Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e pai de duas filhas: Camile e Milene. É mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foi eleito reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali pela primeira vez em 2018 e reeleito para o quadriênio de gestão 2022-2026. Foi Pró-reitor e vice-reitor da Universidade do Vale do Itajaí de 2002 até 2018. É docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali e desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais.
É pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como coordenador da Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq e RIBECANCER/CYTED/CNPq. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Química Medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais bioativos, síntese de moléculas de interesse biológico, avaliação da relação estrutura química-atividade biológica.
Possui mais de 400 artigos publicados, 50 livros e capítulos de livros e 12 pedidos de patentes. Orientou cerca de 50 Dissertações e Teses. Atua como revisor em mais de 50 periódicos e exerce a função de Editor Associado da revista Pharmaceutical Biology.
Em 2012, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Caspar Stemmer de Inovação (Fapesc) na categoria Protagonista de Inovação. Em 2013, foi indicado como Finalista do Prêmio Santander-Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a indústria farmacêutica Eurofarma.
Em 2015, foi finalista do Prêmio Santander na categoria Ciência e Inovação. Em 2017, recebeu a 1ª Comenda de Mérito Acadêmico do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), chancelada pelo CNPq, pela contribuição à Educação Superior Brasileira.
Em 2020, foi listado entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, estando entre os 600 brasileiros e os 30 catarinenses indicados em estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Em 2021, foi incluído na lista dos 10 mil cientistas mais importantes da América Latina e contemplado como Pesquisador Inovador (etapa Santa Catarina) - Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em 2022, foi classificado como finalista do Prêmio Caspar Stemmer de Inovação promovido pela Fapesc, na modalidade Pesquisador-Inovador. Em 2023, representou Santa Catarina na categoria Pesquisador Destaque na área de Ciências da Vida no Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em 2024, sua obra intitulada Medicamentos de origem natural: uma abordagem multidisciplinar, publicada pela Editora Artmed, foi selecionada como finalista do prêmio Jabuti Acadêmico.
Fale com o Reitor
Contato
Bloco A – Campus Itajaí
Telefone: (47) 3341-7575
E-mail:
falecom@univali.br