O Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior das Américas e terceiro maior do mundo.
O que fazemos
O MOVI tem como objetivo desenvolver coleções de referência que representem o maior número de espécies marinhas, possibilitando pesquisas taxonômicas e biogeográficas, buscando representar o conjunto da biodiversidade da costa brasileira. Também objetiva divulgar e expor as características do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para o deleite do público que nos visita, promovendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.
Nossas habilitações
O MOVI faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM) junto aos museus de história natural (NATHIST), desde 1994, e seu sistema de curadoria adota os critérios éticos e técnicos estipulados por este conselho, como o Código de Deontologia do ICOM (2002). É cadastrado junto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão federal que regula e orienta as ações museais no país e é considerado “Coleção de Excelência” pelo CNPq e “Instituição de Referência” pela CAPES, indicado para trabalhos de pós-graduação em nível de pós-doutorado.
Nossos números
- A maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (9.907 espécimes);
A maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (1819 espécimes);
A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (709 espécimes);
A segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil (708 espécimes)
A maior coleção de peixes marinhos do Sul do Brasil (7.369 espécimes);
A maior coleção de invertebrados marinhos do Sul do Brasil (8.000 espécimes);
A maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina (90.000 espécimes).