Linhas de Pesquisa


​​​​​​​​​Linha 1: Psicologia da Saúde no Processo de Desenvolvimento Humano

Esta linha investiga processos de avaliação e intervenção envolvendo a saúde ao longo do ciclo vital. Tem como objetivo desenvolver técnicas e instrumentos para o diagnóstico e planejamento de intervenções para a promoção do desenvolvimento humano. 

Docentes: 

  • Carina Nunes Bossardi
  • Larissa Paraventi
  • Josiane da Silva Delvan
  • Eduardo José Legal
  • Jamir Sardá Jr.
  • Sueli T. Bobato​

Projetos de pesquisa dessa linha:

Desenvolvimento, Saúde e Família: Possib​​​ilidades de Intervenção
​​A família é vista como importante contexto promotor de desenvolvimento humano e de saúde. Este projeto engloba estudos e voltados à investigação dos fatores de risco, de proteção e de  vulnerabilidades ou situações que possam identificar, explicar e promover intervenções ao desenvolvimento típico e atípico em busca de ações e estratégias preventivas e de promoção de saúde. Tem como base uma compreensão do desenvolvimento em termos neurológicos, físicos, psicológicos e sociais para propor pesquisa-intervenção contemporâneas, considerando as demandas do contexto. 

Variáveis das famílias como:  funcionamento familiar, envolvimento parental e coparentalidade são temas de estudo e de propostas de intervenção. Também são considerados temas contemporâneos para compreensão das famílias e sua função social de promotora de relações saudáveis, tais como as diversas configurações familiares. Programas para pais e programas de intervenção precoces para estimulação do desenvolvimento e promoção de saúde são temas de estudo e objetos de intervenção. 

Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no Curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

Data de início:
Abril de 2018

Financiador: 

Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU 

Fundo de apoio à manutenção e ao desenvolvimento da educação superior – FUNDES –
artigo 171 da Constituição Estadual

Programa de Bolsa Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU- Bolsas de Pesquisa – Artigo 170

Docentes:
Carina Nunes Bossardi
Cristina Maria Pozzi
Josiane da Silva Delvan
​Processos d​​​​e Avaliação de Fenômenos Biopsicossociais, Doenças Crônicas e Transtornos do Neurodesenvolvimento​
​​Diversos est​udos têm descrito um déficit na formação acadêmica na área de avaliação psicológica, o que tem um impacto na atuação profissional, dada a importância desta área à psicologia. A avaliação de fenômenos psicológicos e de funções executivas faz-se fundamental nos contextos de saúde e de desenvolvimento humano. Sob uma perspectiva biopsicossocial da compreensão do processo saúde-doença, este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar instrumentos de medida ou ferramentas para diagnóstico, avaliação e acompanhamento dos fenômenos e transtornos do neurodesenvolvimento. 

As doenças crônicas como câncer, doenças inflamatórias intestinais e os transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros distúrbios do neurodesenvolvimento são objetos de estudo e desenvolvimento de tecnologias de intervenção clínica aplicadas em diferentes contextos e considerando também as diferentes fases do desenvolvimento humano. ​

A avaliação psicológica é tida como foco, ampliando as possibilidades para uma avaliação contextualizada e em equipe interdisciplinar em saúde. 

Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos. 

Data de início:
Abril de 2019

Financiador: 

Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU 
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU  Bolsas de Pesquisa – Artigo 170

Docentes:

Jamir Sardá Júnior
Cristina Maria Pozzi 
Eduardo José Legal 
Sueli Terezinha Bobato ​​

Linha 2: Tecnologias e Práticas Psicossociais 

Esta linha contempla estudos sobre práticas psicossociais e a interação pessoa-ambiente. Tem como objetivo realizar diagnósticos situacionais e desenvolver tecnologias inovadoras para atender as necessidades da população em contextos comunitários e institucionais. 

Docentes:

  • Adriana Gomes Alves​
  • Ana Cláudia Delfini
  • João Rodrigo Maciel Portes
  • Juliana Vieira Almeida Silva
  • Roberta Borghetti Alves
  • Rosana Marques da Silva Rampazzo

Projetos de pesquisa dessa linha:​

Inclusão e as​​​ Tecnologias Assistivas Digitais​
​A psicologia e a inclusão social é o tema central deste projeto. O objetivo é compreender crianças e suas famílias, em especial as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatvidade (TDAH). Os desafios que envolvem o desenvolvimento, tais como o déficit na interação social e na comunicação e nos comportamentos sociais. São desenvolvidas ações de investigação e de intervenção e de proposição de tecnologias da educação voltadas às famílias e deficiências. Temas como, tecnologias em educação e tecnologias digitais são alvos de estudo. 

Este estudo aborda ainda o tema adaptabilidade de carreira, referindo-se aos recursos que o indivíduo utiliza para lidar com necessidades atuais e imprevistas, bem como, recursos de autorregulação para resolver questões desconhecidas, complexas e problemas mal definidos apresentados pelas tarefas do dia a dia. Este projeto maior envolve outros projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

Data de início:
 Abril de 2018

Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU 
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU – Bolsas de Pesquisa – Artigo 170

Docentes: 
João Rodrigo Maciel Portes
Adriana Gomes Alves
Juliana Vieira Almeida Silva
Rosana Marques da Silva Rampazzo​​
Relações Pessoa-​​Ambiente e as Políticas Públicas
​​​​​Neste projeto são temas de investigação e de desenvolvimento as tecnologias sociais voltadas à psicologia social comunitária, às políticas públicas do SUS e à psicologia ambiental. Tem como objetivo discutir as relações pessoa-ambiente e as relações sujeito e sociedade, bem como a psicologia das emergências e desastres e a interprofissionalidade em saúde. 

Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.

Data de início:
 Abril de 2018

Financiador:
Programa de Bolsas Universitárias de Santa CatarinaUNIEDU 
Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU – Bolsas de Pesquisa – Artigo 170

Docentes:
Carlos Eduardo Maximo
Roberta Borghetti Alves
Eduardo José Legal
Univali

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