Univali é homenageada por estudos na área do direito lusófono

Instituição de Ensino recebeu diploma da Rede de Investigação em Direito Lusófono, em Portugal

por Carina Carboni | 09/05/2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu da Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal) o diploma “Honor Publicus Agnitio". O reconhecimento se deu pelos estudos realizados no âmbito do direito lusófono e pela organização do 8º Congresso Internacional de Direito na Lusofonia (2022), realizado no campus Itajaí. Homenagem foi concedida por intermédio da Rede de Investigação em Direito Lusófono – Redil.

Univali é homenageada por estudos na área do direito lusófono__9.5.2024___.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra imagem do diploma Honor Publicus Agnitio concedido à Univali. O documento é branco, com letras nos tons de preto e detalhes na cor vermelha.

Os professores Clovis Demarchi e Maria Claudia Antunes, receberam a homenagem à Universidade na terça, 7, durante o 10º Congresso Internacional de Direito na Lusofonia, realizado na cidade de Braga. Na ocasião, os docentes apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade.

Univali é homenageada por estudos na área do direito lusófono_9.5.2024__.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de dois homens e três mulheres. Eles usam roupas formais e estão de pé posando para a foto. Um homem segura um papel branco e uma mulher segura um troféu de material acrílico transparente.

A professora Maria Cláudia Antunes realizou a palestra “Economia circular como um modelo de transição emergente e sua relação com os direitos humanos" e o professor Clovis Demarchi apresentou os resultados da pesquisa “Dignidade humana e democracia nos países de língua portuguesa".

Univali é homenageada por estudos na área do direito lusófono_9.5.2024_.jpg
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra um troféu, de material acrílico transparente, com informações da homenagem concedida à Univali.

“A lusofonia é o processo histórico de transmissão cultural conferida pelos portugueses, aos povos e nações submetidos a sua ascendência política e social, e tem como principal elemento de integração comum o idioma português.", esclarece o professor Demarchi.