Passo a passo para submissão de Projetos ao CEP

Para inserir o projeto na Plataforma Brasil, o pesquisador principal deverá se cadastrar na Plataforma Brasil, a fim de obter seu login e senha individual. Para o cadastro de pessoa física serão necessários: número do CPF; documento com foto digitalizado (jpg ou pdf); currículo lattes (link ou arquivo.doc, .pdf). O pesquisador da Univali deverá informar vínculo com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O pesquisador principal é aquele responsável pela coordenação da pesquisa e corresponsável pela integridade e bem-estar dos participantes da pesquisa. No caso da Univali, este pesquisador, obrigatoriamente, é um docente/pesquisador da instituição, portanto, todo projeto de pesquisa da graduação e pós-graduação deve ser apresentado via Plataforma de um docente da Univali, normalmente, o orientador.

Caso o pesquisador principal queira delegar a tarefa de preenchimento da Plataforma para o seu orientando ou outro pesquisador, ele deverá iniciar a submissão com seu login e senha, e então fazer a inclusão de terceiros como seu assistente de pesquisa.

image-1.jpg

As reuniões do CEP/Univali ocorrem mensalmente. Serão incluídos na pauta do mês e apreciados pelo colegiado exclusivamente os Projetos inseridos na Plataforma Brasil até a data prevista no calendário do CEP.

Inserção do Projeto e da documentação na Plataforma Brasil.

• O pesquisador principal deverá fazer o login no site da Plataforma Brasil, e iniciar o cadastro do seu Projeto de Pesquisa. Caso queira delegar a terceiros a tarefa de preencher o restante das informações, ele deverá indicar seu assistente de pesquisa.

• Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, o pesquisador, na página ⑤ da Plataforma, deverá imprimir a folha de rosto. Este documento deve ser assinado pelo pesquisador principal e pelo responsável pela instituição proponente que autoriza a realização da pesquisa. No caso da Univali, suas pesquisas são autorizadas pelo diretor de Centro ou pelo coordenador de Pós-Graduação, conforme o caso.

• Em seguida o pesquisador deverá retornar à Plataforma para inserir todos os documentos obrigatórios devidamente assinados.

Cada Projeto de Pesquisa, de acordo com suas particularidades, exige diferentes documentos. Todos estes documentos podem ser encontrados na página DOWNLOAD deste site.

Após encaminhamento ao CEP, via Plataforma Brasil, o Projeto de Pesquisa segue o seguinte fluxo de tramitação:

• Validação da documentação obrigatória;

• Indicação da Relatoria;

• Reunião do Colegiado para deliberação;

• Emissão do Parecer, que poderá ter uma das seguintes classificações:

• APROVADO: poderá dar-se início à fase de coleta de dados.

• PENDÊNCIA: o pesquisador deverá providenciar a regularização das pendências, conforme solicitação do CEP e submeter novamente seu Projeto na Plataforma Brasil. O pesquisador deverá observar as datas previstas pelo CEP para que seu Projeto possa ser avaliado na próxima reunião.

• PENDÊNCIA AD REFERENDUM: o pesquisador terá um prazo de 48 horas para atender às pendências apresentadas pelo CEP e ter seu Projeto aprovado sem necessidade de tramitar em nova reunião do colegiado.

• RETIRADO: o sistema retira o projeto quando houver decurso do prazo máximo para resposta às pendências ou por outra razão que justifique tal procedimento.

• NÃO APROVADO: cabe recurso do pesquisador ao CEP em 1ª instância, e à CONEP em 2ª instância.

O prazo para análise e liberação do Parecer Final do Projeto é de dia 30 dias a partir da validação de sua documentação.

Fluxo de tramitacao de projetos novos.png Fluxo de tramitacao de projetos pendentes.png

O pesquisador responsável poderá acompanhar o trâmite do seu Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil.