Desafios da educação brasileira são temas de evento na Univali

Seminário abordou o Plano Nacional de Educação, inclusão e uso de tecnologias

por Roberta Ramos | 21/06/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou o Seminário Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar Mista de Educação.

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 21, no campus Itajaí e abordou temas como os desafios e perspectivas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), autismo e o uso de tecnologias no ambiente escolar.

Seminário PNE  (2).jpg​#PraTodosVerem Imagem mostra um auditório com a plateia sentada de costas e cinco pessoas sentadas atrás de uma bancada ao fundo.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali, professora Verônica Gesser, foi uma das convidadas para a mesa-redonda Novos Caminhos da Educação no Brasil: Debatendo sobre PNE e Novo Ensino Médio. “O PPGE está contribuindo com um diagnóstico do atual PNE e com proposições para abrir um debate com a comunidade acadêmica e com diretores e professores de escolas da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) sobre os caminhos para os próximos dez anos", destacou Gesser.

Itajaí foi a quinta cidade a receber o Seminário em Santa Catarina. O evento irá percorrer, ao todo, dez municípios do Estado.

“Não existe desenvolvimento sem educação e não existe educação sem que o tema seja constantemente debatido. Ao nos reunirmos para esta discussão sobre os caminhos da educação no Brasil, considerando as mudanças legislativas recentes e os desafios emergentes, assumimos a importante missão de criar cenários onde o ensino possa se transformar e evoluir. O panorama brasileiro é complexo e desafiador e somente uma abordagem multidisciplinar é capaz de garantir os avanços que o setor necessita. Precisamos unir academia, poder público e sociedade para fazer desta uma construção coletiva", enfatizou o vice-reitor de Graduação, professor José Everton da Silva.

Seminário PNE  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra cinco homens sentados atrás de uma bancada de madeira. Um deles fala ao microfone.

“Queremos ouvir a comunidade e construir de forma conjunta contribuições para o Projeto de Lei do novo PNE, que contempla o período de 2024-2034. Precisamos analisar o que evoluiu ou não na última década e propor ajustes e melhorias daqui para frente", afirmou o deputado federal catarinense Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação.​