Esta história inicia em 1964 quando, em 16 de setembro, foi registrado o primeiro documento oficial da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, que previa o funcionamento de duas faculdades: a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
No dia 22 de setembro daquele ano a Sociedade deixou de ser iniciativa privada para tornar-se, via Lei Municipal, uma instituição pública.
Quatro anos depois, em 25 de outubro de 1968 foi publicada a Lei Municipal 892, que criou a Autarquia Municipal de Educação e Cultura da Cidade de Itajaí (AMECCI). Em 1970, a Autarquia foi transformada em Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi).
Em 1986, as Faculdades Isoladas de Ciências Jurídicas e Sociais, de Filosofia, Ciências e Letras, e de Enfermagem e Obstetrícia foram transformadas em Faculdades Integradas do Litoral Catarinense (Filcat) que, no dia 16 de fevereiro de 1989, tornou-se a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Desde então, a história da Universidade, da região, e de milhares de alunos, é escrita, diariamente, em suas salas, laboratórios, corredores e gabinetes.