O Laboratório de Conforto Ambiental (Laca) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú está produzindo maquetes de edificações utilizando técnicas de fabricação digital. A produção das peças visa a análise do desempenho de temperatura e luminosidade em edificações e ambientes urbanos.
Os primeiros protótipos são baseados no projeto da Biblioteca da Univali no Campus Balneário Camboriú. Para a produção dos modelos foram utilizadas técnicas de impressão 3D e corte a laser. As peças foram produzidas em parceria com a empresa Print Box 3D.
As etapas de produção dos protótipos são modelagem digital 3D, considerando a especificidade de cada equipamento que será utilizado na fabricação, produção em diferentes peças e montagem. O trabalho resulta em modelos físicos precisos, detalhados e de rápida produção.
“Além da função de representação de objetos arquitetônicos, a criação dos modelos visa a elaboração de análises de insolação utilizando o heliodon, simulador físico de trajetórias solares disponível no Laca. Essa análise possibilita a produção de estudos relacionados ao desempenho térmico e lumínico das mais variadas edificações" explica o professor Rafael Prado Cartana.
O Laca desenvolve pesquisas com foco na observação de fenômenos físicos, no conforto termoacústico dos ambientes e no consumo de energia. Os protótipos das maquetes foram desenvolvidos em conjunto com os monitores Bruno Smaniotto, Dhéssica Rezende e Bibiana Almeida Prado.