Menu do Curso Seta apontando para baixo

Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas (Macroprocessos)

Pesquisadores

Pesquisadores responsáveis pelo PPCJ/UNIVALI:

  • Profª. Drª. Denise Schmitt Siqueira Garcia
  • Prof. Dr. Clovis Demarchi

Pesquisadores responsáveis pela Universidade de Caldas:

  • Profª. Drª. Carolina Valencia Mosquera
  • Prof. Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez

Pesquisadores participantes do programa pelo PPCJ/UNIVALI:

Prof. Dr. Marcos Leite Garcia
Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz
Prof. Dr. Rafael Padilha dos Santos
Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira
Profª. Drª. Denise Schmitt Siqueira Garcia
Prof. Dr. Clovis Demarchi
Prof. Dr. Zenildo Bodnar

Pesquisadores participantes do programa pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais / Universidade de Caldas:

Profª. Drª. Carolina Valencia Mosquera
Prof. Dr. Carlos Alberto Agudelo Agudelo
Prof. Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez
Prof. Dr. Juan Felipe Orozco Ospina
Prof. Dr. Milton César Jiménez Ramirez

Histórico

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto foi criado para publicizar e evidenciar a produção científica e técnica decorrente da relação acadêmica entre PPCJ/UNIVALI e a Universidade de Caldas, bem como a mobilidade docente e discente resultante da mesma, ressaltando este importante intercâmbio com um dos principais Países Sul-Americanos

Desde a sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) tem mantido constante aperfeiçoamento no estabelecimento de vínculos acadêmicos com instituições do exterior para produção cientifica e técnica. O PPCJ se inseriu no atual contexto de mudanças como um dos programas mais ativos no Brasil, mobilizando recursos materiais e humanos para intensificar a sua internacionalização, balizada por diretrizes que buscam conjugar princípios de excelência acadêmica e científica com compromissos de solidariedade com as entidades envolvidas.

A interação com outras instituições de ensino superior e pesquisa e entidades da sociedade civil ocorre de diferentes formas, que incluem titulação nos cursos de pós-graduação, programas de mobilidade discente e docente, projetos colaborativos de ensino, pesquisa e extensão, e a transferência de conhecimento aplicado. Essas ações são realizadas por meio de convênios bilaterais, projetos de extensão e de redes colaborativas.

Em 28 de junho de 2018, pela Instrução Normativa n.º 002/PPCJ/VRPI/2018, foram instituídos os PROGRAMAS DE PESQUISA INTERNACIONAIS CONJUNTOS, integrados ao contexto conjuntural e aos objetivos da internacionalização da UNIVALI internacional.

O grau de internacionalização demonstra o potencial instalado no PPCJ, para gerar e publicizar a produção acadêmica científica e técnica utilizando fontes de pesquisa localizadas nas fronteiras do conhecimento e dessa forma contribuindo para subsidiar transformações na sociedade. É neste contexto que o PPCJ, alinhado às proposições do Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional na Pós-graduação Stricto Sensu de 2021, editado e publicado pela CAPES, realiza atividades que o caracterizam como de internacionalização plena. Isto porque o PPCJ já possui consolidado os níveis de Conhecimento e Compromisso, de Implementação e de Consolidação.

Registro dos participantes do Projeto CNJ Acadêmico (AUXPE1343/2011 – Edital 20/2010) no Congreso Internacional de Justicia Comunitaria, Jugados Especiales, Sistemas Informales de Acceso a la Justicia: Diálogo de Experiencias entre Brasil y Colombia, na Universidade de Caldas em junho de 2015. Destaque para o Professor Dr. José Bolzan de Moraes (PPGD/UNISINOS), o Professor Dr. Zenildo Bodnar (PPCJ/UNIVALI), a Professora Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia (PPCJ/UNIVALI), o então doutorando Márcio Ricardo Staffen (PPCJ/UNIVALI), o então doutorando Marcelo Moura (PPGD/UNISINOS) e o doutorando Edgar Amaya (Universidad Nacional de Colombia)

A Universidade de Caldas é uma das principais universidades latino-americanas que possui vínculo de internacionalização com a UNIVALI. Em específico, a Universidade de Caldas compartilha a internacionalização com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ/UNIVALI), com o vínculo de pesquisa internacional recíproca no nível da graduação em dupla titulação com Caldas.

No ano de 2011 iniciaram as tratativas para a dupla titulação dos cursos de Mestrado com a Universidade de Caldas, na Colômbia, e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), por iniciativa do Professor Dr. Paulo Márcio Cruz pela UNIVALI e do Professor Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez pela Universidade de Caldas. O Professor Dr. Paulo Márcio Cruz, na condição de professor visitante da Universidade de Alicante, participou da banca de doutorado do Professor Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez.

Em setembro de 2013 foi assinado o acordo específico, que permite a dupla titulação entre o Curso de Mestrado em Ciência Jurídica da UNIVALI e o Mestrado em Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas, bem como pesquisas, eventos, projetos de pesquisa, dissertações, publicações de artigos, capítulos de livro e livros, pelos docentes e discentes de ambas as universidades.

As defesas de dissertações em dupla titulação, com base no convênio PPCJ/UNIVALI e Mestrado em Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas se iniciaram em 2015.

Defesa do mestrando André Luiz Staack (aluno PPCJ/UNIVALI) em dupla titulação com a Universidade de Caldas, realizada no dia 13 de março de 2018. Participaram da banca: o Prof. Dr. Cesar Luiz Pasold (PPCJ/UNIVALI), o Prof. Dr. Carlos Alberto Agudelo Agudelo (Universidade de Caldas), a Profa. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia (PPCJ/UNIVALI) e o Prof. Dr. Orlando Luiz Zanon (PPCJ/UNIVALI).

11º Seminario internacional de Gobernanza y Sustentabilidade y 7º Seminario Internacional de Democracia y Constitucionalismo.

Em decorrência da sólida parceria existente com a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas, em 15 de agosto de 2024, o PPCJ/UNIVALI firmou acordo de cooperação com a Universidad de Manizales para mobilidade acadêmica, dupla titulação no curso de Doutorado em Ciência Jurídica e cooperação interinstitucional abrangendo 3 (três) universidades, sendo elas o PPCJ/UNIVALI, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas e a Universidade de Manizales, no intuito de unir esforços para a mobilidade de estudantes e professores e para a realização de pesquisas e publicações conjuntas entre as universidades envolvidas e os dois países. A notícia completa pode ser acessada através do link: https://umanizales.edu.co/umedia/umanizales-establece-convenios-de-cooperacion-con-universidad-del-brasil.

No dia 17 de novembro de 2024, foram recebidos pelo reitor da UNIVALI, Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, os primeiros alunos Colombianos do consórcio PPCJ/UNIVALI, a Universidad de Manizales (Caldas, Colômbia) e a Universidad de Caldas (Colômbia), para iniciarem o Curso de Doutorado. O acordo prevê a qualificação de profissionais colombianos no nível de Doutorado.

PUBLICAÇÃO EBOOK COM TEXTOS PUBLICADOS NO QUADRIÊNIO 2021/2024
O livro Constitucionalismo, Democracia e Sustentabilidade representa uma fase avançada entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UNIVALI e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas, e que consolida a internacionalização da produção acadêmica no âmbito do Programa de Pesquisa Internacional Conjunto. Desde a sua criação, por meio da Instrução Normativa nº 002/PPCJ/VRPI/2018, de 28 de junho de 2018, o Programa tem promovido a integração entre as universidades, fomentando a mobilidade acadêmica e fortalecendo o compromisso com a pesquisa científica e técnica de excelência.

Autoavaliação

No intuito de buscar sempre a excelência na formação do corpo discente, constante aperfeiçoamento do corpo docente, incremento da sua produção científica e sua internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica – PPCJ/UNIVALI participa do processo de Avaliação Institucional desde o início e, a partir de 2020, iniciou a implantação do sistema de autoavaliação complementar, conforme proposta da CAPES, para examinar, sistematicamente, suas atividades e seus objetivos, identificar problemas e deficiências, bem como suas causas, com vistas ao desenvolvimento da consciência pedagógica, da capacidade do corpo docente e técnico e dos vínculos com a sociedade.

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas é submetido à autoavaliação institucional, especificamente a partir dos seguintes itens:

  • Instituição e manutenção de planejamento de curto, médio e longo prazos do programa, com seus objetivos, prioridades, metas e ações, no qual são considerados: projetos de expansão e de cooperação com outros programas, incremento da qualidade da produção intelectual, da qualidade na formação de recursos humanos, e melhoria da inserção social e internacionalização;
  • Participantes de grupos de pesquisa interinstitucionais, de redes de pesquisa ou com vínculos internacionais organizados com períodos de visitas técnicas, ou como professores visitantes, que tenham capacidade de atração de discentes;
  • Participação de docentes em cargos de direção e conselhos em sociedades científicas nacionais e internacionais.

Delimitação Temática

O convênio de dupla titulação entre o PPCJ/UNIVALI e a Universidad de Caldas resulta em pesquisas, dissertações, eventos, projetos, publicações de artigos e demais materiais acadêmico-científicos pelos docentes e discentes de ambas as universidades.

O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto com a Universidade de Caldas atua com a seguinte delimitação temática:

  • Governança e Sustentabilidade;
  • Direitos Humanos e Constitucionalismo.

As atividades desenvolvidas contribuem ao desenvolvimento da Ciência Jurídica, considerando a idealização, implementação e o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - os (ODS/ONU: 1) erradicação da pobreza, 2) fome zero e agricultura familiar, 4) educação de qualidade, 5) igualdade de gênero, 8) trabalho decente e crescimento econômico, 10) redução das desigualdades, e 16) paz, justiça e instituições eficazes – e do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina (PDSC 2030), em seus diferentes eixos, como Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio ambiente e Gestão Pública.

Imagem com todas as ODS

Discentes estrangeiros com participação no Mestrado em Dupla Titulação, PPCJ/UNIVALI e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas e atividades que exercem

Discentes brasileiros com participação no Mestrado em Dupla Titulação, PPCJ/UNIVALI e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas e atividades que exercem

Fomentos recebidos para atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do Programa de Pesquisa Internacional Conjunto PPCJ/UNIVALI e Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas

Cátedra Jean Monnet de Integração Europeia – Conselho Europeu Participação conjunta do PPCJ/UNIVALI e o PPGDMT/UNIVALI.

O Módulo Jean Monnet é desenvolvido pelo PPCJ e conta com a participação do Programa de Pós-graduação em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT) – UNIVALI.
  • Objeto: apoiar estudos sobre integração europeia que envolvem temas relacionados à origem e evolução das Comunidades Europeias e da União Europeia, em todos os seus aspectos. Ademais, abordam a análise das dimensões interna e externa da integração, incluindo o papel da União Europeia no diálogo entre povos e culturas e nos esforços para concretizar a paz mundial;
  • Professor Responsável: Prof. Dr. Rafael Padilha dos Santos;
  • Duração: março 2011 até fevereiro 2015 com renovação em setembro 2023 até setembro 2027.

Erasmus + - Conselho Europeu

  • Objeto: projeto Erasmus +, submetido pela Universidade de Perugia em parceria com o PPCJ/UNIVALI foi aprovado pela Comissão Europeia com a finalidade de fomentar a cooperação e mobilidade dos países europeus junto aos países parceiros;
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=P1D6H5At2Lo&t=62s;
  • Professores Responsáveis: Prof. Dr. Maurizio Oliviero (UNIPG); Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz (UNIVALI);
  • Duração: julho 2015 até julho 2018;

Projeto CNJ Acadêmico – Conselho Nacional de Justiça – Brasil

  • Objeto: projeto de pesquisa que apresenta como objetivo cooperar com o Conselho Nacional de Justiça no desenvolvimento de investigações científicas, com integração do PPCJ/UNIVALI com o PPGD/UNISINOS. A principal meta a ser atingida é identificar questões relevantes que possam efetivamente contribuir com a proposição de políticas judiciárias destinadas ao aperfeiçoamento e a melhora contínua dos Juizados Especiais Federais. O tema da pesquisa refere-se à investigação do funcionamento e a estrutura dos Juizados Especiais e Turmas da Justiça Federal. O objetivo principal será dotar o Conselho Nacional de Justiça de informações precisas a respeito de aspectos importantes sobre o funcionamento dos Juizados Especiais e Turmas Recursais da Justiça Federal.;
  • Professores Responsáveis: Prof. Dr. Zenildo Bodnar (UNIVALI); Prof. Dr. José Luiz Bolzan de Moraes (UNISINOS);
  • Duração: novembro 2011 até novembro 2015;
  • Valores captados: R$ 454.580,00;

Missão de Estudos na Universidad Nacional de Colombia e na Universidad de Caldas. Na foto, o Professor Dr. Zenildo Bodnar (PPCJ/UNIVALI), o então bolsista Marcelo Moura (PPGD/UNISINOS), o Prof. Dr. Jose Luiz Bolzan de Moraes (UNISINOS), a Profa. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia (PPCJ/UNIVALI) e o então bolsista Prof. Dr. Márcio Ricardo Staffen (PPCJ/UNIVALI).

Chamada Pública 14/2023 - CNPq

  • Natureza: Pesquisa;
  • Projeto: “Protagonismo e desafios das cidades brasileiras sobre as mitigações das mudanças climáticas: construção de estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental – experiências Brasil, Moçambique, Colômbia e Espanha”, junto ao CNPq sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza";
  • Descrição: A proposta contempla como objetivos a) analisar e desenvolver técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades sustentáveis, bem como contribuir na elaboração de mecanismos jurídicos para integração da governança climática nas cidades sustentáveis e a implementação dos direitos sociais e ambientais das populações vulneráveis nas cidades face às mudanças climáticas no contexto brasileiro, compartilhando experiências entre pesquisadores do Brasil, Colômbia, Moçambique e Espanha; b) a problemática centra-se na falta de metodologia para planejar e executar estratégias de adaptação nas cidades brasileiras a partir do arcabouço legal, das tecnologias, da infraestrutura e mitigações das mudanças climáticas. Tem como hipótese: Coletando dados para adoção de estruturas jurídicas flexíveis e inclusivas, aliada a mecanismos de participação pública robustos, pode fortalecer a integração da governança climática nos planos diretores municipais, proporcionando maior proteção dos direitos das populações vulneráveis e alcançando uma abordagem mais equitativa diante dos desafios das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Tem-se a plausibilidade considerando as tendências recentes de reconhecimento da importância da governança climática e da inclusão das populações vulneráveis nas políticas públicas, com abordagens mais flexíveis e participativas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, reconhecendo a colaboração entre diferentes atores, incluindo comunidades locais. A metodologia contempla o método indutivo e técnicas de levantamento de dados das cidades brasileiras, com as devidas contribuições das cidades espanholas, colombianas e moçambicanas;
  • Equipe de pesquisadores: Adilor Danieli; Alexandre José Mendes; Denise Schmitt Siqueira Garcia; Josemar Sidinei Soares; Osvaldo Agripino de Castro Junior; Ricardo Stanziola e Zenildo Bodnar;
  • Colaboradores: Amadeu Alves Miguel (Moçambique); Andres Molina Gimenez (Espanha); Antônio Jorge Barbosa da Silva (Amazonas - Brasil); Leticia Serrano Estrada (Espanha); Pablo Martí Ciriquián (Espanha); Solange Almeida Holanda Silvio (Amazonas – Brasil); Cláudia Alexandra Munevar Quintero (Colômbia);
  • Alunos da Pós-Graduação/PPCJ: Giovana Beatriz Riehs Lucaora (aluna do doutorado); João Luiz Pereira Azzi (aluno do mestrado) e Jéssica Lopes Ferreira Bertotti (aluna do doutorado);
  • Bolsa de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) realizado na Universidade de Alicante; Prof. Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023. Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023;
  • Prof. Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023;
  • Prof. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia, com bolsa CNPq através do Edital 14/2023;
  • Doutorado sanduiche no exterior realizado na Universidade de Alicante: Doutorandas Giovana Beatriz Riehs Lucaora e Jéssica Lopes Ferreira Bertotti;
  • Situação: Em andamento; Período de execução (2024-2026);
  • Discentes envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2).

Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021

  • Título: "Aportes tecnológicos das smart cities à consolidação de cidades sustentáveis: técnicas e métodos para planejar a implantação no contexto brasileiro";
  • Descrição: Cidades Inteligentes e Sustentáveis é tema que trata de permitir a interação direta com a infraestrutura e monitoramento do que está acontecendo na cidade, ajudando tanto o poder público quanto o cidadão no planejamento, no reconhecimento de problemas em tempo real e na ação para corrigi-los, discutir e enfrentar questões sensíveis à cidade e sua sustentabilidade. A proposta contempla analisar, desenvolver e propor técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades inteligentes-sustentáveis no contexto brasileiro, de acordo com a Agenda 2030 da ONU. A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar cidades inteligentes e sustentáveis a partir do arcabouço legal, das tecnologias e da infraestrutura existente de computação ubíqua no Brasil, dada a ausência de bibliografia ou políticas de apoio. A hipótese é a de que coletando dados das iniciativas de IoT e estratégias correlatas em uso nas principais Smart Cities do Brasil e do mundo, é possível obter dados suficientes para desenvolver uma teoria nacional, métodos e técnicas para identificação de estratégias nacionais de curto, médio e longo prazos, para que as cidades brasileiras se tornem inteligentes e sustentáveis. A metodologia contempla em uma primeira fase, a partir das práticas e estrutura legal, realizar levantamento dos planejamentos estratégicos em Internet das Coisas (IoT) e demais iniciativas tecnológicas em uso, que caracterizam o fenômeno das Smart Cities em cidades como Barcelona, Madri, Nova York e São Paulo. A proposta é plausível, vez que a cidade de Nova York publicou o The New York City Internet of Things Strategy, que consolida as estratégias adotadas para se tornar uma Smart City com a mesma metodologia ora sugerida, ou seja, a partir do levantamento da infraestrutura existente e das tecnologias de IoT já implantadas pelas agências municipais (450 casos, incluindo iniciativas privadas, puderam consolidar sua estratégia);
  • Situação: Em andamento;
  • Natureza: Pesquisa;
  • Integrantes: Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza (Univali) – Coordenadora / Denise Schmitt Siqueira Garcia (Univali) – Integrante / Heloise Siqueira Garcia (Univali) – Integrante / Pablo Martí (Alicante) – Integrante / Leticia Serrano (Alicante) – Integrante / Ricardo Stanziola Vieira – Integrante.
  • Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projetos de pesquisa

É por meio dos projetos de pesquisa que são articuladas e organizadas as propostas de investigação do PPCJ/UNIVALI. Com base neles é que se concretiza toda a produção intelectual (bibliográfica e técnica) do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica do PPCJ/UNIVALI e da dupla titulação com o Curso de Mestrado em Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Caldas/Colômbia.

São os projetos de pesquisa que proporcionam aos pesquisadores contato antecipado com temas que, futuramente, poderão compor no todo ou em parte, seus trabalhos de dissertação e tese, além dos produtos científicos delas decorrentes.

Com base na delimitação temática proposta com a Universidade de Caldas, as produções intelectuais estão relacionadas aos seguintes projetos de pesquisa:

Democracia e Estado no Século XXI: Transnacionalidade e Assimetria

O que justifica as pesquisas expressas neste Projeto é a necessidade de se sistematizar, em produtos científicos, as teorias contemporâneas que tratam da substituição do Estado Constitucional Moderno por outra estrutura jurídico-política estatal que, ao contrário da “civilização dos contratos e da propriedade privada individualista" da modernidade, possa privilegiar o socioambientalíssimo, ser includente, distribuidora de riquezas e que privilegie a justiça social e a igualdade de condições de vida. O objetivo das investigações é a partir das teses e teorias contemporâneas sobre as crises do Estado Constitucional Moderno, demonstrar os anacronismos teórico-jurídicos das bases lógicas que o sustentam. O novo ambiente global e seus reflexos exigem das instituições de pesquisa descrições científicas e formulações teóricas que possam sustentar essa transição. As pesquisas partem da convicção, sustentada pela realidade mundial atual e pelos trabalhos científicos sobre ela elaborada, no sentido de que o Estado Constitucional Moderno se inabilita crescentemente no mister de coordenação da vida social, econômica, cultural e política no Século XXI. Objetiva-se também a efetivação de investigações que possam contribuir para a discussão sobre o Estado no Século XXI e a formação de recursos humanos aptos a discutir as teses e teorias contemporâneas sobre a crise, o futuro e a superação democrática do Estado Constitucional Moderno. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Paulo Márcio Cruz.

Na foto, o Prof. Dr. Javier Gonzaga Valencia (Universidade de Caldas), o Prof. Dr. Rafael Padilha (PPCJ/UNIVALI), o Prof. Dr. José Luiz Bolzan de Moraes (UNISINOS) e a Profa. Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia (PPCJ/UNIVALI). Em novembro de 2018 esteve na Universidade do Vale do Itajaí o Professor Doutor Javier Gonzaga Valencia Hernandez, ministrando palestra no 10º Seminário Internacional de Democracia e Constitucionalismo, que ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro de 2018.

Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade

A pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade, está amparado por disciplinas emergentes da concepção filosófica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, com temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política; as quais são promovidas pela atual conjuntura globalizada; atende às novas demandas em assuntos relacionados à Transnacionalidade e à Sustentabilidade. Pesquisar temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e transnacionalidade é um dos seus objetivos primordiais. Visa incentivar a pesquisa em três eixos temáticos estratégicos para o Desenvolvimento e o Planejamento da sociedade e está diretamente conectada com as demais Linhas de Pesquisa do Programa, oferecendo aos alunos e à comunidade acadêmica a oportunidade de um amplo debate sobre o presente e o futuro da vida em sociedade. A Coordenadora geral do Projeto é a professora Dra. Denise Schmitt Siqueira Garcia.

Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

O projeto tem como objetivos realizar pesquisas relacionadas aos temas de Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade em países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e EUA, com o intuito de fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional entre os países em que o PPCJ possui convênios específicos. São projetos pertencentes a este projeto macro: Constitucionalismo, Estado e Democracia na Pós-Modernidade, Direito da Lusofonia, Direito e Governança Regulatória, Direito e Transnacionalidade, Direitos Humanos, Ética e Sustentabilidade, Governança, Gestão Pública e Administração Socioambiental, Sistemas Jurídicos nacionais e democracia em países emergentes. A coordenadora geral do projeto é a Prof.ª Dr.ª Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.

Biodireito, Ética e Fundamentação dos Direitos Humanos

O projeto tem como objetivo o estudo dos fundamentos dos direitos humanos baseados nos valores de natureza e no critério ético do humano. Visa examinar as noções de dignidade e valor humano. Trabalhar a relação do homem com a tecnologia destacando as vertentes filosóficas e sociológicas. Estudar as perspectivas trans humanistas e pós-humanistas. As investigações perpassam a tradição filosófica dos gregos até a filosofia contemporânea focando na ideia de um critério ôntico-humanista como norteador da prática jurídica, da elaboração da norma à sua interpretação e aplicação pelo jurista, como forma de construção de um sistema jurídico funcional ao desenvolvimento individual e social. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Marcos Leite Garcia.

Fundamentos Teóricos Contemporâneos dos Princípios e Garantias Constitucionais

As alterações contemporâneas da noção de Estado, diante da globalização e da fusão de tradições jurídicas (civil law e common law), demanda a releitura da compreensão do jurídico e do reestabelecimento de seu lugar e função no contexto democrático. O Constitucionalismo, assim, passa a ocupar um novo papel no cenário jurídico contemporâneo, entre os que defendem uma função dirigente e os que sustentam uma reflexibilidade. De outro lado, a compreensão adequada da teoria dos princípios constitucionais não pode mais ser realizada em face da hermenêutica fundamentada na filosofia da consciência, precisando de uma sofisticação hermenêutica propiciada pela filosofia da linguagem. Diante deste quadro, o sentido do projeto de pesquisa é o de indicar uma compreensão adequada, embora de conteúdo variado, dos Princípios e Garantias Constitucionais diante das recentes alterações da dinâmica das relações jurídicas mundiais, com reflexos no contexto brasileiro. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Rafael Padilha dos Santos.

Democracia, Estado e Constituição na Pós-Modernidade

O objeto de estudos da pesquisa são as teorias acerca do futuro do Estado, do conceito moderno de Soberania e sua possível superação democrática. Enquanto investigações restringem-se a identificar as crises que atingem o Estado, o objeto de estudos do projeto de pesquisa em tela vai mais além. O que se pretende é confeccionar produtos científicos que demonstrem a falência do Estado e sua Soberania Moderna como instrumentos de organização dos poderes públicos e de sua atuação, tanto no plano interno como no plano externo. Pretende sistematizar, analisar e criticar as propostas para a superação democrática do Estado Constitucional Moderno, ou seja, o conjunto de proposições teóricas destinadas a superar democraticamente este Estado. O fenômeno da crise atual do Estado está baseado na exaustão quase completa do conceito moderno de Soberania da Nação. Na atualidade, parece que os Chefes de Governo podem ser os últimos a dar-se conta de que eles e seus ministros perderam a autoridade que tinham sobre as Sociedades e as economias nacionais. Seu controle sobre os resultados é, muitas vezes, efêmero, ineficaz. Por esta razão, acredita-se que chegou o momento de reconsiderar boa parte das ideias e teorias que orientaram a organização jurídico-estatal, tanto na Europa como nas Américas. O estudo das sucessivas crises do Estado e de sua Soberania começam a convencer muitos dos pesquisadores dedicados à Ciência Jurídica, sobre a necessidade de se reconsiderar o próprio Estado como pressuposto para a existência da denominada Nação Jurídica. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Orlando Luiz Zanon Junior.

Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Democracia e Participação no Estado Democrático de Direito

O projeto investiga as imbricações na relação entre participação popular por meio de movimentos sociais, efetivando a democracia com a implementação de políticas públicas no contexto do Estado Democrático de Direito. A produção cientifica propõe buscar elementos para a concretização dos direitos sociais, analisar os instrumentos que o Estado Democrático de Direito disponibiliza para a efetivação de direitos sociais, provocar discussões sobre a atuação dos movimentos sociais e analisar efetividade das políticas públicas. O Coordenador geral do Projeto é o professor Dr. Clovis Demarchi.

Produção Intelectual

Quadriênio 2021-2024

Produção intelectual/bibliográfica

A produção intelectual/bibliográfica docente e discente, obedece a seguinte delimitação temática: a) Governança e Sustentabilidade; b) Direitos Humanos e Constitucionalismo que dialogam com projetos e pesquisas consonantes às linhas de pesquisa do Mestrado. Resultados obtidos:

    Produção intelectual/técnica – quadriênio 2021-2024.
      Mobilidade docente e discente
      Docentes do PPCJ/UNIVALI para a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas - Professores visitantes por reciprocidade
        Docentes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas para a UNIVALI - Professores visitantes por reciprocidade
        • Profª. Drª. Carolina Valencia Mosquera - Docente Permanente da Universidade de Caldas. Pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE CALDAS. Professora visitante de Caldas no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI (Currículo).
        • Prof. Dr. Carlos Alberto Agudelo Agudelo - Docente Permanente da Universidade de Caldas. Pesquisador vinculado ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE CALDAS. Professor visitante de Caldas no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI (Currículo).
        • Prof. Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez - Docente Permanente da Universidade de Caldas. Pesquisador vinculado ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE CALDAS. Professor visitante de Caldas no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI (Currículo).
        • Prof. Dr. Juan Felipe Orozco Ospina - Docente Permanente da Universidade de Caldas. Pesquisador vinculado ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE CALDAS. Professor visitante de Caldas no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI (Currículo).
        • Prof. Dr. Milton César Jiménez Ramirez - Docente Permanente da Universidade de Caldas. Pesquisador vinculado ao Programa de Pesquisa Internacional conjunto PPCJ/UNIVALI e a UNIVERSIDADE DE CALDAS. Professor visitante de Caldas no PPCJ/UNIVALI. Bolsa Fundação UNIVALI (Currículo).
        Discentes do PPCJ/UNIVALI que realizam ou realizaram atividades de ensino e pesquisa na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas quadriênio 2021-2024
        • Eduardo Augusto Fernandes - Mestrado
        • Matheus José Vequi - Mestrado
        • João Henrique Pickcius Celant - Mestrado
        • Gabriela Rangel da Silva - Mestrado
        • Célia Regina Capeleti - Mestrado
        • André Luiz Staack - Mestrado
        • Everson Vieira Machado - Mestrado
        • Helio Lentz Puerta Neto - Mestrado
        • Norberto Hafermann Neto - Mestrado
        • Guilherme Diehl de Azevedo - Mestrado
        Discentes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas para a UNIVALI quadriênio 2021-2024
        • Andrea Julieta Rodríguez Toro - Mestrado
        • Carlos Esteban Alvarado Cruz - Mestrado
        • Fernando Arcila Castellanos - Mestrado
        • Gustavo Andrés Cano Cadavid - Mestrado
        • Jorge Éduar Ocampo Suárez - Mestrado
        • Juan Antonio Londoño García - Mestrado
        • Leonardo Parra Cubides - Mestrado
        • Manuel Felipe Grisales Mesa - Mestrado
        • Natalia Carmona Giraldo - Mestrado
        • Yesica Tatiana Herrera Giraldo - Mestrado

        Quadriênio Anterior a 2021

        Produção intelectual/bibliográfica
          Produção intelectual/técnica
            Mobilidade docente e discente
            Docentes do PPCJ/UNIVALI para a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
            • Prof. Dr. Clovis Demarchi
            • Prof. Dr. Márcio Ricardo Staffen
            • Prof. Dr. Marcos Leite Garcia
            • Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz
            • Prof. Dr. Rafael Padilha dos Santos
            • Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira
            • Prof. Dr. Zenildo Bodnar
            • Profª. Drª. Denise Siqueira Garcia
            • Profª. Drª. Luciene Dal Ri
            • Profª. Drª. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza
            Docentes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas para a UNIVALI - Professores visitantes para pesquisa através de projetos aprovados em agências de fomento
            • Profª. Drª. Claudia Alexandre Munévar Quintero
            • Profª. Drª. Carolina Valencia Mosquera
            • Prof. Dr. Carlos Alberto Agudelo Agudelo
            • Prof. Dr. Javier Gonzaga Valencia Hernandez
            • Prof. Dr. Juan Carlos Yepes Ocampo
            • Prof. Dr. Juan Felipe Orozco Ospina
            • Prof. Dr. Mario López Becerra
            • Prof. Dr. Milton César Jiménez Ramirez
            • Prof. Dr. Paulo Bernardo Arboleda Ramírez
            Discentes do PPCJ/UNIVALI que realizam ou realizaram atividades na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas anterior a 2021
            • André Luiz Staack - Mestrado
            • Célia Regina Capeleti - Mestrado
            • Everson Vieira Machado - Mestrado
            • Gabriela Rangel da Silva - Mestrado
            • Guilherme Diehl De Azevedo - Mestrado
            • Helio Lentz Puerta Neto - Mestrado
            • João Henrique Pickcius Celant - Mestrado
            • Norberto Hafermann Neto - Mestrado
            Discentes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/Universidade de Caldas que realizam ou realizaram atividades no PPCJ/UNIVALI anterior a 2021
            • Adriana Cardona Jimenez Luz - Mestrado
            • Andrea Carolina Castro Villamil - Mestrado
            • Anny Zuleyma Palacios Ibargüen - Mestrado
            • Catalina Triana Navas - Mestrado
            • Diana Isabel Marin Posada - Mestrado
            • Edison Leandro Rivera Rueda - Mestrado
            • Jimena Cardona Cuervo - Mestrado
            • José David Gómez Martínez - Mestrado
            • Kelly Paola Romaña Mosquera - Mestrado
            • Kelly Tatiana Vergara Ramirez - Mestrado
            • Mercedes Quiñonez Herrera - Mestrado
            • Sori Mildonia Morales Sepúlveda - Mestrado

            Realização

            Direção Paulo Márcio Cruz
            Secretária Cristina de Oliveira Gonçalves Koch
            Secretária Roberta Pedrini Lamim
            Coordenação Vanessa Ramos Casagrande
            Coordenação Alexandre Zarske de Melo
            Revisão Luana Abrahão Francisco
            Organização Pedro Gabriel Cardoso Passos
            Organização Lucas Müller Zaniz
            Organização Matheus José Vequi
            Organização Nicole Felisberto Maciel
            Site - Design Matheus "Bobê" Campos
            Site - Design Raffaela Carrião Karpinski Campos
            Site - Programação Eduardo Amaro Maciel
            Site - Administração João Francisco de Borba
            Site - Administração Francine Lucatelli
            Tradução - Eng. / Esp. Katiuska Waleska Burgos General
            Qualidade do ambiente de trabalho Juliana Cordeiro Gonzaga

            Apoio

            • Elaine Cristina Maieski - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
            • Alice Peixoto - Mestranda PPCJ/UNIVALI
            • Carla Simon - Doutoranda PPCJ/UNIVALI
            • Giovana Vieira - Mestranda PPCJ/UNIVALI
            • Lucas Lima dos Anjos Virtuoso - Mestrando PPCJ/UNIVALI
            • Fernanda Debertoli - Mestranda PPCJ/UNIVALI
            • UNIVALI - Idiomas

            Coordenação

            Coordenador(a)
            Secretário(a)
            Local
            Atendimento
            Telefone
            E-mail