Alunos de licenciatura em Matemática criam aplicativo para cálculo de juros compostos

Projeto foi realizado na disciplina de matemática financeira

por Roberta Ramos | 13/05/2021

Acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) criaram um aplicativo para cálculo de juros compostos.

A calculadora digital foi elaborada por três acadêmicos na disciplina de matemática financeira. Com a nova ferramenta os alunos poderão calcular juros compostos, taxas, prazos e investimentos com muito mais agilidade e sem a necessidade do uso de planilhas eletrônicas e calculadoras financeiras para auxiliar nos cálculos mais longos e trabalhosos.

“Com a criação do aplicativo os alunos saíram de uma relação passiva com a tecnologia para uma ação ativa de criação de produtos que podem auxiliar pessoas. A vida da maioria das pessoas é impactada por juros compostos. Quem tem um empréstimo consignado, um financiamento de carro ou casa, e até mesmo dinheiro aplicado na poupança, está sujeito à ação dos juros compostos", destaca o professor Rodrigo Levi Rufca, coordenador do curso de licenciatura em Matemática da Univali.

O aplicativo foi desenvolvido no App Inventor, um ambiente​ para iniciantes na área de programação para celular. A plataforma foi criada e é mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O aplicativo ainda não está disponível para o público, pois tem função educacional. O uso está liberado para todos os acadêmicos do curso. “A grande conquista é ver nossos alunos saindo da zona de conforto e buscando soluções que facilitem o aprendizado. A expansão da plataforma pode ser uma próxima etapa", explica Rodrigo. ​