Em março de 1996, foi criado o Curso de Arquitetura e Urbanismo no campus II da Univali, na cidade de Balneário Camboriú.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Vale do Itajaí (FAUVI) abriu no primeiro semestre de 1997, com 4.515 h/a distribuídas em 10 semestres. O objetivo principal do curso é formar profissionais para atuarem nos diversos campos da Arquitetura e do Urbanismo. Para a valorização do trabalho e o desempenho profissional do arquiteto pelo conhecimento e pelo desenvolvimento de novas técnicas, faz-se necessária a prática da pesquisa na sua formação, onde se insere o desenvolvimento da capacidade de criação, de análise e de proposições no campo científico e tecnológico, além da sensibilidade requerida para essas finalidades e para atuar na área técnica-profissional.
Nesse contexto, a criação do Centro Experimental e Tecnológico de Arquitetura e Urbanismo (CETAU) tornou-se muito importante para o bom andamento do curso. O CETAU abrange um conjunto de sete laboratórios necessários a várias disciplinas:
Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo, ETAU.
Laboratório de Computação Gráfica Aplicada a Arquitetura e Urbanismo, LCAU.
Laboratório de Ecologia, Urbanismo e Geoprocessamento, LAEG.
Laboratório de Conforto Ambiental, LACA.
Laboratório de Materiais e Técnicas Construtivas, LATEC.
Laboratório de Materiais de Construção, LAMCO.
Laboratório de Paisagismo, LAPA.
O ETAU –Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo atuar como o elo entre os demais laboratórios e a função de captar e desenvolver trabalhos práticos que oportunizam e complementam as várias disciplinas do curso, atividades como:
Projetos Arquitetônicos
Projetos de Interiores
Projetos Urbanos
Elaboração de memoriais descritivos e quantitativos
Lançamento e acompanhamento de cotações
Orçamentos
Plotagens
Estudos de viabilidade
Analise documentação técnica
Orientações
Palestras