A potência do livro infantil: diálogos e experiências é o tema do debate que vai reunir pesquisadores na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.
A mesa-redonda com os professores Elaine Cristina da Silva Martins, Gabriela Piske e Andrey Felipe Cé Soares vai discutir a importância de desenvolver o hábito da leitura desde a infância e os impactos da prática no desenvolvimento da criança.
#PraTodosVerem Imagem mostra menino de cabelos castanhos lendo um livro e sorrindo.
“Esse hábito precisa ser trabalhado desde que a criança nasce para internalizar o desejo de ler, entender e conhecer o mundo. Isso influência em todas as áreas do desenvolvimento da criança e reflete diretamente na vida adulta. O incentivo à leitura na infância traz benefícios como a criação de memória afetiva, desenvolvimento das funções cognitivas, compreensão da realidade de forma lúdica e estímulo à imaginação", destaca o coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia, professor Rafael Borini.
O Dia Nacional do Livro Infantil faz parte do calendário oficial do Brasil desde janeiro de 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a data comemorativa em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato.
O evento é aberto à comunidade e será realizado na quinta-feira, 18, das 19h às 22h, no auditório 3 do bloco F2, no Campus Itajaí. O link para inscrição está disponível aqui.
“A intenção é ouvir o que os especialistas têm descoberto em seus estudos sobre o tema, bem como difundir a importância da leitura desde a infância. O hábito da leitura beneficia a saúde mental, aumenta a criatividade e estimula os laços afetivos entre pais e filhos. Todos ganham", finaliza o professor.
Mais informações: com o professor Rafael Borini - (47) 3341-7543.