O Laboratório de Práticas de Enfermagem situado no 3º piso do Bloco F-2, salas 302 com 124,00m² e 303 com 62,00m², atende aos diversos cursos da área da saúde como: Farmácia, Fisioterapia; Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia, quanto ao desenvolvimento de habilidades específicas de cada curso. Assim, o Laboratório tem por objetivo proporcionar aos discentes de todas as áreas um aprendizado técnico-científico de forma dinâmica, progressiva e participativa, capacitando-os a desenvolver ações que visam à assistência integral ao ser humano.Conta com o apoio dos professores, com carga horária para atendimento aos discentes, dois monitores mantendo as atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno e uma enfermeira responsável.
Utilizamos como estratégia para o aprendizado o agendamento prévio das aulas, o que permite antecipadamente a preparação das aulas e dos cenários de prática. Realizamos planejamento e organização de atividades didático-pedagógicas semestralmente, mantendo a qualidade dos materiais permanentes, bem como a aquisição de novos equipamentos, pois a inovação tecnológica é constante em nossa área de atuação, uma vez que as práticas desenvolvidas no Laboratório permitem aos discentes, o crescimento nas habilidades necessárias ao seu exercício profissional, qualificando a intervenção no processo saúde doença do indivíduo/família e comunidade, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas a outros profissionais da área da saúde.
A utilização do Laboratório como estratégia de complemento das atividades teóricas, permite aos discentes uma maior vivência da realidade clínica, possibilitando assim, maior segurança quanto aos procedimentos a serem realizados e também conhecimentos sobre biossegurança, sua atuação junto ao indivíduo, doente, família e comunidade. O foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção invidual e coletiva, portanto, os docentes e discentes que desenvolvem ás práticas no laboratório tem como normas a utilização de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, aventais, sendo uso obrigatório jaléco, sapato fechado e calça comprida. O ambiente possui também descartes apropriados de material contaminante, pérfuro-cortantes, proporcionando a adoção de procedimentos correspondentes às boas práticas de segurança.
O Laboratório mantém constante inovação, disponibilizando de um grande número de manequins, adaptando-se as tecnologias utilizadas no mercado, tanto em equipamentos: como bombas de infusão, monitores e outros, como materiais para procedimentos técnicos: como curativos alternativos e sondas, aproximando o acadêmico da realidade hospitalar e dos serviços de saúde da região, melhorando o processo de ensino aprendizagem.
Em relação ao espaço físico, citando como exemplo, mantemos um ambiente para estudo voltado para a disciplina do 7º período, similar a uma Unidade de Terapia Intensiva, com equipamentos como eletrocardiograma, monitores, bomba de infusão, oxímetro e manequim computadorizado que possibilita a vivência de situações de emergência cardiovascular que ocorrem em um ambiente hospitalar.
Além disso, contamos com um espaço destinado ás aulas de pediatria e puericultura, com exposição de modelos infantis, nas diversas fases do crescimento e desenvolvimento, balanças, berços, banheiras, cabeças para punção periférica, bebê para cateterização periférica central, melhorando o cenário para aprendizagem na área da saúde da criança.
Consideramos, dessa forma, que os manequins são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois propiciam ao graduando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula (o conhecer), desenvolvendo habilidades (o fazer) e aprendendo a ser e a conviver (a atitude). Para tanto mantemos um cuidado especial com os mesmos, estando permanentemente em ambiente climatizado, sendo a manutenção realizada periodicamente por técnicos especializados.
Galeria de Fotos