Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)


​O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS), vinculado ao Curso de Fonoaudiologia da Univali​, é responsável pelo atendimento pedagógico especializado de usuários surdos. Tem como objetivo, oferecer serviço de educação especial, organizado institucionalmente para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva.

Por meio de sua equipe de profissionais, formada por 1 fonoaudióloga responsável pelo serviço, 1 orientadora pedagógica, 4 professores bilíngues, 2 professores de Libras, 1 secretária, 1 assistente social, 1 psicóloga e 1 fonoaudióloga, 1 cozinheira e 1 colaborador de apoio, vêm buscando ampliar seu trabalho, favorecendo o desenvolvimento global do surdo, sua comunicação oral, escrita e gestual, bem como a inclusão nas escolas da rede regular de ensino. A estrutura física do SAPS, conta com 6 salas de aula, 1 refeitório,1 cozinha, 1 laboratório de informática, 1 sala para o apoio pedagógico, 1 para coordenação e secretaria.

O Serviço atende pessoas com deficiência auditiva de grau moderado a profundo, de 6 meses a 70 anos e seus familiares oriundos de toda a região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí) e demais municípios próximos a Itajaí. No 1º semestre de 2024 estão matriculados 86 educandos. A clientela atendida permanece no Serviço por um período de 4 horas/aula com atendimentos diversificados por meio de Programas de Estimulação Essencial, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Português como segunda Língua, PROEP (Programa de Educação Profissional) Iniciação para o mercado de trabalho, Tecnologias e Informática, Educação Física voltada a psicomotricidade, Curso de Libras para as famílias dos educandos. Temos uma parceria com a FMEL (Fundação Municipal de Esporte e Lazer - Itajaí), com aulas de Xadrez. Os educandos frequentam o SAPS duas vezes na semana, sempre no contraturno do ensino regular.

O trabalho oferecido aos surdos e seus familiares é gratuito e a partir de 2013 o Serviço ampliou seus atendimentos, recebendo também crianças surdas oralizadas, que descobriram a perda auditiva precocemente e começaram a usar aparelho auditivo ou realizaram cirurgia de implante coclear, para estimular ainda mais o desenvolvimento de linguagem.

O Serviço engloba o atendimento de pessoas que se comunicam somente por intermédio da Libras, de pessoas que utilizam Aparelho de Amplificação Sonora Individual ou Implante Coclear e se comunicam por intermédio da fala e de todos os surdos que se comunicam ou desejam se comunicar de alguma forma.

Desde 2015, o SAPS passou a ter bolsistas de extensão do curso de Fonoaudiologia. A procura de acadêmicos de outros cursos para estagiarem no SAPS tem sido constante, sendo por serviço voluntário ou vinculados a algum projeto. O serviço conta com estagiários dos cursos de Fonoaudiologia, Ciências da Computação, Nutrição, Arquitetura, Farmácia e Psicologia. O SAPS também é campo do Estágio obrigatório do Curso de Fonoaudiologia na área da Educação Especial promovendo ao acadêmico acesso ao conhecimento teórico prático na habilitação e reabilitação de deficientes auditivos.

Atualmente o serviço conta com uma equipe multiprofissional nas áreas da assistência social, fonoaudiologia e psicologia. A equipe realiza estudos de caso e faz atendimentos aos educandos que necessitam destes atendimentos especializados. A equipe também participa das visitas às escolas. 

As visitas às escolas dos usuários que frequentam o ensino regular, têm como principal objetivo promover a formação e o fortalecimento de redes de apoio voltadas a pessoas com deficiência. O projeto contribui na inserção social do sujeito com deficiência auditiva, no que se refere à efetivação dos processos de comunicação sujeitos-família-escola-sociedade.

Cursos atendidos

 

/ 9
Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade