Ações de conscientização marcam o Dia Mundial da Voz na Univali

Data é comemorada em 16 de abril

por Roberta Ramos | 14/04/2021

Para marcar o Dia Mundial da Voz, 16/4, o curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está fazendo uma série de ações de conscientização sobre o uso correto da voz.

A campanha Amigos da Voz é promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e este ano chega a 16º edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você". A embaixadora da campanha é a jornalista Fátima Bernardes. O objetivo é chamar atenção para a relação de identidade e voz no contexto social e as disfunções que podem indicar problemas de saúde.

O curso de Fonoaudiologia da Univali participa da campanha com ações focadas na promoção da saúde vocal e na divulgação dos cuidados com a voz, apresentando os possíveis sinais de alerta.

Na sexta-feira, 16, será realizada a Oficina Amigos da Voz promovida pelo Centro Acadêmico (CAFEC) em parceria com o curso de Fonoaudiologia para todos os estudantes da Univali. O evento, gratuito e on-line, acontece das 19h às 20h30. (link aqui).

Nas redes sociais do curso de Fonoaudiologia e da Univali serão divulgadas orientações à população sobre os principais sintomas das disfonias como rouquidão, fadiga e dor ao falar.

Também está previsto para o dia 16/4 o envio por e-mail da cartilha da campanha Amigos da Voz para todos os colaboradores da Univali. O material traz dicas de cuidados e o bingo da voz, um questionário que permite investigar possíveis alterações vocais.

“A voz diz muito sobre a personalidade e a história de cada pessoa, impactando nos relacionamentos pessoais e profissionais. Em tempos de pandemia e com o agravante do uso de máscaras esse cuidado é ainda mais necessário", explica a professora do curso de Fonoaudiologia Sinara dos Santos Hütner.

Depositphotos_4308841_xl-2015_editada.jpg