaí, Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de História, Educação e Docência – LAHED, Estagiária no Museu Histórico de Itajaí – MHI, Mediadora e Diretora da Curadoria do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-Dialético - GEMHD.

5. Felipe Reategui Gurgel. Acadêmico do 4º período de Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí, Diretor de Pesquisa da Liga Acadêmica de História, Educação e Docência – LAHED, Bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Paideia, Pesquisador da Liga Acadêmica de Gênero em Relações Internacionais – LAGRI, Organizador e mediador do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-Dialético - GEMHD.

6. Francisco Diniz Só de Castro Acadêmico. Acadêmico do 5°período de Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia da Univali - Balneário Camboriú e curador do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-dialético – GEMHD.

7. Lilian Xavier. Acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí, Fotógrafa, Comunicadora e Curadora do Grupo de Estudos Materialismo Histórico-dialético GEMHD. 


Metodologia​​
O grupo de estudos tem como recurso pedagógico palestras e mesas redondas com base nos textos retirados de bibliografias que versam sobre a temática, com uso de ferramentas digitais e participações de pesquisadores da área para o enriquecimento dos conteúdos trabalhados. 

Proponente​​
Liga Acadêmica de História, Educação e Docência – LAHED, liga acadêmica das licenciaturas filiada à Escola de Negócios, Educação e Comunicação – ENEC da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. 


Mais informação

Responsável: Rafael Borini Martins Costa Borini
E-mail: borini@univali.br​
Local: Museu Histórico de Itajaí​


Entidades apoiadoras​
  • Centro Acadêmico Anita Garibaldi – CAAG
  • Centro Acadêmico de Psicologia – Balneário Camboriú – CAPSI-BC
  • Centro Acadêmico de História Anísio Teixeira – CAHAT
  • Centro Acadêmico de Psicologia Prof. Pedro Antônio Giraldi – CAPSY Itajaí
  • Liga Acadêmica de Gênero em Relações Internacionais – LAGRI
  • Centro Acadêmico de Música Monica Uriarte - CAMMU
  • Jornal de Direito Univali – Infojud. ​


REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.​​​


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade