Linha 1: Psicologia da Saúde no Processo de Desenvolvimento Humano
Esta linha investiga processos de avaliação e intervenção envolvendo a saúde ao longo do ciclo vital. Tem como objetivo desenvolver técnicas e instrumentos para o diagnóstico e planejamento de intervenções para a promoção do desenvolvimento humano.
Docentes:
- Carina Nunes Bossardi
- Larissa Paraventi
- Josiane da Silva Delvan
- Eduardo José Legal
- Jamir Sardá Jr.
- Sueli T. Bobato
Projetos de pesquisa dessa linha:
Desenvolvimento, Saúde e Família: Possibilidades de Intervenção
A família é vista como importante contexto promotor de desenvolvimento humano e de saúde. Este projeto engloba estudos e voltados à investigação dos fatores de risco, de proteção e de vulnerabilidades ou situações que possam identificar, explicar e promover intervenções ao desenvolvimento típico e atípico em busca de ações e estratégias preventivas e de promoção de saúde. Tem como base uma compreensão do desenvolvimento em termos neurológicos, físicos, psicológicos e sociais para propor pesquisa-intervenção contemporâneas, considerando as demandas do contexto.
Variáveis das famílias como: funcionamento familiar, envolvimento parental e coparentalidade são temas de estudo e de propostas de intervenção. Também são considerados temas contemporâneos para compreensão das famílias e sua função social de promotora de relações saudáveis, tais como as diversas configurações familiares. Programas para pais e programas de intervenção precoces para estimulação do desenvolvimento e promoção de saúde são temas de estudo e objetos de intervenção.
Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no Curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
Data de início: Abril de 2018
Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU
Fundo de apoio à manutenção e ao desenvolvimento da educação superior – FUNDES –
artigo 171 da Constituição Estadual
Programa de Bolsa Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU- Bolsas de Pesquisa – Artigo 170
Docentes:
Carina Nunes Bossardi
Cristina Maria Pozzi
Josiane da Silva Delvan
Processos de Avaliação de Fenômenos Biopsicossociais, Doenças Crônicas e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Diversos estudos têm descrito um déficit na formação acadêmica na área de avaliação psicológica, o que tem um impacto na atuação profissional, dada a importância desta área à psicologia. A avaliação de fenômenos psicológicos e de funções executivas faz-se fundamental nos contextos de saúde e de desenvolvimento humano. Sob uma perspectiva biopsicossocial da compreensão do processo saúde-doença, este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar instrumentos de medida ou ferramentas para diagnóstico, avaliação e acompanhamento dos fenômenos e transtornos do neurodesenvolvimento.
As doenças crônicas como câncer, doenças inflamatórias intestinais e os transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros distúrbios do neurodesenvolvimento são objetos de estudo e desenvolvimento de tecnologias de intervenção clínica aplicadas em diferentes contextos e considerando também as diferentes fases do desenvolvimento humano.
A avaliação psicológica é tida como foco, ampliando as possibilidades para uma avaliação contextualizada e em equipe interdisciplinar em saúde.
Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
Data de início: Abril de 2019
Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU – Bolsas de Pesquisa – Artigo 170
Docentes:
Jamir Sardá Júnior
Cristina Maria Pozzi
Eduardo José Legal
Sueli Terezinha Bobato
Linha 2: Tecnologias e Práticas Psicossociais
Esta linha contempla estudos sobre práticas psicossociais e a interação pessoa-ambiente. Tem como objetivo realizar diagnósticos situacionais e desenvolver tecnologias inovadoras para atender as necessidades da população em contextos comunitários e institucionais.
Docentes:
- Adriana Gomes Alves
- Ana Cláudia Delfini
- João Rodrigo Maciel Portes
- Juliana Vieira Almeida Silva
- Roberta Borghetti Alves
- Rosana Marques da Silva Rampazzo
Projetos de pesquisa dessa linha:
Inclusão e as Tecnologias Assistivas Digitais
A psicologia e a inclusão social é o tema central deste projeto. O objetivo é compreender crianças e suas famílias, em especial as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatvidade (TDAH). Os desafios que envolvem o desenvolvimento, tais como o déficit na interação social e na comunicação e nos comportamentos sociais. São desenvolvidas ações de investigação e de intervenção e de proposição de tecnologias da educação voltadas às famílias e deficiências. Temas como, tecnologias em educação e tecnologias digitais são alvos de estudo.
Este estudo aborda ainda o tema adaptabilidade de carreira, referindo-se aos recursos que o indivíduo utiliza para lidar com necessidades atuais e imprevistas, bem como, recursos de autorregulação para resolver questões desconhecidas, complexas e problemas mal definidos apresentados pelas tarefas do dia a dia. Este projeto maior envolve outros projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
Data de início: Abril de 2018
Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU – Bolsas de Pesquisa – Artigo 170
Docentes:
João Rodrigo Maciel Portes
Adriana Gomes Alves
Juliana Vieira Almeida Silva
Rosana Marques da Silva Rampazzo
Relações Pessoa-Ambiente e as Políticas Públicas
Neste projeto são temas de investigação e de desenvolvimento as tecnologias sociais voltadas à psicologia social comunitária, às políticas públicas do SUS e à psicologia ambiental. Tem como objetivo discutir as relações pessoa-ambiente e as relações sujeito e sociedade, bem como a psicologia das emergências e desastres e a interprofissionalidade em saúde.
Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
Data de início: Abril de 2018
Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU – Bolsas de Pesquisa – Artigo 170
Docentes:
Carlos Eduardo Maximo
Roberta Borghetti Alves
Eduardo José Legal