IV Jornada do Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade no contexto da CT&I Nacional e Internacional

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)


por Profº Carlos Ricardo Rossetto | 07/10/2024
​​​​​​Descrição

O evento intitulado IV Jornada do Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade no contexto da CT&I Nacional e Internacional pretende discutir o papel do conhecimento, da inovação e da sustentabilidade no contexto da CT&I nacional e internacional, considerando a promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais discutindo temas, tais como: Parques de Ciência, Tecnologia e Inovação; Ecossistemas Empreendedores; empreendedorismo sustentável; Gestão de políticas públicas para cidades inteligentes; Implantação da Tecnologia para Sustentabilidade; e Inovação Social. A IV Jornada ocorrerá no Auditório da Farmácia localizado no Campus da Univali em Itajaí. Ele conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).​

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto
Prof. Dr. Fernando Lenzi
Prof. Dr. Gustavo Behling
Prof. Dr. Carlos Marcelo Ardigó
Prof. Dr. Pablo Flôres Limberger

Submissão
Consórcio Doutoral e Mestral - (Remoto)

Serão desenvolvidos dois consórcios, um doutoral e outro mestral. Os alunos da pós-graduação de programas em administração, políticas públicas, turismo e correlatos, enviarão seus projetos de teses e dissertações com o propósito de serem avaliados por uma banca de dois professores escolhidos pela comissão organizadora do evento.

Regras do Consórcio Doutoral e Mestral Regras do Consórcio Doutoral e Mestral.pdf

Template para apresentação Template para apresentação_IV Jornada.pptx
Programação das Sessões Consórcio Doutoral e Mestral Programação das Sessões Consórcio Doutoral e Mestral.pdf


Datas Importantes

Período de submissão: 29/07 até 09/09/2024
Divulgação dos resultados: 13/09/2024
Data limite para confirmar a participação (inscrição no evento): 20/09/2024
Divulgação da programação: 27/09/2024

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Carlos Marcelo Ardigó (UNIVALI)
Prof. Dr. Pablo Flôres Limberger (UNIVALI)
Profª. Drª. Suzete Antonieta Lizote (UNIVALI)
Prof. Dr. Duarte Xara-Brasil (Instituto Politécnico de Setúbal - Portugal)
Profª. Drª. Leonor Vacas de Carvalho (Universidade de Évora - Portugal)

​​Programação

Local: Univali – Campus Itajaí - Auditório 4 – Bloco E1

Dia 1 - 07/10/2024

13h30 às 17h30 - Consórcio Doutoral e Mestral (Remoto)

Serão desenvolvidos dois consórcios, um doutoral e outro mestral. Os alunos da pós-graduação de programas em administração, políticas públicas, turismo e correlatos, enviarão seus projetos de teses e dissertações com o propósito de serem avaliados por uma banca de dois professores escolhidos pela comissão organizadora do evento.

19h às 19h30 - Abertura do Evento (Presencial/Remoto)

Com a participação do Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, Reitor da UNIVALI; Prof. Dr. Rogério Corrêa, Vice-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UNIVALI; Profa. MSc. Francine Simas Neves, Diretora da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da UNIVALI; Profa. Dra. Fátima de Campos Buzzi - Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIVALI; Profa. Dra. Rosilene Marcon, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração; Profa. Dra. Tatiana Ghedine, Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística e Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto, representante da Comissão Organizadora do evento.

19h45 às 21h15 - Mesa-Redonda 1 - Parques de Ciência, Tecnologia e Inovação: Possibilidades de desenvolvimento e tendências futuras (Presencial/Remoto)

Discutir Parques de Ciência, Tecnologia e Inovação como instrumento importante para mostrar o panorama nacional dos ambientes de inovação, Centros de Inovação e ações de base tecnológica no país. Há no Brasil um potencial muito grande para a convergência de projetos e iniciativas, tendo os parques tecnológicos como indutor de ciência, tecnologia e inovação em aplicações para desafios comuns e coletivos da população, da indústria e da própria gestão pública.

Dia 2 - 08/10/2024

13h30 às 15h30 - Mesa-Redonda 2 - Sustentabilidade no Desenvolvimento de Ecossistemas Empreendedores (Presencial/Remoto)

O empreendedorismo sustentável é uma prática de negócio que busca integrar a sustentabilidade ambiental, social e econômica no desenvolvimento de uma empresa. É importante que os empreendedores procurem criar negócios que sejam ecologicamente responsáveis, socialmente justos e economicamente viáveis. A mesa discutirá a importância do empreendedorismo sustentável e como criar um negócio

responsável com o meio ambiente em mente.

15h45 às 17h45 - Mesa-Redonda 3 – Tecnologia e Sustentabilidade: Soluções Inteligentes para Desafios Socioambientais (Presencial/Remoto)

Propor uma visão geral de como a tecnologia está sendo utilizada para promover a sustentabilidade. Discutir soluções baseadas em tecnologia que visam reduzir impactos ambientais, melhorar a eficiência dos recursos e apoiar práticas empresariais sustentáveis. Explorar como a tecnologia pode impactar positivamente as comunidades e economias locais fomentando o desenvolvimento econômico sustentável.

19h30 às 21h30 - Mesa-Redonda 4 - Gestão Portuária como Indutor do Desenvolvimento (Presencial/Remoto)

Elencar e propor caminhos aos desafios da gestão portuária quanto a absorção de novos conhecimentos e inovação. O objetivo desta mesa redonda é debater os desafios para adoção da tecnologia e da inovação no desenvolvimento dos portos, promovendo a eficiência logística e a mobilidade. Proporcionar um ambiente de discussão e troca de experiências, possibilitando que os participantes se envolvam na problemática da gestão portuária, reconhecendo-a como indutor do desenvolvimento local, nacional e internacional.

Dia 3 - 09/10/2024

8h30 às 10h30 - Mesa-Redonda 5 - Inovação Social: Transformando Ideias em Ação (Presencial/Remoto)

Abrir um espaço de diálogo e colaboração dedicado a explorar como novas ideias, práticas e tecnologias estão sendo aplicadas para resolver desafios sociais complexos. A mesa-redonda visa discutir iniciativas inovadoras que não apenas promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, mas também inspirem a criação de soluções eficazes e escaláveis. Através de debates construtivos e exemplos práticos, a mesa redonda busca catalisar um movimento de transformação positiva, onde a criatividade e a colaboração se encontram para moldar um futuro mais justo e equitativo.

13h30 às 15h30 - Mesa-Redonda 6 – Gestão de políticas públicas para cidades inteligentes (Presencial/Remoto)

Debater como utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos habitantes e promover cidades mais sustentáveis, seguras e eficientes é uma temática extremamente relevante no âmbito dos ODS. Instigar os participantes com a problemática enfrentada pela Gestão de políticas públicas para cidades inteligentes.

16h - Encerramento da IV Jornada do Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade ​​

Mais Informações

Local: Univali – Campus Itajaí - Auditório 4 – Bloco E1
Responsável: Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto
E-mail: rossetto@univali.br​

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.​



  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade