Laboratório de Pesquisa em Farmacologia “in vitro”


Área de 56 m², localizado no 3º piso, nas salas 301 do Setor F6, destinado à aulas práticas de biologia molecular e à pesquisa com estudos de bioatividade "in vitro". Em 2009 foi realizada uma ampliação do espaço para permitir a redistribuição dos equipamentos e instalação de mesas com computadores para os alunos.

Estão sendo padronizados os testes bioquímicos e de biologia molecular para definição de mecanismo de ação de substâncias com potencial atividade anti-nociceptiva, anti-inflamatória e anti-tumoral. Neste sentido foram adquiridas drogas, reagentes e kits para o a padronização de: métodos bioquímicos de dosagem de mieloperoxidase, citocinas (TNF, IL-1) e quimiocinas (KC) com o aparelho de Elisa, quantificação de RNAm para diferentes proteínas através da técnica de transcrição reversa seguida da reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) e avaliação dos níveis de diferentes proteínas através do ensaio de Western-blot.

Os modelos para avaliação dos mecanismos de morte celular estão sendo implantados, com avaliação de proteínas e enzimas relacionadas à morte celular programada (caspase 3, padrão de fragmentação do DNA (Ativação da CAD), imuno-histoquímica para caspase 3) e atividade antitumoral e antimetastásica "in vivo" em camundongos C57/Bl6 utilizando-se células B16F10. Neste laboratório também são realizadas análises voltadas à nanotecnologia, com a chegada do equipamento NanoDLS o qual permite a análise do tamanho, em tempo real, de nanopartículas, um dos únicos equipamentos vendidos para a América Latina.

Apoio Financeiro: CNPq (Edital UNIVERSAL 19/2004) e CNPq (Edital Nanociência, nanotecnologia e Nanobiotecnologia 29/2005)

Mestrados Atendidos

Doutorados Atendidos

 
Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade