Integração com a Graduação



A Ciência se nutre com inovação. As inovações científicas têm o efeito colateral de atrair as mentes propícias aos estudos científicos, as quais se encontram, em termos acadêmicos, nos cursos de graduação. O PPCTA tem como diretriz facilitar a integração das atividades e processos de geração de conhecimento com os cursos de graduação de áreas afins da Univali, as quais são as Ciências Biológicas, a Oceanografia, a Engenharia Ambiental, a Engenharia Civil, a Engenharia Química, a Tecnologia Naval, o Direito, a Arquitetura e as Ciências da Computação, entre outros.

Deve-se ressaltar que todos os docentes do Programa são também professores dos cursos de graduação da instituição, fazendo que os resultados dos Projetos de Pesquisa junto aos Cursos de Doutorado e de Mestrado cheguem em tempo real à sala de aula dos cursos de graduação.

Os projetos de pesquisa dos professores podem também ser apoiados por meio dos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Instituição (ProBIC/Univali) e Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PiBIC/CNPq), que oferecem auxílio através de bolsas para alunos de graduação. Em números, para 2022 na Escola do Mar, Ciência e Tecnologia isto se traduziu em bolsas PIBIC, bolsas ProBIC e ainda bolsas do governo do estado de SC. Também temos casos de alunos de iniciação com bolsas oriundas de projetos aprovados no CNPq, FAPESC e CAPES.

Um Estágio de Docência está previsto no Regulamento Interno do Programa, o qual permite que o aluno desenvolva atividades de docência junto aos alunos de graduação de cursos associados às Áreas de Concentração do PPGCTA. Atualmente este estágio é uma disciplina optativa, na qual o aluno do Programa poderá obter um (Mestrado) e dois (Doutorado) créditos para integralização curricular, sendo que para os alunos bolsistas da CAPES, do CNPq e FAPESC, esta disciplina é obrigatória.​

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