Este serviço se configura como um grande laboratório de aprendizagem para os alunos. Nele, são realizadas triagens, avaliações e terapias fonoaudiológicas individuais e grupais com pessoas de diferentes faixas etárias e que apresentam patologias relacionadas à voz, fala, linguagem oral, linguagem escrita, deglutição, mastigação, respiração e audição.
A clínica conta com 14 consultórios, todos equipados com sistema de observação audiovisual por meio de espelhos espiões e caixas de som, proporcionando aos acadêmicos o desenvolvimento de atividades teórico práticas e estágios supervisionados. Conta ainda, com 5 salas de supervisão e um almoxarifado com materiais específicos para realização de atendimento clínico-terapêutico em fonoaudiologia.
Além disso, é um laboratório para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às alterações e/ou patologias da voz, fala, linguagem oral, linguagem escrita, deglutição, mastigação, respiração e audição bem como sobre os processos clínico-terapêuticos no campo da Fonoaudiologia.
O Serviço de Atendimento Clínico em Fonoaudiologia da Univali presta atendimentos à população desde 1994 e a partir de 2009 passou a atender apenas os pacientes oriundos do município de Itajaí, a partir de convênio firmado com a Prefeitura Municipal.
A clínica funciona no período matutino, vespertino e noturno e atende em média 100 pacientes por semana, durante as atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados e aulas práticas. Para o funcionamento do setor contamos com o número de alunos matriculados nas disciplinas práticas e nos estágios que acontecem no semestre letivo em curso, portanto o número de pacientes atendidos semestralmente na clínica é variável.
Integra a equipe do setor: duas secretárias, duas fonoaudiólogas, além de professores fonoaudiólogos que atuam na reabilitação de problemas relacionados à comunicação humana.
O curso de Fonoaudiologia, por meio da Clínica mantém, desde 2011, parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí denominada “Contratualização de Serviços” onde conta com dois fonoaudiólogos atuantes na clínica terapêutica dos problemas voltados a linguagem oral e escrita, voz, motricidade oral, audição e deglutição. A Contratualização atende em média 24 pacientes, semanalmente. Os pacientes que apresentam dificuldades na deglutição (disfagia) e que se encontram na lista de espera de emergência do Centro Integrado de Itajaí (CIS) são atendidos por uma fonoaudióloga especialista, capacitada para este atendimento. Desta forma o Curso de Fonoaudiologia da Univali vem inovando o atendimento a população atendendo casos mais complexos. Tais casos são atendidos em um ambiente ambulatorial, equipado para a possibilidade de quaisquer intercorrências.
Estes atendimentos se configuram como espaço de conhecimento e aprimoramento acadêmico, sendo este selecionado por edital para observações diretas dos atendimentos fonoaudiológicos.