Startup do Uniinova desenvolve plataforma de soluções para a piscicultura

Empresa leva conceito da agricultura 4.0 para o setor

por Natália Uriarte Vieira | 18/06/2020

Itajaí – Com a plataforma Barbatana Digital, da startup FishLabs, incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali – Uniinova, piscicultores contarão com diversos recursos para monitorar e controlar a produção por meio da Internet das Coisas. O interesse em desenvolver uma tecnologia que gere benefícios aos piscicultores, ajude a impulsionar a economia e gere oportunidades para a criação de novas soluções ao segmento, motivou os sócios a fundarem a empresa.

piscicultura.jpeg

A ideia do negócio surgiu em consequência do conhecimento adquirido por Alan Felipe Miranda, bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), e Wellinton Camboim de Moraes Silva, bacharel em Engenharia Ambiental pela Univali, durante um projeto de pesquisa voltado à atividade de aquicultura sustentável. Em meio a este projeto, eles identificaram lacunas para explorar oportunidades de negócio. Os fundadores possuem, além do interesse no setor, conhecimento e formação nas áreas de internet das coisas, engenharia ambiental e tecnologia da informação.

A FishLabs vem mapeando a atividade de piscicultura, com objetivo de identificar os principais desafios e oportunidades. Em paralelo a isto, a startup testa tecnologias por meio de protótipos. Com a incubação no Uniinova, a empresa está aplicando ferramentas que ajudam a elaborar o modelo de negócio e segue com outras atividades propostas pela mentoria. A ideia dos empreendedores é lançar a primeira versão da plataforma até final de setembro. Em paralelo, os sócios se preparam para participar de rodadas de  investimento para impulsionar o negócio.

Os sócios acreditam que a incubação auxilia tanto no desenvolvimento do modelo de negócio quanto nas questões administrativas, jurídicas e financeiras: “A perspectiva é bastante animadora, como nosso know how é majoritariamente técnico e voltado para o produto, acreditamos que o Uniinova é como se fosse “o sócio que faltava", preenchendo justamente as lacunas que não temos conhecimento. Acreditamos e torcemos para que esta seja uma parceria de muito sucesso", afirmam.

Sobre a Incubadora Tecnológica Empresarial

A Incubadora Tecnológica Empresarial – ITE da Univali tem como objetivo fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação na universidade e na comunidade do entorno, contribuindo para o desenvolvimento de negócios que promovam, por meio da inovação, mudança e impacto positivo na sociedade. Ela é responsável por receber ideias e oportunidades de negócio inovadoras para serem selecionadas a participar do processo de incubação, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento sustentável de empresas em seus primeiros passos. Saiba mais sobre a ITE, o processo de incubação, as formas de apoio e como ingressar em www.univali.br/uniinova.

Mais informações pelo e-mail uniinova@univali.br.