Os artigos científicos e os trabalhos acadêmicos, não podem estar postados para publicação simultânea em outro periódico eletrônico ou físico, etc. Devem ser postados unicamente na RICC.
Devem ser apresentados em português e submetidos diretamente na página da revista.
Formato, que representam os elementos pré-textuais.
O artigo científico deve ter as configurações elementares de estrutura a seguir:
a) Quantidade de páginas: 10 a 20:
b) Letra Arial, tamanho: 12;
c) Espaço entre linhas: 1,5 cm;
d) Margem esquerda e superior: 3 cm;
e) Margem direito e inferior: 2 cm.
f) Folha: A4;
g) Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;
h) Alinhamento: justificado;
i) Entrada de parágrafo: 1,5cm;
j) Versar sobre tema relacionado às Linhas de Pesquisa do Curso de Graduação do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, CEJURPS – Univali.
h) Sua redação deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e as Normas Editoriais acima especificadas no processo de avaliação.
l) Não serão aceitos artigos que usem o modo autor-data ou expressões como:
Op. Cit., Idem e Ibidem.
Linhas de Pesquisa do Curso de graduação em Direito, e de Relações Internacionais
A monografia ou o artigo científico deverá ser desenvolvido em uma das áreas:
Teoria do Direito; Direito Público, Direito Privado, Direitos Especiais, Direitos Sociais e Direitos das Relações Internacionais.
Estrutura básica de apresentação
O artigo científico deve ser inédito e atender a seguinte estrutura e nesta ordem:
Título: (máximo 8 (oito) palavras), em português, centralizado, em letras maiúsculas, com negrito, sem grifo e numerado de forma progressiva.
Subtítulos ou sessões: sem adentramento de parágrafo, com marcação em números arábicos, sendo apenas a primeira letra de cada subtítulo em letras maiúsculas.
Nome(s) do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, à direita: letras maiúsculas apenas para as iniciais, com qualificação em nota de rodapé; Não deve ser omitidos nomes e sobrenomes intermediários.
Co-autoria: Será permitida a co-autoria nos artigos científicos não destinados ao TCC, neste caso no máximo de um co-autor, devendo estar identificado, contendo nome completo, titulação, Instituição a que pertence, endereço eletrônico e telefone para contato.
Nota de rodapé deve conter: nome por extenso e qualificação completa do(s) autor(es), Instituição e cargo a qual está ligado, (com endereço) Titulação e endereço eletrônico e telefone de contato.
Nota: cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por edição da revista RIC.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e co-autores.
Sumário: é o instrumento destinado a identificar as partes do trabalho, rigorosamente como nele consta, inclusive tipo e tamanho das letras, com a precisa indicação da página inicial de cada capítulo, sub-capítulo, título e subtítulo. Não deve ser registrada a divisão quinaria. É uma relação em ordem numérica (algarismos arábicos) seqüencial dos títulos constantes do artigo, a partir do Sumário, Prefácio, Apresentação, Introdução, Decálogo do Pesquisador, Recomendações Iniciais, Categorias e Conceitos operacionais, Projeto de Pesquisa, etc.
- Resumo em português: a palavra resumo em maiúsculo, seguida de dois pontos, três linhas abaixo do nome do(s) autor (es), adentramento de parágrafo. Na mesma linha, iniciar o texto com a fonte sugerida anteriormente, em um único parágrafo, contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras e, espaço entrelinhas simples. O conteúdo do resumo consiste na apresentação concisa do texto por meio de uma seqüência de frases objetivas e seguidas da palavra-chave. O Texto deve ressaltar objetivo, método e considerações finais do trabalho (máximo 250 palavras).
Palavra-chave em português: maiúscula, seguida de dois pontos, uma linha abaixo do Resumo. Apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, sendo a primeira em maiúscula e as demais em minúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas, também, por ponto.
Cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista RICC
Estrutura básica do artigo cientifico
A estrutura básica do artigo científico para publicação compreende:
Elementos pré-textuais, já referenciados acima.
Elementos textuais: a parte mais consistente de um artigo científico é a parte textual. Nela as seções serão organizadas com conteúdo que respeite a seguinte organização:
Introdução, desenvolvimento e conclusão; ficando a critério do autor a hierarquização do assunto tratado.
A introdução apresenta o assunto do artigo - tema da pesquisa – e seus objetivos, uma síntese da metodologia utilizada na pesquisa, a justificativa do trabalho e suas limitações.
No desenvolvimento (corpo do artigo), são apresentados os dados do estudo, explicando e avaliando os resultados, comparando-se com outros estudos já realizados. O texto contém a exposição e a explicação das idéias e o material pesquisado e pode ser subdividido em: - referências teóricas da pesquisa (apresentação de conceitos sistematizados com base na literatura);
Aspectos metodológicos (caracterização da pesquisa e da produção se for o caso, e descrição dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados); - resultados (apresentação e avaliação dos dados encontrados, podendo se utilizar tabelas e ilustrações);
Discussão e análise (confrontando entre os resultados obtidos na pesquisa e o conteúdo abordado nos referenciais teóricos).
As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem 4 cm, com fonte Arial 11, e com os espaçamentos simples, sem aspas.
As afirmações contidas no artigo são da responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da RICC.
As considerações finais se constituem como dedução lógica do estudo, destacando-se os seus resultados, relacionando-os aos objetivos propostos na instrução. Pode ser incluídas sugestões ou recomendações para outras pesquisas, porém de forma breve e sintética.
Elementos pós-textuais
Referência das Fontes Citadas: as referências redigidas, segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas por ordem alfabética e constituírem uma lista única no final do artigo. A exatidão e adequação das referências, que tenham sido consultadas e mencionadas no texto do artigo, são da responsabilidade do autor.
O Título, em comento, deve vir especificado como: “Referências” e não “Referências bibliográficas”. Devem possuir todos os dados necessários para a identificação da publicação original.
Obs.: Quando houver tradução do texto: usar “tradução de Fulano de Tal” (e não Trad.)
O nome das obras deve ser grifado em negrito e não em itálico.
As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário.
1ª Citação deverá ser completa.
SOBRENOME, Prenome. Título (se houver). Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra, nº da página.
Exemplo da 1ª Citação:
STELZER, Joana. União Européia e Supranacionalidade: desafio ou realidade. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2008p. p. 28.
2º Citação poderá ser resumida.
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver), nº da página.
Exemplo da 2ª citação:
STELZER, Joana. União Européia e Supranacionalidade: desafios ou realidade? p. 28.
Alguns modelos de citações como exemplos:
Livros
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do livro em negrito. n. edição (se não for a 1ª). Local de publicação: Editora, ano.
Capítulo de livro
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO. Prenome. Título do capítulo. In:’
SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (org). Título do documento em negrito. Local da Publicação, ano. p. x. y.
Dissertação, Tese e Monografia.
SOBRENOME DO AUTOR. Titulo do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em .............). Faculdade de .............. , Universidade de __________, Local, ano.
Artigo de Revista
SOBRENOME DO AUTOR, Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local de Publicação, v. x, n.x, x-y, mês e ano.
Artigo de Jornal.
I – Artigo assinado.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v.x, n.x, p.x-y, mês e ano.
II – Artigo não assinado.
TITULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, local da Publicação, v.x, n.x, p.x-y, dia, mês e ano.
Artigo em revista em meio eletrônico.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito. Local, dia, mês e ano (se houver). Disponível em: Acesso em: dia, mês e ano.
Artigo de jornal em meio eletrônico.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Titulo do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local, dia, mês e ano. Disponível em: Acesso em: dia, mês e ano.
Anexos: São dados não necessariamente produzidos pelo autor, porém, tem por função complementar a fundamentação do trabalho. Ex: Legislação, artigos, etc.
Apêndices: trata-se de uma elaboração do autor, cuja função é de acrescentar, complementar ou ilustrar o trabalho desenvolvido. Ex.: entrevistas, questionários, etc.
Recomendações
Os artigos científicos para publicação na RICC – CEJURPS deverão seguir a padronização geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e a padronização específica indicada no Caderno de Ensino nº 4, da Universidade do Vale do Itajaí, 2006 -
Materiais gráficos: gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e cada gráfico deverá vir no texto e, além disso, cada um deverá ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.
Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.