O Curso de Graduação em Enfermagem, alinhado as políticas institucionais, considera a pesquisa como princípio científico e educativo. Nesse contexto, proporcionar que professores e alunos percorram o caminho da iniciação científica, constitui importante diferencial na formação acadêmica, pois os estimula ao processo de busca permanente do conhecimento, desenvolve a curiosidade científica, fornece instrumentos para a aplicação do método científico e prepara-os para o desafio de produzir os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da profissão.
Enfermeiro pesquisador
A formação generalista requer que o profissional enfermeiro seja capaz de identificar e agir sobre os problemas concretos da sociedade, na busca de solução através da ciência, gerando assim um ciclo de conhecimentos, que se renova através da pesquisa. A compreensão desta premissa faz-nos reconhecer que, independentemente do seu nível de ensino, o discente deve ser um investigador por natureza, sendo estimulado através da metodologia científica, do Trabalho de Iniciação Científica (TIC), das atividades de extensão, que implicam também em investigação da realidade local e dos estágios básicos e estágios supervisionados para a proposição de ações, visando resolver problemas que requeiram intervenção e investigação de enfermagem.
Linhas de investigação
No que se refere à articulação entre essas áreas e o processo de ensino é importante destacar que tanto a definição das linhas de pesquisa quanto à definição das linhas de investigação e ação na extensão estão coerentes com a proposta da matriz curricular, tendo-se tanto na pesquisa como na extensão, grupos de pesquisa e de assistência na saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso e também ações e investigações científicas para a promoção da saúde.
Estas linhas podem ser melhor visualizadas no documento em anexo, que apresenta a estrutura completa dos dois grupos de pesquisa do curso de Enfermagem e que são certificados perlo CNPq, sendo eles:
Grupos de Pesquisa do Curso de Enfermagem