As atividades de pesquisa do Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geomática iniciaram em 2001, com um protótipo de sistema de informação para a gestão de recursos pesqueiros para o Cepsul/Ibama. A partir daí solidificou-se o grupo de pesquisa que busca integrar os conhecimentos e tecnologias da informação à gestão ambiental. As pesquisas e os sistemas desenvolvidos tem foco em soluções orientadas ao planejamento e apoio à tomada de decisão, destacando-se o emprego de tecnologias open source e de suporte geoespacial (WebGIS) para visualização e análise de dados via Web.
O laboratório recebeu o Troféu de Inovação Tecnológica - Etapa Sul da FINEP/Editora Expressão, em 2003 e 2006, foi finalista do Prêmio de Empreendedorismo do Guia do Estudante/Banco Real, em 2005. Em 2007 o Sistema de Monitoramento de Mamíferos Marinhos - SIMMAM recebeu o Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Tecnologias Inovadoras.
Desde 2013 o laboratório diversificou suas linhas de trabalho, dando suporte às atividades de bioinformática do Laboratório de Biologia Molecular. Atualmente o LIBGeo está ativamente envolvido em projetos de montagens genômicas daquele laboratório, e desenvolvendo pesquisas ligadas à distribuição de organismos e análise espacial da biodiversidade.
Linhas de Pesquisa:
Informática da Biodiversidade
Integração e Interoperabilidade de Bancos de dados Geoespaciais
Distribuição e diversidade de mamíferos marinhos na costa brasileira
Ocorrência e ocupação do estuário do Rio Itajaí por pequenos cetáceos
Localização e Contato:
Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geomática
Rua Uruguai, 458, Sala 215, Bloco D6
Cx. Postal 360. Centro. Itajaí (SC). CEP 88302-910
Fone: (47) 3341-7960
http://libgeo.acad.univali.br/site/