Balneário Camboriú - Um grupo de jovens atendidos pela Associação Amor pra Down participa de oficinas de culinária sem glúten, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú. O projeto foi criado pelo curso de Gastronomia com o objetivo de orientá-los para que tenham mais autonomia e independência na cozinha. As aulas iniciaram ontem, dia 16 de outubro, e serão ministradas todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h, até o final do ano.
Pesquisas indicam que pessoas com síndrome de Down têm dificuldade na absorção do glúten. Por isso, acadêmicos bolsistas e professores de Gastronomia apresentarão técnicas de fabricação de alimentos livres dessa proteína ao grupo de jovens participante. Eles estarão acompanhados de familiares, que também aprenderão a fazer algumas receitas sem glúten.
Janaína Domingues, professora do curso de Gastronomia responsável pelo projeto, comenta que a Univali tem tido um papel importante na comunidade ao participar e fomentar trabalhos como esse, que melhoram a vida das pessoas: “Ensinamos e aprendemos com esses jovens, temos a compreensão de que investir em independência e autonomia é fundamental para uma vida mais equilibrada e saudável", afirma.
Lívia Braggio, psicóloga clínica, ressalta que esses jovens precisam de estimulação constante. “É preciso capacitar o sujeito para que consiga executar ações por si só, como atos cotidianos básicos de sobrevivência", pondera. Ela acredita que pessoas com síndrome de Down têm capacidade para desenvolver autonomia e precisam que a família as estimule desde cedo, ajudando no desenvolvimento da identidade.
As atividades ocorrem semanalmente, no Laboratório de Gastronomia do Campus Balneário Camboriú, localizado no bloco 4.
Mais informações: (47) 3261-1268, no curso de Gastronomia da Univali.