Univali e Instituto Cultural Soto promovem a exposição "No tempo dos dinossauros"

Visitação abre em 23 de setembro

por Rômulo Porthos | 18/09/2023

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Instituto Cultural Soto (ICS) promovem a exposição “No Tempo dos Dinossauros”, com fósseis originais nunca expostos em Santa Catarina. A visitação será aberta neste sábado, 23 de setembro, no interior do Aventura Jurássica – Parque dos Dinossauros, em Balneário Camboriú, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e domingos, das 9h às 19. A entrada é permitida até duas horas antes do fechamento.

Mosquito fóssil em âmbar original do México com 23 milhões de anos como no filme Jurassic Park_.jpg
A exposição conta a história da evolução da vida até chegar aos grandes dinossauros, com peças originais que remontam a 400 milhões de anos. São apresentados fósseis, alguns bastante raros, de organismos anteriores ao surgimento dos vertebrados conhecidos atualmente, de répteis ancestrais aos dinossauros (310 milhões de anos), dos animais que deram origem aos mamíferos (230 milhões de anos) até os populares dinossauros.

São 25 expositores que objetivam posicionar o tempo dos dinossauros perante aos visitantes, “ordenando o processo evolutivo através de peças destacadas e apresentando as principais descobertas e teorias sobre estes gigantes”, esclarece Jules Soto, curador da exposição. Dentre as peças de destaque, encontram-se um exemplar original inteiro de Mesossauro (um dos répteis mais antigos conhecidos), fósseis originais de dicinodontes (anteriores aos dinossauros e mamíferos), um ovo original de Hadrossauro, mandíbulas originais de três espécies de Mosassauros (o grande réptil marinho sensação do filme “Jurassic World”), asas originais de pterossauros com 107 milhões de anos, entre outros.

“O turismo cultural é o que mais cresce no mundo, sendo também o de maior inclusão e efeito sobre as pessoas. Vivemos e viveremos a "era do saber", com grande reflexo em nossas relações sociais”, complementa Soto. Além da exposição em Balneário Camboriú, a mostra poderá percorrer outras cidades.  Os expositores adicionais para exposição itinerante estão em fase de montagem e em breve será possível compartilhar um pouco desta experiência educativa e cultural, de maneira 100% gratuita.

Mais informações: Rômulo Porthos (47) 99266-1005.

Mandíbula mosassauro do Marrocos com 66 milhões de anos.jpg