Curta propõe reflexão sobre ser humano e meio ambiente

Vídeo, produzido pelo Grupo de Dança da Univali com recursos da Lei Aldir Blanc, pode ser conferido no YouTube

por Wagner José Mezoni | 12/05/2021
​Itajaí - O Grupo de Dança da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) divulgou uma apresentação em vídeo produzido com recursos da Lei Aldir Blanc. O curta-metragem relaciona o ser e o ambiente e apresenta, a partir da linguagem poética e artística da dança, as críticas e debates sociais sobre o cuidado e interação com os espaços e lugares.

Luciana Gomes, professora responsável pelo grupo, explica que a ideia era apresentar a relação do ser humano com meio ambiente alertando para a falta de conexão dos sujeitos com os espaços: "Isso gera o afastamento e falta de respeito e desinteresse pela preservação do meio ambiente. Com a chegada da pandemia as pessoas passaram a ficar em casa e sentir falta dessa conexão", resume.

A coreografia foi elaborada levando em consideração o sujeito em ambientes diversos, como espaços na natureza e espaços na cidade, com foco em provocar olhar crítico sobre o tema. O vídeo completo pode ser abaixo:

Grupo desenvolve a arte da dança no ambiente universitário

O Grupo de Dança Univali, uma ação permanente da Seção de Artes, vinculada à Coordenação de Assuntos Comunitários da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali desenvolve a arte da dança no ambiente universitário e possibilita o acesso à cultura por parte da comunidade interna e externa à universidade.

O projeto também proporciona aos participantes novas linguagens corporais e formação acadêmica por meio da dança. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Universidade. Capitaneada pela Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Univali mantém quatro programas de extensão institucionais além de outros dez programas e 30 projetos por área, conduzidos pelas Escolas do Conhecimento.

Somados, a área totaliza 604 atividades de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos que beneficiam diretamente 494 instituições parceiras. São 258 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente pela Instituição. Indiretamente esse número passa de um milhão.