A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é considerada uma forma de psicoterapia estruturada que possui um sofisticado arcabouço de conhecimentos para aliviar problemas de saúde mental e de adaptação. Nas últimas décadas, vem se mostrando como uma abordagem psicoterapêutica central e dominante na prática clínica e, tal reconhecimento, se dá pela ampla base empírica que demonstra resultados positivos quando comparada a outros modelos de intervenção psicoterapêutica.
Diferenciais do curso:
- As aulas acontecerão quinzenalmente aos sábados (08h ás 17h) por meio de webconferencia (ao vivo) na plataforma BlackBoard Collaborate. Você poderá interagir com o professor e a turma para tirar as suas dúvidas durante a aula.
- As aulas ficarão gravadas para você assistir em outro momento.
- O Ambiente Virtual permite a postagem de materiais de leitura complementar, realização de estudos de caso clínico, role play, vídeos, fóruns de debate sobre temas contemporâneos no contexto clínico.
- Corpo docente constituído prioritariamente por doutores em Psicologia com experiência no ensino de graduação e pós-graduação e supervisão de estágios na área clínica e também com atuação em consultório e contextos de saúde.
Objetivo
Objetivo Geral:
Aprofundar o conhecimento da Terapia Cognitivo Comportamental, por meio de uma base teórica e técnica, a fim de habilitar o profissional para o exercício de sua prática clínica.
Objetivos Específicos:
Descrever os pressupostos históricos e epistemológicos da Terapia Comportamental e Terapia Cognitiva;
- Identificar os procedimentos necessários para a formulação de caso no modelo cognitivo-comportamental;
-Conhecer as diversas abordagens da Terapia Cognitivo Comportamental e suas aplicações;
-Reconhecer os principias transtornos mentais e seus tratamentos na TCC;
- Identificar as técnicas comportamentais e cognitivas utilizadas como recursos de intervenções psicoterapêuticas;
Programação
Programação: Clique Aqui
Ministrantes
Ariadny Suci de Campos Abbud – Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescencia pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Proprietária da Empresa Lúdica- Recursos Terapêuticos e atua em consultório particular no atendimento de crianças e adolescentes.
Armando Macena de Lima Junior: Formado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Foi monitor do Laboratório de Psicologia Experimental da UNIVALI e Bolsista de Psicologia no projeto de Extensão ConVivendo com a Síndrome de Fibromialgia. Realizou grupos de estudos sobre Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento e Filosofia da Mente. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da CAPES. Faz parte do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) e estuda a relação entre os processos de Atenção e a Ansiedade.
Camilla Volpato Broering – Possui graduação em Psicologia - UNIVALI (2002), Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC (2014). Atualmente é professora do curso de graduação em Psicologia da UNIVALI. Também atua como supervisora de estágio na área clínica. Atua como psicóloga clínica na Policlínica São Rafael no modelo Cognitivo-Comportamental. Professora da Aupex, nos cursos de Pós-graduação, lecionando as disciplinas de Desenvolvimento Infantil, Teorias da Aprendizagem e Neurociência. Professora da Sensus em Blumenau, lecionando as disciplinas de Transtornos de Humor, Transtornos Alimentares, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Atendimento Infantil e atuação da Teoria Cognitiva na Clínica. Atua nas mesmas áreas em outros cursos de Pós-graduação na região do Vale do Itajaí, bem como em: Metodologia de Pesquisa e Psicopedagogia. Como áreas de atuação destacam-se: Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, saúde infantil, hospitalização na infância, preparação psicológica pré-cirúrgica, memórias pós-cirúrgicas, saúde da mulher, psicologia pediátrica e avaliação psicológica.
Eduardo José Legal – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do curso de graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí. Realiza orientação de alunos de graduação no estágio em psicologia clínica.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia das funções executivas, resiliência e bem estar, burnout, estresse, comportamento alimentar.
Giovana Delvan Stuhler - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), especialista em Formação Contemporânea para o Ensino na Área da Saúde pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), instrutora de Mindfulness pelo Mente Aberta (Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde/UNIFESP), Programa: MBHP/Mindfulness-based Health Promotion, baseado no modelo MBSR/Mindfulness-based Stress Reduction. De agosto de 1987 a julho de 2019 foi docente na UNIVALI, ministrando aulas em cursos de graduação. Atualmente ministra aulas em cursos de pós-graduação.Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, atuando principalmente com os seguintes temas: intervenção terapêutica, transtornos mentais, doenças crônicas (aids, fibromialgia, diabetes) e adesão ao tratamento. Tem experiência no atendimento psicoterapêutico de adolescentes, adultos e casais dentro do referencial da Terapia Cognitivo Comportamental
João Rodrigo Maciel Portes (coordenador) - Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico). Mestre em Psicologia pela UFSC. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Experiência como psicólogo responsável pela Clínica Escola de Psicologia, responsável técnico pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II -Itajaí) e também atuou como psicólogo no Núcleo de Acessibilidade da UNIVALI. Atualmente trabalha como docente e coordenador do curso de Psicologia da UNIVALI e também é docente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da UNIVALI. Experiência como supervisor de estágio na área clínica na perspectiva da TCC. Também atua como psicólogo clinico em consultório privado com crianças, adolescentes e na orientação de pais.
Juliana Vieira Almeida Silva - Graduação em Psicologia e possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Possui Formação em Terapia Focada em Esquemas pela Wainer (2018). Professora do curso de graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência como supervisora de estágio na área clínica na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como psicóloga clínica em consultório privado no modelo da TCC com crianças, adolescentes e adultos.
Roberta Borghetti Alves - Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente é Responsável pelo Programa de Saúde Mental Universitária- (ACOLHER) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente do Curso de Psicologia e do Mestrado profissional de Psicologia da UNIVALI. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Conselheira do décimo plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12). Responsável pela Comissão Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres e pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) no CRP-12. Orienta estágios na área clínica no curso de Psicologia da UNIVALI. Também atua como psicóloga clínica no atendimento de adultos na perspectiva da TCC.
Informações Adicionais
Data: 08/08/20 a 05/06/21 (dois sábados por mês)
Horário: 08h ás 17h
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL
Valor:
Alunos e Egressos da UNIVALI R$ 3.600,00 (12x no cartão de crédito) ou pode incluir na mensalidade.
Outros R$ 3.900,00 (12x no cartão de crédito).
Parcelamento no boleto bancário em até 12x: Os interessados devem efetuar a inscrição e entrar em contato com o coordenador do curso via e-mail (joaorodrigo@univali.br) solicitando o parcelamento.
Público-Alvo: Direciona-se a psicólogos, psiquiatras, residentes em psiquiatria e estudantes de psicologia a partir do 7º período.
Requisitos necessários para inscrição no curso:
Inserir comprovante no sistema de inscrição da formação acadêmica em psicologia ou residência em psiquiatria.
Para estudantes de psicologia e residentes de psiquiatria podem inserir o comprovante de matrícula atualizado. Para os psicólogos e psiquiatras formados é necessário submeter o diploma/certificado de conclusão do curso.
Mais Informações
Responsável: João Rodrigo Maciel Portes
E-mail: joaorodrigo@univali.br
Telefone: (47)3341-7542