Você conhece a CIPA e sabe qual é o objetivo dela?
A Norma Regulamentadora nº 05 refere-se a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Esta norma foi criada pelo Ministério do Trabalho e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, preservando a vida e a saúde dos trabalhadores.
A CIPA da Fundação UNIVALI é formada anualmente, sendo composta por colaboradores eleitos e por colaboradores indicados pela empresa. Esta comissão visa conscientizar e orientar a todos sobre o cumprimento dos procedimentos de segurança nos locais de trabalho, respeitando as suas características específicas e gerando consciência coletiva com relação a preservação da segurança de todos.
Ela também busca conscientizar a todos com relação a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e/ou utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nos locais em que se faz necessário.
Todos os anos a CIPA promove a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A SIPAT busca trazer ações preventivas conforme a característica dos locais de trabalho.
A CIPA é considerada um dos elos entre os colaboradores e gestores, e através de suas ações, a instituição toma medidas e cria cronogramas de implantação que trarão ainda mais segurança a todos os colaboradores e demais pessoas que circulam pelos nossos campi diariamente.
Em caso de emergência, você pode entrar em contato nos ramais abaixo:
Grande Florianópolis – Bombeiro Lucas – ramal 9660 (base Campus Biguaçu)
Balneário Camboriú e Tijucas – Bombeiros Arthur e Jorge – ramal 1401 (base Campus BC)
Itajaí, Penha e Piçarras - Bombeiros Sidnei e Josué – ramal 7920 (base Campus Itajaí)