Serviço de Diagnóstico Audiológico (SEDAU) / Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA)


​​​Este Serviço do Curso de Fonoaudiologia, considerado um laboratório de aprendizagem para os alunos envolvidos com o curso, realiza avaliações auditivas em pessoas de todas as idades.

Em novembro de 2005 o Serviço foi credenciado junto ao Ministério da saúde, por meio da Secretaria Municipal de Itajaí, como Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), para atendimento de Média Complexidade do SUS. Em julho de 2011 o SASA da Univali passou a atender também a população de 0 a 3 anos, agora como serviço de Alta Complexidade do SUS. Este setor do Curso de Fonoaudiologia atende a população de 53 municípios do Vale do Itajaí e realiza em média 1000 procedimentos mensais que são oferecidos à população regional. As Regionais que englobam tais municípios são:

12ª Regional de Rio do Sul: Agronômica, Braço Trombudo, Laurentino, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Trombudo Central,Taió;

13ª Regional de Ituporanga: Aurora, Atalanta, Agrolândia, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolândia, Vidal Ramos;

14ª Regional de Ibirama: Apiúna, Ascurra, Dona Ema, Ibirama, José Boiteux, Lontras, Presidente Getulio, Presidente Nereu, Witmarsum, Vitor Meireles;

15ª Regional de Blumenau: Timbó, Indaial, Pomerode, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Gaspar, Blumenau, Botuverá,  Brusque e Guabiruba;

17ª Regional de Itajaí: Porto Belo, Piçarras, Camboriú, Penha, Luíz Alves, Navegantes, Ilhota, Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema.

Além de cumprir seu papel no atendimento à população destes municípios, destaca-se que este serviço é único no Estado responsável também pela formação de Recursos Humanos na área de Fonoaudiologia para o Sistema Único de Saúde, pois tanto os alunos da graduação quanto os da pós-graduação (na área da Fonoaudiologia e Audiologia) participam das atividades desenvolvidas por meio deste credenciamento.

A estrutura física deste Serviço conta com 10 cabinas para a realização de exames auditivos, 13 audiômetros, 6 analisadores de orelha média, imitanciômetros, equipamentos para a realização de avaliação do processamento auditivo, equipamentos para pesquisa de potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência e para pesquisa da emissões otoacústicas, ganho de inserção, sala para programação de AASI, um consultório otorrinolaringológico, dois consultórios para reabilitação auditiva, um consultório para acompanhamento psicológico, um consultório de Serviço Social, um consultório próprio para a confecção de moldes auriculares.

Com esta estrutura física altamente equipada o curso apresenta aos alunos um cenário que garante o aprendizado da realização de Audiometrias, Imitanciometrias, Emissões Otoacústicas e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (BERA), Avaliação do Processamento Auditivo e Seleção, Indicação e Adaptação de Aparelhos Auditivos.

O serviço realiza o acompanhamento dos usuários por meio de terapia fonoaudiológica individual, consultas para ajustes dos aparelhos auditivos, grupos de apoio para idosos e adolescentes com perda auditiva, além de grupos de acompanhamento para usuários de aparelhos auditivos.

Em 2010 os profissionais deste serviço lançaram o livro: Saúde auditiva da teoria à prática. Este livro relata e aprofunda teoricamente as ações do Serviço de Saúde Auditiva da Univali e tem sido vendido em todo o Brasil.

Os professores que atuam neste serviço realizam pesquisas e participam ativamente das discussões sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva em eventos regionais e nacionais.

Cursos atendidos

Grupo de Acompanhamento

O Serviço realiza o Grupo de Acompanhamento aos usuários que receberam os aparelhos de amplificação sonora individual com o objetivo de proporcionar a adaptação efetiva, com vistas a aprimorar a comunicação do usuário no seu cotidiano e contribuir para uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.

Por meio desta atividade proporcionam-se orientações e treinamento sobre o uso e manuseio dos aparelhos auditivos; sobre a importância da leitura orofacial e do envolvimento familiar no processo; esclarecimentos sobre os recursos necessários para a conservação dos aparelhos; discussão sobre questões sociais e emocionais dos usuários e familiares neste contexto, procurando trabalhar no coletivo de forma que diminua a ansiedade e a expectativa geradas neste processo.

São atendidos nos encontros, em média 15 usuários, acompanhados de seus familiares.

Ao final do encontro, aqueles que necessitam de um atendimento individualizado são encaminhados, de acordo com a demanda específica, para grupo de idosos, adolescentes, plantão audiológico, orientação fonoaudiológica, atendimento psicológico e orientações sociais.

Grupo de Idosos

Os profissionais do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva vêm desenvolvendo atividades com idosos atendidos neste Setor, desde 2000, como estratégia de acolhimento e acompanhamento. Participam atualmente 20 idosos dos encontros mensais.

O Grupo tem por objetivo contribuir com o processo de envelhecimento ativo e autônomo dos usuários portadores de deficiência auditiva, auxiliando no enfrentamento de situações de vulnerabilidades vivenciadas nos seus cotidianos.

Por meio desta atividade busca-se propiciar um espaço de escuta e de troca de experiências, entre os participantes e seus familiares e com seus pares, com vistas a contribuir com o processo de envelhecimento ativo e independente; discussão sobre o impacto psicossocial da deficiência auditiva e o processo de aceitação; orientação sobre benefícios sociais e a importância do uso do uso para a integração social do idoso.

Nos encontros, procura-se tirar as dúvidas quanto ao uso e manuseio dos aparelhos auditivos. O grupo também é espaço de entretenimento, através de festas temáticas, jogos que propiciem estimulação da memória e cognição. Com vistas a ser também informativo, profissionais de outras áreas são convidados a participarem do grupo, proferindo palestras que atendam as demandas específicas deste grupo.

Visitas às Instituições de Ensino

As fonoaudiólogas que são responsáveis pelas terapias fonoaudiológicas com os pacientes do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, realizam, quando necessário, visitas às escolas nas quais as crianças que estão em terapia estudam, com o objetivo de orientar os profissionais de educação, sobre a deficiência auditiva, o uso do aparelho e sobre a necessidade do envolvimento da Escola no processo da adaptação do aparelho e a inclusão social da criança portadora de surdez, no contexto escolar.

Teste da orelhinha

O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) do Curso de Fonoaudiologia realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, o “teste da orelhinha”.

“Teste da orelhinha” é o nome pelo qual ficou conhecida a triagem auditiva neonatal, obrigatória para todos os bebês que nascem em maternidades e hospitais do Brasil.

Na Univali, o teste é ofertado para recém-nascidos das cidades de Itajaí e municípios vizinhos, sendo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para marcar o teste, é necessário procurar uma unidade de saúde do município, que fará o agendamento.

O teste da orelhinha deve ser realizado nos primeiros dias de vida do bebê (primeiro mês) e avalia a audição por meio de um procedimento simples, rápido e indolor que tem uma resposta sim ou não. Esta resposta sim ou não significa se o bebê teve resposta para o som apresentado através do equipamento utilizado para o teste ou não.

Nos casos de ausência de resposta, o bebê deve repetir o exame ainda no primeiro mês de vida e, em caso de nova resposta “não”, deve ser encaminhado para o diagnóstico auditivo, o qual precisa ser realizado antes do bebê completar três meses de vida.

A importância do diagnóstico precoce das perdas auditivas se dá pelo fato de que estas podem influenciar negativamente no aprendizado da linguagem oral e escrita.

Em Itajaí, os bebês que apresentaram alterações no “teste da orelhinha” são atendidos no próprio SASA do curso de Fonoaudiologia da Univali.

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade