• Univali
  • Notícias
  • Egressa é destaque em concurso para criação de ícone no Vale do Silício

Egressa é destaque em concurso para criação de ícone no Vale do Silício

Projeto de Alana Canto foi um dos 47 trabalhos recomendados para avaliação do júri técnico da competição


por Wesley Martins | 30/11/2020

Santa Catarina – O projeto “Cloud: Museu de Arte digital", produzido por Alana Canto, egressa do Colégio de Aplicação e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi um dos 47 trabalhos recomendados à submissão do júri técnico do concurso internacional Urban Confluence Silicon Valley.

A recomendação partiu do Painel de Competição da Comunidade, composto por 34 líderes comunitários locais, incluindo artistas, arquitetos, ambientalistas e líderes empresariais. Na primeira fase da competição, o Painel poderia analisar e indicar até 50 projetos para o júri técnico, formado por arquitetos e urbanistas e arquitetos paisagistas, de atuação local, nacional e internacional que selecionaram os três finalistas do concurso.

A ideia central da competição, que definirá o vencedor em 2021, é projetar um novo ícone urbano em escala mundial para a cidade de San José, na região do Vale do Silício, do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que representasse o que o lugar significa para o mundo, tecnologia e inovação.

Alana propôs um ícone que armazenará a arte digital e interatividade humana. O projeto tem como foco a tecnologia verde com a capacidade de controle do clima dentro do museu. Em formato de nuvem, o trabalho interpreta a função biológica e digital, e traz o efeito combinatório desses dois mundos. Além disto, carrega um design com ondas em diferentes níveis, dando um efeito fluido ao volume à medida que as bordas das lajes sobem e descem.

 projeto alana.jpg

A arquiteta explicou sobre a possibilidade de a obra influenciar no microclima: “Por meio da captação de água da chuva e seu reuso nas diversas formas do H2O, por precipitação fazendo o resfriamento do edifício como chuva artificial escorrida pela fachada, ou evaporação mantendo a umidade do ar controlada. Provendo um microclima agradável ao desenvolvimento do parque, estimulando a geração de energia e a purificação do ar por meio da fotossíntese das plantas", destaca.

O Cloud repercutiu na imprensa local. O veículo de comunicação “San José  Spotlight"  colocou o projeto entre os seis mais notáveis do concurso. Na matéria, o jornal ainda menciona que o ícone vencedor da competição será colocado na Arena Green do Guadalupe River Park, no centro da cidade. Ao todo, o Urban Confluence Silicon Valley recebeu 963 inscrições qualificadas de 72 países e 6 continentes.

“Tenho fascínio em projetos de grande escala, e o efeito que podem causar visando o desenvolvimento sustentável de caráter exploratório das cidades, considerando o design, a inovação e a sociedade", expressa Alana.

alana.jpg

A egressa ainda destacou sobre a sensação de ter participado do concurso e fez agradecimentos às pessoas que estiveram próximas na realização do projeto: “Participar da competição de ícone urbano no Vale do Silício foi uma experiência engrandecedora. Ter a oportunidade em vivenciar o desenvolvimento de um projeto de escala monumental e de chamada para propostas de design extraordinário. Fiquei muito feliz por enviar uma proposta que me traga satisfação e reconhecimento, e agradeço muito a minha família, a Deus e às pessoas que estavam ao meu lado me incentivando a não desistir, isso tudo é o que me estimula a buscar sonhos, é o que alimenta a minha paixão pela arquitetura", diz.



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade