Encontro virtual debate impactos da pandemia de Covid-19 na agroecologia

Evento promovido por Univali discutirá implicações para redes de comercialização

por Wagner José Mezoni | 12/05/2021

Itajaí - Os impactos imediatos da pandemia de Covid-19 para a agroecologia, para os agricultores familiares e as implicações para as redes de comercialização serão debatidos na q​uinta-feira, 27, às 19h, em evento on-line promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A atividade é uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero” da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e supervisionado pela Coordenação de Projetos e Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade.

O evento, gratuito e aberto ao público terá a participação das mulheres agricultoras Carmem Munarini, Gilda Sabina Felício, Maristela Ferro, Nilva Assunção Travessini Ronchi, Rosangela Bonetti e Terezinha Cecom e será mediado pelas professoras Yára Christina Cesário PereiraMárcia Gilmara Marian Vieira, que é a responsável pelo Projeto de Extensão Universitária “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero”. O acesso, no momento do evento, pode ser realizado por meio do endereço facebook.com/educacaoparatransformacao. Não há necessidade de inscrição antecipada.

Projeto representa papel comunitário da Universidade

O projeto de extensão da Univali "Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero", promove educação continuada em saúde, meio ambiente e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, além da participação cidadã como estratégia de mudança, autonomia, geração de renda local e estimulo ao consumo de alimentos saudáveis por meio da agricultura de base agroecológica.

Ele está alinhado com oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São eles: ODS #02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS #03 - Saúde e Bem-estar; ODS #04 - Educação de Qualidade; ODS #05 - Igualdade de Gênero; ODS #08 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS #10 - Redução das Desigualdades; ODS #12 - Consumo e Produção Responsáveis; e ODS #15 - Vida Terrestre. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Universidade.

Capitaneada pela Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Univali mantém quatro programas de extensão institucionais além de outros dez programas e 30 projetos por área, mantidos pelas Escolas do Conhecimento. Somado, a área totaliza 604 ações de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos que beneficiam diretamente 494 instituições parceiras. São 258 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente pela Instituição. Indiretamente esse número passa de um milhão.