Menu do Curso Seta apontando para baixo

Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/Univali e Universidade de Alicante

Pesquisadores

Pesquisadores responsáveis pelo PPCJ/UNIVALI:

  • Airto Chaves Júnior
  • Maria Claudia da Silva Antunes de Souza

Pesquisadores responsáveis pela Universidade de Alicante:

  • Andres Molina Giménez
  • Joaquin Melgarejo Moreno 

Pesquisadores participantes do programa pelo PPCJ/UNIVALI:

Profª. Drª Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza
Profª. Drª. Denise Schmitt Siqueira Garcia
Prof. Dr. Zenildo Bodnar
Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira
Prof. Dr. Marcelo Buzaglo Dantas
Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz
Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho
Prof. Dr. Marcos Leite Garcia

Pesquisadores participantes do programa pela Universidade de Alicante:

Profª. Drª. Leticia Serrano
Prof. Dr. Pablo Marti
Profª. Drª. Joaquín Melgarejo Moreno
Prof. Dr. Gabriel Real Ferrer
Prof. Dr. Andrés Molina Giménez
Prof. Dr. Pedro Femenía
Prof. Dr. Jaume Ferrer
Profª. Drª. Amparo Navarro

Histórico

O objetivo principal deste Programa de Pesquisa Internacional Conjunto é evidenciar a produção científica e técnica decorrente da relação acadêmica entre PPCJ/UNIVALI e a Universidade de Alicante, bem como a mobilidade docente e discente resultante. 

Desde a sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) tem mantido constante aperfeiçoamento no estabelecimento de vínculos acadêmicos com instituições do exterior para produção cientifica e técnica. O PPCJ se inseriu no atual contexto de inovações como um dos programas mais ativos no Brasil, mobilizando recursos materiais e humanos para intensificar a sua internacionalização, balizada por diretrizes que buscam conjugar princípios de excelência acadêmica e científica com compromissos de solidariedade com as entidades envolvidas.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro de uma das primeiras participações do Professor Dr. Paulo Marcio Cruz com o Professor Dr. Gabriel Real Ferrer em atividades na Universidade de Alicante.  

A interação com outras instituições de ensino superior e pesquisa e entidades da sociedade civil ocorre de diferentes formas, que incluem titulação nos cursos de pós-graduação, programas de mobilidade discente e docente, projetos colaborativos de ensino, pesquisa e extensão, e a transferência de conhecimento aplicado. Essas ações são realizadas por meio de convênios bilaterais, projetos de extensão e de redes colaborativas. 

Em 28 de junho de 2018, pela Instrução Normativa n.º 002/PPCJ/VRPI/2018, foram instituídos os PROGRAMAS DE PESQUISA INTERNACIONAIS CONJUNTOS, integrados ao contexto conjuntural e aos objetivos da internacionalização da UNIVALI internacional. 

O grau de internacionalização demonstra o potencial instalado no PPCJ, para gerar e publicizar a produção acadêmica cientifica e técnica utilizando fontes de pesquisa localizadas nas fronteiras do conhecimento e dessa forma contribuindo para subsidiar transformações na sociedade. É neste contexto que o PPCJ, alinhado às proposições do Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional na Pós-graduação Stricto Sensu de 2021, editado e publicado pela CAPES, realiza atividades que o caracterizam como de internacionalização plena. Isto porque o PPCJ já possui consolidado os níveis de Conhecimento e Compromisso, de Implementação e de Consolidação.

A implementação dos Programas de Pesquisa Internacionais Conjuntos está alicerçada em intensa mobilidade docente e discente fomentada por agências nacionais (CAPES, CNPQ, FAPESC entre outras) e internacionais (Cátedra Jean Monnet, Erasmus+ entre outros) bem como, por programas próprios de incentivo à pesquisa.

Pelo planejamento estratégico da Internacionalização do PPCJ, para o quadriênio 2025-2028, os Programas de Pesquisa Internacional Conjuntos concretizarão a articulação da rede de pesquisa internacional envolvendo a Universidade parceira. 

A Universidade de Alicante foi a segunda universidade estrangeira que a Univali, por meio do seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ/Univali), estabeleceu vínculos de pesquisa internacional recíprocos. 

Ao final da década de 1990 e início dos anos 2000, o professor Dr. Paulo Márcio Cruz, vice-reitor da Univali na época, começou a intensificar, a pedido do então Reitor Prof. Dr. Edison Villela, estratégias de internacionalização via contatos acadêmicos e institucionais com universidades europeias. O objetivo era fortalecer a pesquisa e transpor as fronteiras dos estudos nacionais visando, não apenas a realização de estágios de pós-doutorado e pesquisas no exterior, mas a implementação de uma rede internacional de pesquisa, estimulando produção intelectual de impacto em investigação e cooperação internacional interinstitucional em áreas e linhas de pesquisa do PPCJ. 

Como vínculos institucionais são primeiramente vínculos entre pessoas, a relação acadêmica e os esforços dos professores Dr. Paulo Márcio Cruz da Univali e Dr. Gabriel Real Ferrer, da Universidade de Alicante, possibilitaram, em 2006, a assinatura do primeiro Termo de Regulamento de acordo específico entre a Univali e a Universidade de Alicante. Tal acordo previu intercâmbio docente e discente, pesquisas e publicações conjuntas e atividades de ensino nos níveis de Mestrado e Doutorado, e, principalmente, a instituição de um Programa de Dupla Titulação, o que se deu inicialmente pelo intercâmbio em nível de Doutorado, com a Escuela de Doctorado no curso de Doutorado em Direito; bem como no Mestrado, com o Máster  en Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad - MADAS, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Alicante.  

Em 2005 o PPCJ/UNIVALI iniciou um programa de titulação de professores no nível doutorado para a organização da futura linha de pesquisa em Direito Ambiental e Sustentabilidade.  

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Evento organizado pelo Professor Dr. Gabriel Real Ferrer durante as discussões para implementação da Linha de Pesquisa Direito Ambiental e Sustentabilidade. Na foto Professor Dr. Paulo Marcio Cruz, o Professor Maurizio Oliviero da Universidade de Perugia e o Professor Dr. Michel Prieur da Universidade de Limonges – França, uma das maiores autoridades mundiais sobre o tema, à época com Fomento CAPES no Programa Escola de Altos Estudos.

Quatro docentes mestres foram apoiados pela UNIVALI para a realização de seus doutorados daquela instituição espanhola: Denise Siqueira Schimitt Garcia, Maria Claudia da Silva Antunes de Souza, Rodrigo José Leal e Mauro Gasperi. Destes, o último desistiu, mas os três primeiros se titularam e permitiram o inicio das pesquisas que consolidaram a futura linha de pesquisa.

O PPCJ/UNIVALI, ao longo das ultimas duas décadas, acabou por se tornar referência nas pesquisas em direito ambiental e sustentabilidade no Brasil e no Exterior, com publicações que influenciaram e influenciam boa parte do que é produzido neste tema no Brasil e no Exterior.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro da assinatura dos convênios para dupla titulação – Mestrado e Doutorado - entre o PPCJ/UNIVALI e o Instituto Universitário de Águas e das Ciências Ambientais - IUACA da Universidade de Alicante. Na foto o então decano da Faculdade de Direito da Faculdade de Alicante, Diretor do Instituto Professor Joaquin Melgarejo, o reitor da UNIVALI Prof. Dr. Waldir Cechinel e o Professor Emérito da Universidade de Alicante e Doutor Honoris Causa pela UNIVALI Professor Dr. Gabriel Real. 

Com o fortalecimento dos projetos internacionais de pesquisa e o reconhecimento da excelência do PPCJ/Univali, no ano de 2015 foram ampliadas as parcerias institucionais com a Universidad de Alicante, estendendo o convênio de dupla titulação com o Instituto Universitário de Águas e das Ciências Ambientais – IUACA da Universidade de Alicante no nível de Doutorado. O novo acordo, ainda vigente, fomenta o intercâmbio docente e discente, pesquisas, eventos e publicações conjuntas, além de atividades de ensino correlatas à temática de águas.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro de alunos mestrandos do PPCJ/UNIVALI na faculdade de Direito da Universidade de Alicante 

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro de aula inaugural do Programa de Dupla Titulação com a Universidade de Alicante. Na foto o então Reitor Manuel Palomar e os Professores Doutores Gabriel Real Ferrer e Manuel Atienza.

Em 2017, a relação com Instituto Universitário de Águas e das Ciências Ambientais – IUACA da Universidade de Alicante aumentou, estabelecendo-se Convênio Específico para Mestrado em regime de dupla titulação e cotutela internacional. Este ano marcou também o início do programa de dupla titulação para o curso de graduação em direito da Univali.

Em 2019, foi assinado convênio, por meio do Instituto Universitário Del Agua y de las Ciencias Ambientales (IUACA), para a cooperação em atividades relacionadas à pesquisa e à prestação de serviços de consultoria principalmente nas áreas de gestão de recursos hídricos e meio ambiente.

Disponível em: https://web.ua.es/es/vr-estudis/univali/programa-interuniversitario-ua-univali.html

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Março de 2021, Carlos Garcia Lopez primeiro aluno da Graduação em Direito a se formar em Dupla titulação com a Universidade de Alicante. Na foto: o Decano da Faculdade de Direito da Universidade de Alicante, Jaume Ferrer, a vicereitora de Relações Internacionais, Rosa María Martínez Espinosa e o coordenador acadêmico, Jorge Urbaneja Cillán

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro da Conclusão do Curso de Graduação em Direito em Dupla Titulação com a Universidade de Alicante do aluno Lucas Frederico Rodrigues Seemund, orientado pela Professora Dra. Victória Roca.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Registro da Conclusão do Curso de Graduação em Direito em Dupla Titulação com a Universidade de Alicante do aluno Lucas Frederico Rodrigues Seemund, orientado pela Professora Dra. Victória Roca.

Em março de 2021 foi firmado o Programa Interuniversidades, reunindo a Univali, a Universidade de Perugia na Itália e a Universidade de Alicante. Este convênio estabelece que as universidades de Alicante e Perúgia passam a contar com um campus universitário dentro da Univali, assim como a Univali passa a ter um campus nas universidades conveniadas. Trata-se de acordo inédito e que amplia as fronteiras de internacionalização do ensino stricto sensu da Ciência Jurídica no PPCJ/UNIVALI, estabelecendo cooperação que vai além de programas de intercâmbio, mas estreita laços em todas as áreas da vivência acadêmica.

Em março de 2023, na Universidade de Alicante, foram assinados convênios que reafirmam as atividades realizadas pela UNIVALI e a Universidade de Alicante nos últimos anos, albergando nos mesmos convênios, os parceiros de Órgãos Estatais Catarinenses para o incremento de atividades acadêmicas, científicas e culturais para membros do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) e Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC). 

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Presidente da AMC Marcelo Pizolati, desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Luiz Antônio Fornerolli, diretor da Academia Judicial do TJSC, o subprocurador do MPSC Júlio Fumo Fernandes; e o desembargador Diogo Pítsica, recebidos pela Reitora da Universidade de Alicante: Amparo Navarro Fauri.

Os acordos visam a implementação de atividades conjuntas e a participação de membros pertencentes ao quadro de funcionários das instituições do Estado no curso de doutorado em Ciência Jurídica, ofertado em regime de dupla titulação entre as duas universidades. 

O TJSC possui convênio copm a Univali desde 2018 e conta com inumeros magistrados e servidores que obtiveram dupla titulação na Univali e Universidade de Alicante, tanto a nível de mestrado, quanto de doutorado. Tem-se como exemplo os seguintes magistrados e servidores: Adilor Danieli, Paulo Eduardo Huego Farah, Marcelo Carlin, Iolmar Baltazar, Márcia Krischke Matzenbacher, Artur Jenichen, Juliana Furlani Musco, Artur Jenichen Filho, Carlos Roberto da Silva, Luiz Felipe Siegert Schuch, Camila Murara Nicoletti, Camila Murara Nicoletti, Fabricio Wloch, Alexandre Happke, Janiara Maldaner Corbetta, Marcus Alexsander Dexheimer, Rafael Maas dos Anjos, Silvio José Franco e Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben. 

Auto avaliação

No intuito de buscar sempre a excelência na formação do corpo discente, constante aperfeiçoamento do corpo docente, incremento da sua produção científica e sua internacionalização, o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica - PPCJ participa do processo de avaliação Institucional desde o seu início e a partir de 2020, iniciou a implantação do sistema de autoavaliação complementar, conforme proposta da CAPES, para examinar, sistematicamente, suas atividades e seus objetivos, identificar problemas e deficiências, bem como suas causas, com vistas ao desenvolvimento da consciência pedagógica, da capacidade do corpo docente e técnico e dos vínculos com a sociedade.

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e UNIVERSIDADE DE ALICANTE é submetido a autoavaliação institucional, especificamente a partir dos seguintes itens:

  • Instituição e manutenção de planejamento de curto, médio e longo prazos do programa, com seus objetivos, prioridades, metas e ações, no qual são considerados: projetos de expansão e de cooperação com outros programas, incremento da qualidade da produção intelectual, da qualidade na formação de recursos humanos, e melhoria da inserção social e/ou internacionalização; 
  • Participantes de grupos de pesquisa interinstitucionais, de redes de pesquisa ou com vínculos internacionais organizados com períodos de visitas técnicas, ou como professores visitantes, que tenham capacidade de atração de discentes; 
  • Participação de docentes em cargos de direção e conselhos em sociedades científicas nacionais e internacionais.

Delimitação Temática

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Universidade de Alicante atua com a seguinte delimitação temática:

  • Sustentabilidade e Economia Circular;
  • Governança e Constitucionalismo;
  • Direito Ambiental e Sustentabilidade.

As atividades de cooperação acadêmica consideram a idealização, implementação e impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU: 1 erradicação da pobreza, 2 fome zero e agricultura familiar, 4 educação de qualidade, 5 igualdade de gênero, 6 água potável e saneamento, 7 energia limpa e acessível, 8 trabalho decente e crescimento econômico, 10 redução das desigualdades,11 cidades e comunidades sustentáveis, 12 consumo e produção responsáveis, 13 ação contra a mudança global do clima, 14 vida na água e 16 paz, justiça e instituições eficazes) em seus diferentes eixos, como Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio ambiente e Gestão Pública.

Imagem com todas as ODS

Importante destacar – e está demonstrado no presente Programa de Pesquisa Internacional Conjunto - que um dos seus objetivos mais importantes é a inserção do PPCJ/UNIVALI na sociedade também a partir das atividades desenvolvidas com a Universidade de Alicante.  

Doutores em Dupla Titulação com a Universidade de Alicante e atividades que exercem

Mestres em Dupla Titulação com a Università degli Studi di Perugia – UNIPG e atividades que exercem

Fomentos recebidos para atividades de pesquisa, ensino e extensão

Chamada Pública 14/2023 - CNPq

Protagonismo e Desafios das Cidades Brasileiras sobre as mitigações das mudanças climáticas: construção de estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental - experiências Brasil, Moçambique, Colômbia e Espanha

No enfrentamento das mudanças climáticas, buscando estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental. A proposta contempla como objetivos a) analisar e, desenvolver técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades sustentáveis, bem como contribuir na elaboração de mecanismos jurídicos para integração da governança climática nas cidades sustentáveis e a implementação dos direitos sociais e ambientais das populações vulneráveis nas cidades face às mudanças climáticas no contexto brasileiro, compartilhando experiências entre pesquisadores do Brasil, Colômbia, Moçambique e Espanha. b) A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar e executar estratégias de adaptação nas cidades brasileiras a partir do arcabouço legal, das tecnologias, da infraestrutura e mitigações das mudanças climáticas. Como hipótese: Coletando dados para adoção de estruturas jurídicas flexíveis e inclusivas, aliada a mecanismos de participação pública robustos, pode fortalecer a integração da governança climática nos planos diretores municipais, proporcionando maior proteção dos direitos das populações vulneráveis e alcançando uma abordagem mais equitativa diante dos desafios das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Tem-se a plausibilidade considerando as tendências recentes de reconhecimento da importância da governança climática e da inclusão das populações vulneráveis nas políticas públicas, com abordagens mais flexíveis e participativas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, reconhecendo que a colaboração entre diferentes atores, incluindo comunidades locais. A metodologia contempla o método indutivo e técnicas de levantamento de dados das cidades brasileiras, com as devidas contribuições das cidades espanholas, colombianas, moçambicanas e espanhola. Equipe de pesquisadores: Adilor Danieli; Alexandre José Mendes; Denise Schmitt Siqueira Garcia; Josemar Sidinei Soares; Osvaldo Agripino de Castro Junior; Ricardo Stanziola e Zenildo Bodnar Colaboradores: Amadeu Alves Miguel (Moçambique); Andres Molina Gimenez ( Espanha); Antônio Jorge Barbosa da Silva (Amazonas - Brasil); Leticia Serrano Estrada (Espanha); Pablo Martí Ciriquián (Espanha); Solange Almeida Holanda Silvio (Amazonas - Brasil); Cláudia Alexandra Munevar Quintero (Colômbia)Alunos da Pós-graduação: Giovana Beatriz Riehs Lucaora (aluna do Doutorado); João Luiz Pereira ( aluno do Mestrado) e Jéssica Lopes Ferreira Bertotti (aluna do Doutorado).

Bolsa de Pós Doc no Exterior (PDE) realizado na Universidade de Alicante.

  • Prof. Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023. 
  • Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023.
Doutorado sanduiche no exterior realizado na Universidade de Alicante:

Doutorandas Giovana Beatriz Riehs Lucaora e Jéssica Lopes Ferreira Bertotti.

  • Situação: Em andamento.
  • Período de Execução: 2024-2026.
  • Natureza: Pesquisa.
  • Discentes envolvidos: Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2). 

Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021

Aportes tecnológicos das smart cities à consolidação de cidades sustentáveis: técnicas e métodos para planejar a implantação no contexto brasileiro.

Cidades Inteligentes e Sustentáveis é tema que trata de permitir a interação direta com a infraestrutura e monitoramento do que está acontecendo na cidade, ajudando tanto ao poder público quanto o cidadão no planejamento, no reconhecimento de problemas em tempo real e na ação para corrigí-los, discutir e enfrentar questões sensíveis à cidade e sua sustentabilidade. A proposta contempla analisar, desenvolver e propor técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades inteligentes-sustentáveis no contexto brasileiro, de acordo com a Agenda 2030 da ONU. A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar cidades inteligentes e sustentáveis a partir do arcabouço legal, das tecnologias e da infraestrutura existente de computação ubíqua no Brasil, dada a ausência de bibliografia ou políticas de apoio. A hipótese é a de que coletando dados das iniciativas de IoT e estratégias correlatas em uso nas principais Smart Cities do Brasil e do mundo, é possível obter dados suficientes para desenvolver uma teoria nacional, métodos e técnicas para identificação de estratégias nacionais de curto, médio e longo prazos para que as cidades brasileiras tornem-se inteligentes e sustentáveis. A metodologia contempla em uma primeira fase, a partir das práticas e estrutura legal, realizar levantamento dos planejamentos estratégicos em Internet das Coisas (IoT) e demais iniciativas tecnológicas em uso, que caracterizam o fenômeno das Smart Cities, em cidades como Barcelona, Madri, Nova York, São Paulo. A proposta é plausível vez que a cidade de Nova York, publicou o The New York City Internet of Things Strategy, que consolida as estratégias adotadas para se tornar uma Smart City com a mesma metodologia ora sugerida, ou seja, a partir do levantamento da infraaestrutura existente e das tecnologias de IoT já implantadas pelas agências municipais (450 casos incluindo iniciativas privadas) puderam consolidar sua estratégia. Estratégia de metodologia explica-se no item próprio.

  • Situação: Em andamento;
  • Natureza: Pesquisa;
  • Coordenação: Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza;
  • Integrantes: Denise Garcia, Heloise Garcia, Pablo Marti, Leticia Serrano, Ricardo Stanziola;
  • Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. 

FAPESC - Edital 09/2015

Limites e possibilidades da Avaliação Ambiental Estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor Gestão Ambiental da Atividade Portuária Catarinense

Os temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política as quais são promovidas pela atual conjuntura globalizada, atendem às novas demandas emergentes em assuntos relacionados à transnacionalidade e à sustentabilidade, como é o caso do tema proposto pelo presente projeto: Limites e possibilidades da Avaliação Ambiental estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor gestão ambiental da atividade portuária catarinense.

  • Situação: Concluído;
  • Natureza: Projetos de Pesquisa;
  • Período de Execução: 2015-2017;
  • Coordenação: Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza;
  • Integrantes: Paulo Marcio Cruz, Denise Garcia, Ricardo Stanziola, Gabriel Real Ferrer.

Projeto MCTI/CNPQ/UNIVERSAL 14/2014

Análise comparada dos limites e das possibilidades da Avaliação Ambiental Estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor Gestão Ambiental da Atividade Portuária no Brasil e na Espanha. 
  • Situação: Concluído;
  • Natureza: Pesquisa;
  • Período de Execução: 2014-2017;
  • Coordenação: Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza;
  • Integrantes: Denise Schmitt Siqueira Garcia, Osvaldo Agripino De Castro Junior, Zenildo Bodnar, Ricardo Stanziola Vieira, Marcelo Buzaglo Dantas, Paulo Márcio Cruz;
  • Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. 

Projetos de pesquisa vinculados às Linhas de Pesquisa

Por meio dos projetos de pesquisa que se articulam e se organizam as propostas de investigação do PPCJ/Univali se concretiza a produção intelectual (bibliográfica e técnica) dos Cursos de Mestrado e Doutorado, de forma a se entender seus objetivos e a se pensar nos passos a serem dados para a execução da pesquisa, assim facilitando o trabalho na antecipação das dificuldades. 

São os projetos de pesquisa que proporcionam aos pesquisadores a oportunidade visualizar os possíveis resultados como um todo antes mesmo de começá-la. 

Com base na delimitação temática proposta com a universidade de Alicante, as produções intelectuais estão relacionadas aos seguintes projetos de pesquisa: 

Biodireito, Ética e Fundamentação dos Direitos Humanos

O projeto tem como objetivo o estudo dos fundamentos dos direitos humanos baseados nos valores de natureza e no critério ético do humano. Visa examinar as noções de dignidade e valor humano. Trabalhar a relação do homem com a tecnologia destacando as vertentes filosóficas e sociológicas. Estudar as perspectivas trans humanistas e pós-humanistas. As investigações perpassam a tradição filosófica dos gregos até a filosofia contemporânea focando na ideia de um critério ôntico-humanista como norteador da prática jurídica, da elaboração da norma à sua interpretação e aplicação pelo jurista, como forma de construção de um sistema jurídico funcional ao desenvolvimento individual e social. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Marcos Leite Garcia. 

Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade

A pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade, está amparado por disciplinas emergentes da concepção filosófica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, com temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política; as quais são promovidas pela atual conjuntura globalizada; atende às novas demandas em assuntos relacionados à Transnacionalidade e à Sustentabilidade. Pesquisar temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e transnacionalidade é um dos seus objetivos primordiais. Visa incentivar a pesquisa em três eixos temáticos estratégicos para o Desenvolvimento e o Planejamento da sociedade e está diretamente conectada com as demais Linhas de Pesquisa do Programa, oferecendo aos alunos e à comunidade acadêmica a oportunidade de um amplo debate sobre o presente e o futuro da vida em sociedade. A Coordenadora geral do Projeto é a professora Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia. 

Direito, Sustentabilidade e Economia Circular

O projeto de pesquisa destina-se para o estudo e debate qualificado sobre mecanismos jurídicos alinhados com o paradigma da sustentabilidade capazes de implementar instrumentos de economia responsável, sustentável, inovadora e transformadora que busca estimular a eficiência para a redução do desperdício e o aproveitamento dos recursos, durante o maior tempo possível, em condições de uso e valor adequados, aproveitando-se ao máximo os resíduos cuja geração ao final de sua vida útil não tenha conseguido evitar. O coordenador geral do projeto é o Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho. 

Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

O projeto tem como objetivos realizar pesquisas relacionadas aos temas de Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade em países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e EUA, com o intuito de fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional entre os países em que o PPCJ possui convênios específicos. São projetos pertencentes a este projeto macro: Constitucionalismo, Estado e Democracia na Pós-Modernidade, Direito da Lusofonia, Direito e Governança Regulatória, Direito e Transnacionalidade, Direitos Humanos, Ética e Sustentabilidade, Governança, Gestão Pública e Administração Socioambiental, Sistemas Jurídicos nacionais e democracia em países emergentes. A coordenadora geral do projeto é a Prof.ª Dr.ª Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza. 

Produção Intelectual e Premiações

Quadriênio 2021/2024

Produção intelectual/bibliográfica
Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Alicante

O curso permite ao pós-doutorando, considerando a importância do constante aprimoramento acadêmico de doutores em Direito, Ciência Jurídica ou áreas afins, a realização de estágio de Pós-doutorado em uma das duas modalidades: “Nacional” ou “Nacional e Internacional”, contando, em ambos os casos, com um professor-tutor no Brasil e, quando a escolha for pela realização de estágio Pós-doutoral também no exterior, com um cotutor junto a uma das universidades parceiras.

Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Alicante finalizados
  • Henrique da Rosa Ziesemer, sob orientação do Prof. Dr. Orlando Luiz Zanon Junior, finalizado em 2023;
  • Adilor Danieli, sob orientação da Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, finalizado em 2023;
  • Romano J. Ezweiler, sob orientação do Prof. Pedro Manuel de Abreu, finalizado em 2022;  
Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Alicante em andamento
  • Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, com bolsa CNPq através do Edital 18/2021;
  • Prof. Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, com bolsa CNPq através do Edital 18/2021;
  • Paulo E. H. Farah, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa;
  • Mauro Ferrandin, sob orientação do Prof. Dr. Airto Chaves Junior;
  • Marcelo Carlin, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa;
  • Alexandre Waltrick Rates, sob orientação da Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia;
  • Rafael Maas dos Anjos, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Buzaglo Danta
Mobilidade docente e discente
Do PPCJ/UNIVALI para a Universidade de Alicante - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
Da Universidade de Alicante para o PPCJ/UNIVALI - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
  • Profª.  Drª. Leticia Serrano - Docente Permanente da Universidade de Perugia. Pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE ALICANTE.
  • Prof. Dr. Joaquín Melgarejo Moreno - Docente Permanente da Universidade de Perugia. Pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE ALICANTE. Professora visitante da UNIPG no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI.
  • Prof. Dr. Andrés Molina Giménez - Docente Permanente da Universidade de Alicante. Pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE ALICANTE. Professor visitante de ALICANTE no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI.
  • Profª Drª Amparo Navarro - Docente Permanente da Universidade de Alicante. Pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE ALICANTE.

Quando a CAPES em 2003 iniciou o apoio intenso à internacionalização através do chamado PVE (Professor Visitante do Exterior) os professores Maurizio Oliviero da Universidade de Perugia e Gabriel Real da Universidade de Alicante foram os primeiros contemplados com a referida bolsa. Houve quatro renovações e, quando isso não era mais possível, a Fundação UNIVALI implantou bolsas de Professor Visitante do Exterior para mantê-los orientando e lecionando nos cursos de Doutorado e Mestrado.

Em virtude disso, é possível que haja concentração, em alguns períodos, nestes dois docentes de orientações. O que foi ajustado durante os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024. 

Assim sendo, o Professor Maurizio Oliviero, então PVE – Perugia (hoje Reitor daquela Instituição italiana), para efeitos de demonstração orientou os seguintes doutorandos com os respectivos temas de tese:

Da mesma forma, o Professor Dr. Gabriel Real a época Consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) orientou os seguintes doutorandos:

Alunos do PPCJ/UNIVALI que realizam ou realizaram atividades de ensino e pesquisa na Universidade de Alicante no quadriênio 2021-2024
  • Alexandre Waltrick Rates - Doutorado
  • Aline Soares Velho Corrêa - Mestrado
  • André Alexandre Happke - Doutorado
  • André Da Silva Silveira - Mestrado
  • André Doumid Borges - Mestrado
  • Andréia Regis Vaz - Mestrado
  • Andréia Soares Pinto Favero - Mestrado
  • Antonio Augusto Teixeira Diniz
  • Artur Jenichen Filho - Doutorado
  • Aurely Pereira De Freitas - Mestrado
  • Bruna Borges Moreira Lourenço - Doutorado
  • Carla Della Bona - Doutorado
  • Célia Iraci Da Cunha - Mestrado
  • Daiane Cristine Dos Santos Jacques - Mestrado
  • Eduardo Zanatta Brandeburgo - Mestrado
  • Elizabete Andrade Dos Santos - Mestrado
  • Emedi Camilo Vizzotto - Mestrado
  • Emerson Feller Bertemes - Mestrado
  • Felippe Roberto Pestana - Mestrado
  • Flávia Dreher De Araujo - Mestrado
  • Gabriela Sailon De Souza Benedet - Mestrado
  • George Pestana Vieira - Mestrado
  • Giovana Beatriz Riehs Lucaora - Mestrado
  • Guilherme Mattei Borsoi - Mestrado
  • Ivanildo De Oliveira Manoelle Brasil Soldati Bortolon - Doutorado
  • Janiara Maldaner Corbetta - Doutorado
  • Juliana Christina Dutra Correa - Mestrado
  • Lauriane Ferreira Da Silva - Mestrado
  • Luan De Moraes Melo - Mestrado
  • Luís Paulo Dal Pont Lodetti - Mestrado
  • Luiz Felipe Siegert Schuch - Doutorado
  • Luiz Henrique Eccel - Mestrado
  • Marcelo Pizolati - Doutorado
  • Marcio Gai Veiga - Mestrado
  • Marcos Emerson Krzisch - Mestrado
  • Marina Rebello Vinotti - Mestrado
  • Mikaeli Horongozo - Mestrado
  • Milene Soares Velho - Mestrado
  • Paula Botke e Silva - Doutorado
  • Pedro Abib Hecktheuer - Doutorado
  • Rafael Amaral Da Costa E Silva - Mestrado
  • Rafael De Araújo Rios Schmitt - Mestrado
  • Raíssa Martins Da Silva - Mestrado
  • Renata Andréa Cabral Pestana Vieira - Mestrado
  • Risoleyde De Almeida Matos - Mestrado
  • Rodrigo Diel De Abreu - Mestrado
  • Valéria Giumelli Canestrini - Mestrado
  • Welton Rübenich - Doutorado
Prêmios Outorgados
Registro da presenã dos reitores da Universidade

A tese do doutor Alexandre Waltrick Rates sob o título “O Direito à Felicidade como Garantia da Efetividade das Políticas Públicas de Gestão das Águas”, recebeu Menção de Honra e prêmio de melhor tese em regime de cotutela internacional do Programa de Doutorado em Agua y Desarrollo Sostenible do Instituto Universitário del Agua y De Las Ciencias Ambientales (IUACA) durante o ano acadêmico de 2022-2023,

A Tese do Doutor, Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben, juiz do TJSC, com o título "O renascimento do ultranacionalismo como ameaça à construção de uma governança global ambiental" foi premiada com a melhor Tese sob a orientação internacional para o ano letivo 2021-2022 da Universidade de Alicante. Conforme afirmou o homenageado, todo o estudo só foi possível graças ao convênio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Academia Judicial (AJ), com as duas universidades.

Imagem Luiz Eduardo Ribeiro
Certificado Luiz Eduardo Ribeiro
Convênios com a Universidade de Alicante
Registro da presenã dos reitores da Universidade

Em setembro de 2022, professoras da Universidade de Alicante, Miriam Sánchez Sansegundo, Eva Maria Gabaldón Bravo e Isabel Sospedra López, visitam a UNIVALI para estreitar relações e ampliar as atividades previstas no acordo de cooperação entre as duas universidades com outros cursos da Universidade.

Em dezembro de 2021, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Alicante, por meio do Instituto Universitário de Águas e Ciências Ambientais – IUACA, assinaram convênio de cooperação técnico-científica. O objetivo é uma parceria para a execução de cursos, realização de pesquisas, análise e avaliação de projetos, prestação de serviços de consultoria, treinamento de recursos humanos, levantamento de dados, tratamento e sistematização de informações, certificação, assistência técnica, assessoria, eventos técnico-científicos, artísticos e culturais, desenvolvimento de processos e produtos, bolsas de fomento, estágios e organização, montagem e conservação de acervos científico e cultural.

Em março de 2021, foi firmado um acordo de cooperação internacional denominado Programa Interuniversidades entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade de Alicante e a Universidade de Perúgia. Na prática, o convênio estabelece que as universidades de Alicante e Perúgia passam a contar com um campus universitário dentro da Univali, assim como a Univali passa a ter um campus nas universidades conveniadas. “Trata-se de acordo inédito e que amplia as fronteiras de internacionalização do ensino superior brasileiros, estabelecendo cooperação que vai além de programas de intercâmbio, mas estreita laços em todas as áreas da vivência acadêmica", explicou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Quadriênio Anterior a 2021

Produção intelectual/bibliográfica

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Universidade de Alicante com base na sua delimitação temática pautada na Sustentabilidade e Economia Circular, na Governança e Constitucionalismo e no Direito Ambiental e Sustentabilidade resulta em pesquisas, eventos, projetos de pesquisa, dissertações, teses de doutorado, publicações de artigos, capítulos de livro e livros, pelos docentes e discentes de ambas as universidades. Tais iniciativas contribuem para o desenvolvimento da Ciência Jurídica e consolidam a internacionalização das áreas de concentração e linhas de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado do PPCJ/Univali.

Produção intelectual/técnica
Pós-Doutorado em dupla titulação com a Universidade de Alicante
Mobilidade docente e discente
Do PPCJ/UNIVALI para a Universidade de Alicante - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
  • Profª. Dr.ª Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza
  • Profª. Dr.ª Denise Schmitt Siqueira Garcia
  • Prof. Dr. Zenildo Bodnar
  • Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira
  • Prof. Dr. Marcelo Buzaglo Dantas
  • Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz
  • Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho
Da Universidade de Alicante para o PPCJ/UNIVALI - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
  • Profª. Drª. Leticia Serrano
  • Prof. Dr. Pablo Marti
  • Prof. Dr. Joaquín Melgarejo Moreno
  • Prof. Dr. Gabriel Real Ferrer
  • Prof. Dr. Andrés Molina Giménez
  • Prof. Dr. Pedro Femenía
  • Prof. Dr. Manuel Atienza
  • Prof. Dr. Germán Valencia Martin
  • Prof. Dr. Jaume Ferrer
  • Profª. Drª. Amparo Navarro
Alunos do PPCJ/UNIVALI que realizam ou realizaram atividades de ensino e pesquisa na Universidade de Alicante no quadriênio anterior a 2021
  • Adilor Danieli - Doutorado
  • Adriano Goncalves Aguirre - Mestrado
  • Agnéia Corrêa Socoloski - Mestrado
  • Airto Chaves Junior - Doutorado
  • Alan Felipe Provin - Mestrado
  • Alessandra Martins Milaré - Mestrado
  • Alexandre Murilo Schramm - Mestrado
  • Alisson De Bom De Souza - Mestrado
  • Ana Luisa Schmidt Ramos - Mestrado
  • Ana Luiza Colzani - Mestrado
  • Ana Paula Da Silva Johannsen Gretter - Mestrado
  • Ana Sophia Besen Hillesheim - Mestrado
  • André Emiliano Uba - Mestrado
  • André Luiz Anrain Trentini - Mestrado
  • Andrey Cunha Amorim - Mestrado
  • Andyara Luisa Milgioranzi De Rosso - Mestrado
  • Anuska Felski Da Silva - Mestrado
  • Aurely Pereira De Freitas - Mestrado
  • Bárbara Guasque - Doutorado
  • Bertha Steckert Rezende - Mestrado
  • Bruna Borges Moreira Lourenço - Mestrado
  • Bruna Canella Becker Burigo - Mestrado
  • Bruna De Moraes Santos - Mestrado
  • Bruna Maria De Carvalho Civinski Blasi - Mestrado
  • Bruna Moreira Lourenço Hecktheuer - Doutorado
  • Bruno De Macedo Dias - Mestrado
  • Caio Cesar Lopes Peiter - Mestrado
  • Camila Liberato De Sousa Waldrich - Mestrado
  • Camila Savaris Cornelius - Mestrado
  • Carla Schmitz De Schmitz - Mestrado
  • Carlos Roberto Claudino Dos Santos - Mestrado
  • Carlos Roberto Da Silva - Doutorado
  • Celso Leal Da Veiga Junior - Doutorado
  • Charles Alexandre Souza Armada - Doutorado
  • Claudia Margarida Ribas Marinho - Mestrado
  • Claudia Maria Peiter - Mestrado
  • Cláudio Barbosa Fontes Filho - Mestrado
  • Claudio Rubens Nascimento Ramos Junior - Mestrado
  • Cristian Richard Stahelin Oliveira - Mestrado
  • Cristina Balceiro Da Motta - Mestrado
  • Daniel Ernesto Masvidal - Mestrado
  • Danielle Mariel Heil - Mestrado
  • Danielle Rosa - Mestrado
  • Deisy Mabel Campos Sell - Mestrado
  • Diana Magally Correa Valero - Doutorado
  • Diego Emmanoel Serafim Pereira - Mestrado
  • Dinalva Souza De Oliveira - Mestrado
  • Diogo Marcel Reuter Braun - Mestrado
  • Dirajaia Esse Pruner - Doutorado
  • Eduardo César Petermann - Mestrado
  • Elizabeth Stella Basto Gómez - Doutorado
  • Emanuela Cristina Andrade Lacerda - Doutorado
  • Emerson Rodrigo Araujo Granado - Mestrado
  • Ester Dorcas Ferreira Dos Anjos - Mestrado
  • Evandro Régis Eckel - Mestrado
  • Fabio Luiz Dos Passos - Mestrado
  • Fabiola Duncka Geiser - Mestrado
  • Felipe Bittencourt Wolfram - Mestrado
  • Felipe Wildi Varela - Mestrado
  • Felippi Ambrosio - Mestrado
  • Fernanda Sell De Souto Goulart Fernandes - Doutorado
  • Fillipi Specialski Guerra - Mestrado
  • Gilberto Kilian Dos Anjos - Mestrado
  • Greyce Kelly Antunes De Souza - Mestrado
  • Guilherme Rigo Berndsen - Mestrado
  • Gustavo Marcos De Farias - Mestrado
  • Helena Liebl - Mestrado
  • Heloise Siqueira Garcia - Doutorado
  • Heloise Siqueira Garcia - Mestrado
  • Iolmar Alves Baltazar - Mestrado
  • Ítalo Augusto Mosimann - Mestrado
  • Janaine Rodrigues Beckhauser Curzel - Mestrado
  • Janiara Maldaner Corbetta - Mestrado
  • Jeferson Ricardo Da Silva Reis - Mestrado
  • Jefferson Zanini - Mestrado
  • Jessika Milena Silva Machado - Mestrado
  • João Carlos Castanheira Pedroza - Mestrado
  • João João Batista Fiorini Thomé Baptista Vieira Sell - Mestrado
  • Jonathan Cardoso Régis - Doutorado
  • Jorge Antonio Cecyn Junior - Mestrado
  • Josmael Rodrigo Camargo - Mestrado
  • Juliana Dal Molin De Oliveira Lemos - Mestrado
  • Juliana Furlani Musco - Mestrado
  • Juliano Cesar Zanini - Mestrado
  • Juliete Ruana Mafra Granado - Doutorado
  • Juliete Ruana Mafra Granado - Mestrado
  • Julio Cesar Bernardes - Doutorado
  • Júlio César Bernardes - Mestrado
  • Julio Cesar Machado Ferreira De Melo - Doutorado
  • Kamilla Pavan - Mestrado
  • Klauss Corrêa De Souza - Mestrado
  • Laisa Pavan Da Costa - Mestrado
  • Layla Laís Fronza Martins - Mestrado
  • Leandro Katscharowski Aguiar - Mestrado
  • Leandro Rodolfo Paasch - Mestrado
  • Leonardo Luiz Selbach - Mestrado
  • Loreno Weissheimer - Mestrado
  • Lucas Guilherme Duncka - Mestrado
  • Lucas Paes Koch - Mestrado
  • Luciana Pelisser Gottardi Trentini - Mestrado
  • Lucilene Dos Santos - Mestrado
  • Luiz Carlos Avila Junior - Mestrado
  • Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben - Mestrado
  • Maikon Cristiano Glasenapp - Doutorado
  • Marcelo Carlin - Doutorado
  • Marcelo Mendes - Mestrado
  • Marcelo Pizolati - Doutorado
  • Marcelo Volpato De Souza - Mestrado
  • Márcia Krischke Matzenbacher - Mestrado
  • Marcos D’avila Scherer - Mestrado
  • Marcos Vinicius Viana Da Silva - Doutorado
  • Maria Raquel Duarte - Mestrado
  • Marilúcia Ronconi - Mestrado
  • Mônani Menine Pereira - Mestrado
  • Nara Rejane Moraes Da Rocha - Mestrado
  • Nataniel Martins Manica - Mestrado
  • Newton Cesar Pilau - Doutorado
  • Orlando Da Silva Neto - Mestrado
  • Patrícia Silva Rodrigues - Mestrado
  • Paulo Eduardo Huergo Farah - Doutorado
  • Priscila Gonçalves De Castro - Mestrado
  • Rafael Bozzano - Mestrado
  • Rafael Do Nascimento - Mestrado
  • Rafael Maas Dos Anjos - Mestrado
  • Rafael Osorio Cassiano - Mestrado
  • Rafael Salvan Fernandes - Mestrado
  • Rafaela Santos Martins Da Rosa - Mestrado
  • Rafaela Schmitt Garcia - Mestrado
  • Rafaeli Ianegitz - Mestrado
  • Renato Costa - Mestrado
  • Rodrigo Andrade Viviani - Mestrado
  • Rodrigo Coelho Rodrigues - Mestrado
  • Rodrigo Cunha Amorim - Mestrado
  • Rodrigo Fagundes Mourão - Mestrado
  • Rodrigo Roth Castellano - Mestrado
  • Rogério Manke - Mestrado
  • Romano José Enzweiler - Doutorado
  • Ronan Saulo Robl - Mestrado
  • Ronei Danielli - Mestrado
  • Rudson Marcos - Doutorado
  • Sabrina Da Silva - Mestrado
  • Santos Alfonso Castillo Patiño - Mestrado
  • Sérgio Laguna Pereira - Mestrado
  • Silvia Leticia Listoni - Mestrado
  • Sílvio Dagoberto Orsatto - Mestrado
  • Sirio Vieira Dos Santos Filho - Mestrado
  • Sonia Aparecida De Carvalho - Doutorado
  • Tamires Regina Zimermann Fopa - Mestrado
  • Tatiana Coral Mendes De Lima - Mestrado
  • Thais Vandresen - Doutorado
  • Thiago Aguiar De Carvalho - Mestrado
  • Thiago Pereira De Freitas - Mestrado
  • Ulysses Sbsczk Azis Pereira - Mestrado
  • Uziel Nunes De Oliveira - Mestrado
  • Vanessa Bonetti Hauppenthal - Mestrado
  • Vanessa De Assis Martins - Mestrado
  • Vanusa Murta Agrelli - Mestrado
  • Victor Ramalho Monfredinho - Mestrado
  • Vítor Carvalho Miranda - Mestrado
  • Volnei Celso Tomazini – Doutorado
  • Wagson Lindolfo José Filho - Mestrado
  • Welton Rubenich - Mestrado
  • Yury Augusto Dos Santos Queiroz - Mestrado
  • Zany Estael Leite Junior - Mestrado
Prêmios Outorgados
Registro da presenã dos reitores da Universidade

Em 31 de janeiro de 2020, o professor Dr. Paulo Cruz foi homenageado pelo Conselho Universitário da Universidade de Alicante, por sua atuação como pesquisador e como coordenador de programas de internacionalização dos cursos de mestrado e doutorado em Ciência Jurídica.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

13 de dezembro de 2018. Professor Doutor Airto Chaves Junior recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2018. A tese "A construção de sentido em torno das violências nas prisões: a violência sistêmica do universo intramuros e o seu (violento) reflexo no mundo externo" foi orientada no Brasil pelo professor Doutor Alexandre Morais da Rosa, e pelo professor Doutor Bernardo Del Rosal Blasco da Universidade de Alicante.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Em setembro de 2010 o professor Doutor Gabriel Real Ferrer, da Universidade de Alicante, juntamente com o professor Doutor Osvaldo Ferreira de Melo, um dos fundadores do PPCJ/UNIVALI receberam a menção de Doutores Honoris Causa pela Univali. Reconhecimento pela contribuição fundamental para a consolidação do Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica - PPCJ/Univali.

Convênios com a Universidade de Alicante

Em julho de 2020 foi firmado um protocolo sanitário conjunto diante da realidade decorrente da pandemia da Covid-19.

Em janeiro 2020, é assinado convênio que contemplava a dupla titulação com a Universidade de Alicante em mais 11 cursos da graduação.

Em novembro de 2019 assina convênio, por meio do Instituto Universitário Del Agua y de las Ciencias Ambientales (IUACA), para a cooperação em atividades relacionadas à pesquisa e à prestação de serviços de consultoria principalmente nas áreas de gestão de recursos hídricos e meio ambiente.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Reitor da Universidade de Alicante, professor Manuel Palomar Sanz, reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, na presença dos professores Gabriel Real Ferrer e Joaquin Melgarejo Moreno.

Em julho de 2019, delegação de professores do conselho gestor da Universidade de Alicante visitam a UNIVALI, no Campus Itajaí, com objetivo de estreitar laços de cooperação entre as Instituições e ampliar a mobilidade acadêmica, as pesquisas, publicações e outras atividades formativas realizadas em parceria.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Em Julho de 2019 é firmado convênio de Cooperação Técnico-Científico e de Mobilidade Acadêmica entre a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali. Deu-se também encaminhamentos ao processo de internacionalização da FCR para planejar e executar programas comuns entre Univali, Católica e Universidade de Alicante.

Em fevereiro de 2019, foram realizadas reuniões para alinhamentos relacionados a novos acordos de cooperação de dupla titulação de cursos da graduação e de pós-graduação (stricto sensu), com a Universidade de Alicante. O professor Dr. Paulo Márcio Cruz liderou a comitiva da Instituição na viagem à Espanha, em que foram discutidas as propostas de parceria. As reuniões envolveram coordenadores de cursos, decanos das faculdades e autoridades acadêmicas responsáveis pela internacionalização da Universidade de Alicante.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Estes encontros tiveram ocorreram para que as Instituições apresentassem suas propostas, estrutura, características e potenciais de convênios. Conforme o Dr. Paulo Cruz, essas oportunidades decorreram da sólida relação que há entre a Univali e a Universidade de Alicante por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica e são fruto do esforço da Univali em fortalecer a internacionalização.

Registro da presenã dos reitores da Universidade

Em julho de 2017 foi estabelecido Convênio Específico para Mestrado em regime de dupla titulação e cotutela internacional com o Instituto Universitário de Águas e das Ciências Ambientais – IUACA da Universidade de Alicante

Em março de 2017, o Conselho Administrativo da Universidade de Alicante, aprovou o programa de dupla titulação com a graduação em Direito da Universidade do Vale do Itajaí. O convênio de dupla titulação do curso de Direito da Univali com a Universidade de Alicante, foi firmado em cerimônia realizada no dia 28 de março, no Teatro Adelaide Konder, em Itajaí. A implantação do programa de dupla titulação na graduação foi o reconhecimento do trabalho com qualidade efetuado pela Univali, com a integração vertical das ações da pós-graduação stricto sensu e a graduação em Direito.

No ano de 2015 foram ampliadas as parcerias institucionais com a Universidad de Alicante, estendendo o convênio de dupla titulação com o Instituto Universitário de Águas e das Ciências Ambientais – IUACA da Universidade de Alicante no nível de Doutorado. O novo acordo, ainda vigente, fomenta o intercâmbio docente e discente, pesquisas e publicações conjuntas, além de atividades de ensino correlatas à temática de águas.

Em 2013, após doze anos de contato para a implementação da supervisão conjunta internacional no campo da Ciência Jurídica, e oito anos de sua implementação efetiva, 27 estudantes da Universidade de Alicante e 36 da Univali já haviam obtido um duplo diploma endossado por ambas as instituições acadêmicas. Nesse ano, o reitor da Universidade de Alicante, professor Dr. Manuel Palomar, realizou uma reunião oficial com a delegação brasileira e os estudantes participantes daquele ano. No total, cerca de cinquenta alunos estavam envolvidos, dos quais doze pertenciam ao programa de Mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade.

No ano de 2011, os reitores da Univali e da Universidade de Alicante se encontraram no campus da universidade espanhola para fortalecer as relações internacionais já existentes entre as duas universidades. Durante o encontro, assinaram o Convênio Marco de Colaboração Universitária Internacional entre a Univali e a Universidade de Alicante, que promove a troca mútua de conhecimentos científico-culturais com o intercâmbio de pesquisadores, docentes e discentes. O acordo também prevê a realização conjunta de projetos de pesquisa e a organização de colóquios internacionais, consolidando ainda mais a cooperação entre as duas instituições.

Realização

Direção Paulo Márcio Cruz
Secretaria Cristina de Oliveira Gonçalves Koch
Secretaria Roberta Pedrini Lamim
Coordenação Vanessa Ramos Casagrande
Coordenação Alexandre Zarske de Melo
Revisão Luana Abrahão Francisco
Organização Pedro Gabriel Cardoso Passos
Organização Lucas Müller Zaniz
Organização Matheus José Vequi
Organização Nicole Felisberto Maciel
Site - Design Matheus "Bobê" Campos
Site - Design Raffaela Carrião Karpinski Campos
Site - Programação Eduardo Amaro Maciel
Site - Administração João Francisco de Borba
Site - Administração Francine Lucatelli
Tradução - Eng. / Esp. Katiuska Waleska Burgos General
Tradução - Ita. Nicolò Basigli
Qualidade do meio-ambiente de trabalho Juliana Cordeiro Gonzaga

Apoio

  • Elaine Cristina Maieski - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
  • Alice Peixoto - Mestranda PPCJ/UNIVALI
  • Carla Simon - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
  • Giovana Vieira - Mestranda PPCJ/UNIVALI
  • Lucas Lima dos Anjos Virtuoso - Mestrando PPCJ/UNIVALI
  • Fernanda Debertoli - Mestranda PPCJ/UNIVALI
  • UNIVALI - Idiomas

Coordenação

Coordenador(a)
Secretário(a)
Local
Atendimento
Telefone
E-mail