Univali participa de formação continuada para professores da Rede Estadual de Ensino

Capacitação aconteceu nesta terça-feira, 16

por Roberta Ramos | 17/07/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participou do programa de formação continuada de professores, equipes pedagógicas e gestores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, promovido pela 17º Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí, por meio do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação para Professoras e Gestores.

A capacitação, ministrada pelos professores Cintia Metzner de Sousa, Jackson Silvano e Ilisabet Pradi Krames, aconteceu nesta terça-feira, 16. As palestras abordaram o planejamento e a avaliação para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Formação Continuada.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra uma mulher sorrindo em uma sala de aula com crianças sentadas ao fundo.

O objetivo da formação continuada é promover uma reflexão sobre como as metodologias e os projetos interdisciplinares podem contribuir com o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A capacitação visa avaliar as ações e projetos desenvolvidos no primeiro semestre letivo, bem como desenvolver estratégias que envolvam todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares para o segundo semestre.

“A formação continuada é uma oportunidade ímpar de análise e discussão acerca da prática docente. Para a Univali é um orgulho poder contribuir e compartilhar informações sobre as transformações do processo educacional, as novas perspectivas de atuação e a inovação na educação. É também muito positivo para a Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) poder aproveitar os talentos dos nossos professores nesta importante demanda atribuída à instituição", afirma a diretora da Enec, professora Francine Simas Neves.

A participação da Univali na formação faz parte da contrapartida das Instituições de Ensino Superior que participam do Programa Universidade Gratuita.

“Além dos estudantes contemplados, as instituições também precisam atuar em benefício da comunidade como contrapartida do Programa Universidade Gratuita. Nossa participação na formação continuada fortalece a relação da instituição com a sociedade, amplia o conhecimento dos professores da Rede Estadual de Ensino e, principalmente, contribui para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes", destaca o reitor em exercício, professor Rogério Corrêa.  ​