Colégio de Aplicação

 Missão e Diretrizes

Missão e Diretrizes


Visão

Ser referencial na Educação Básica, promovendo a formação do ser humano, indispensável para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Missão

Promover a educação e a socialização do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, visando a formação do ser humano crítico e ético e a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.

Diretrizes do Colégio de Aplicação para todos os níveis de ensino

  • Identidade, como instituição de educação de crianças e jovens, e que essa identidade seja diversificada em função das características do meio social e da clientela. Diversidade necessária para contemplar as desigualdades nos pontos de partida de seu alunado, que requerem diferenças de tratamento como forma mais eficaz de garantir a todos um patamar comum nos pontos de chegada;

  • Visão orgânica do conhecimento, afinada com as mutações que o acesso à informação causa no modo de abordar, analisar e explicar a realidade;

  • Disposição para perseguir essa visão, organizando e tratando os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;

  • Compromisso com o desenvolvimento integral do aluno;
  • Adoção de uma concepção pedagógica que favoreça a interação, a construção e a vivência do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da identidade, da autonomia e da cidadania;

  • Implementação de uma prática pedagógica que vincule a iniciação à pesquisa e ao conhecimento tecnológico diante das várias formas de comunicação e informação para o desenvolvimento criativo de habilidades e competências;

  • Iniciação à pesquisa e à extensão;
  • Articulação entre Educação Básica e Ensino Superior como fonte de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, espaço para a formação de profissionais e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos;

  • Preparação básica para o mundo do trabalho e para a cidadania do educando, continuando a aprender, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento;

  • Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

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