Descrição
Workshop realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú com apoio da Modateca da Univali, que busca capacitar a comunidade em geral para a preservação dos acervos têxteis e de moda que possuem em casa, utilizando técnicas simples e materiais acessíveis, contribuindo assim com a preservação da memória, da história e da cultura da moda, tanto pessoal como da sua cidade, região e país. O evento é ofertado como contrapartida sociocultural ao EDITAL DE CONCURSO 001/2021 da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú-SC, promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú-SC.
Objetivo
O objetivo do workshop é capacitar a comunidade em geral para a preservação dos acervos têxteis e de moda que possuem em casa, utilizando técnicas simples e materiais acessíveis.
Programação
Dia 30/11 - Noções básicas de conservação de artigos têxteis e de moda - (4h/aula)
Conteúdo: Conceitos de salvaguarda e conservação preventiva. Principais fatores de degradação em artigos têxteis e de moda. Condições ambientais para armazenagem dos acervos particulares.
Dia 02/12 - Procedimentos técnicos para conservação e acondicionamento - (4h/aula)
Conteúdo: Procedimentos de limpeza e higienização (limpeza e/ou higienização mecânica). Formas adequadas de acondicionamento. Materiais para acondicionamento das peças.
Ministrantes
Renato Riffel
Mestre em História (PPGH/UDESC) e Especialista em Moda (CEART/UDESC), tem experiência na área de conservação e salvaguarda de artigos têxteis e de moda, desenvolvendo atividades de curadoria e montagem de exposições, atuando também na área de patrimônio histórico e cultural. É pesquisador nas áreas de Moda e História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da moda, moda e gênero, moda e patrimônio e educação patrimonial. Desde 2011 é professor da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, onde leciona disciplinas na área de história e patrimônio e onde coordena a Modateca da instituição desde 2010, exercendo atividades de conservação e catalogação de artigos de moda, tendo realizado a curadoria e montagem de mais de 30 exposições temáticas. Coordenou também os projetos de extensão universitária Atelier Solidário (entre 2014 e 2019) e Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Patrimônio (entre 2016 e 2018). Também foi professor do SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SC (entre 2003 a 2020) e do Grupo Uniasselvi (entre 2004 a 2015) lecionando disciplinas na área de história da moda. No grupo Uniasselvi coordenou o CMM-Centro de Memória da Moda entre 2010 e 2015. Tem cursos na área de museologia da moda (Instituto Zuzu Angel – RJ), fronteiras do patrimônio (UFSC-SC), museus e patrimônio (UFRGS-RS), com residência no setor de conservação de têxteis do Museu Paulista-USP (Museu do Ipiranga) e no Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana (Santiago/Chile).
Vera Felippi
Doutora em Design pelo PPGDesign-UFRGS, com pesquisa voltada para a criação do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Mestre em Design pela UFRGS, com pesquisa na área têxtil (2013). Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) em Artes Visuais com Habilitação em História, Teoria e Crítica. Experiência de 15 anos em indústria têxtil, sendo responsável pelo desenvolvimento de coleção de tecidos planos. Experiência de trabalho em atelier próprio onde desenvolve tecidos e rendas artesanais. Ministra cursos de extensão em faculdades de Design e Moda, focado em criação de rendas (aulas teóricas e práticas) e como professora convidada em programas de Pós (lato sensu) nas disciplinas de Design de Superfície e Processos Industriais (têxteis). Integra o grupo de estudos História da Arte e Cultura de Moda, na UFRGS, vinculado co CNPq. Integra o Conselho Consultivo do Museu Moda e Têxtil UFRGS.
Graziela Morelli
Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Unisul. Possui Bacharelado em Moda Habilitação Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Atuou como coordenadora e professora do curso de Design de Moda da Unifebe, coordenou o Curso de Especialização em Criação e Gestão de Produtos de Moda da Unifebe. Coordena o curso de Especialização em Pesquisa e Comunicação de Moda na Univali. Colunista de moda - Jornal Município Dia-a-dia. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação de moda e em desenvolvimento de projetos de vestuário atuando principalmente nos seguintes temas: moda, design, vestuário, tendências, estilo e sustentabilidade.
Informações adicionais
Data: 30/11 a 02/12
Hora: 19h
Local: Acesso pelo link: https://us.bbcollab.com/guest/eaf7999643a34cd6a7edbd9594ae71f7.
Pode ser acessado via celular, tablet ou computador pelo navegador da web. Não é necessária a instalação de nenhum programa.
Valor: Isento
Mais informações
Responsável: Graziela Morelli
E-mail: grazielamorelli@univali.br
Regras de Inscrição e Certificação
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 –
PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 –
CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 –
CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 –
REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 –
CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site
www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.