Programa Jovem Aprendiz
Oportuniza, de forma gratuita, espaços de qualificação pessoal e profissional de adolescentes e jovens, promovendo o ensino e a aprendizagem de conhecimentos técnicos voltados à área administrativa, para, além disso, garantir o fortalecimento e ampliação da convivência comunitária e exercício da cidadania, conforme a lei da aprendizagem 10.097/2000. Oferece cursos de pré-qualificação dos jovens que, posteriormente, serão inseridos no mercado de trabalho como jovens aprendizes, conforme a legislação e sua regulamentação. O programa é desenvolvido nas cidades de Balneário Camboriú, Biguaçu, Florianópolis, Tijucas e São José. No município de Itajaí, o programa é realizado juntamente com o Projeto Crescer, aproveitando toda a estrutura da universidade, como laboratórios, bibliotecas e docentes.
Email: jovemaprendiz@univali.br (Balneário Camboriú)
Email: jovemaprendizsj@univali.br (Biguaçu, Tijucas, São José e Florianópolis)
Programa Uninclui
O Programa de inclusão da pessoa com deficiência no trabalho da Univali contribui com a cidadania e o direito ao Trabalho. Contando com o apoio do RH e com a colaboração da Medicina do Trabalho, o programa recebe os currículos e analisa atentamente todos os laudos recebidos para a inclusão de pessoas com deficiência nos processos seletivos. A equipe atua junto ao RH da Univali para a inserção da pessoa com deficiência ao trabalho, e na conscientização e sensibilização sobre a importância na Inclusão na Universidade. Para que a colocação no trabalho seja realizada com qualidade e de forma efetiva, os colaboradores são acompanhados nos primeiros meses de trabalho e os setores também recebem orientação e formação sobre deficiência, inclusão e legislação e, se necessário, são realizadas adaptações físicas e tecnológicas contribuindo com a acessibilidade. Acredita-se que o acesso aos direitos, principalmente ao trabalho, é fundamental para qualquer pessoa, e auxilia a Universidade a realizar com qualidade essa inclusão. Para uma empresa socialmente responsável, a contratação de pessoas com deficiência não é vista apenas como uma obrigação legal, mas como uma forma de contribuir com um mundo mais justo e igualitário.
Email: projetouninclui@univali.br
Programa Institucional de Negócios Internacionais
O programa tem por objetivo inserir as micro e pequenas empresas de SC no mercado internacional, contribuindo com o aumento das exportações e do desenvolvimento socioeconômico da região. O programa abrange três grandes projetos: o Peiex (Programa de qualificação para exportação, em parceria com a Apex Brasil), o SC-Export (missões empresariais em parceria com o Governo do Estado de SC) e o SC-Global Bridge (voltado para internacionalização de empresas de inovação de SC, em parceria com a Fapesc).
Telefone: (47) 3341-7616
Projeto Terapeutas da Alegria
O projeto foi implantado na Univali, em 2003. A iniciativa está voltada para a humanização e sensibilização do ambiente hospitalar, com o intuito de oferecer um bem-estar aos pacientes hospitalizados nas unidades da região. Promove ações de intervenção hospitalares, escolares, asilares entre outros, utilizando trabalhos lúdicos, de improvisação e criatividade. O projeto integra acadêmicos de diversos cursos da Univali, assim como membros da comunidade, que utilizam música, arte com balões, clownterapia e o bom humor como ferramentas facilitadoras nas relações de interação e implemento do vínculo entre o "terapeuta da alegria" e o paciente.
Email: extensao@univali.br
Programa de Voluntariado
O programa promove ações comunitárias, visando a participação de voluntários e dos bolsistas Uniedu 170 e Seletivo Comunitário. Dentre as atividades, são realizados pedágios, participação na organização de eventos, ações de limpeza de rios e praias, entre outros. Sempre em parceria com as entidades sociais, secretarias e Prefeituras Municipais. Também são realizadas campanhas de arrecadação e doação de alimentos da cesta básica, agasalhos e itens de higiene pessoal.
Email: voluntarios@univali.br
Projeto Rondon
Desde 2009, a Univali participa das operações do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com diversos Ministérios, Forças Armadas, Governos Estaduais e Municipais e Instituições de Ensino Superior. É um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Também busca aproximar esses estudantes da realidade do país. As atividades realizadas pelos rondonistas concentram-se nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção. Tem, em seu histórico, o registro de participação de mais de 200 rondonistas (31 professores e mais de 190 alunos) em 25 operações pelos municípios brasileiros, a maior parte nas regiões Norte e Nordeste.
Email: ecbueno@univali.br
Projeto Sergio Arouca
O projeto Sérgio Arouca iniciou em 2010, com objetivo de oportunizar aos acadêmicos vivências de realidades diferentes em municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina. Sob o viés interdisciplinar e interprofissional, fomenta mudanças no processo de formação em saúde, desenvolvendo perfis mais preparados para atender as necessidades da população.
Email: clarice@univali.br
Futuros Disruptivos - Geração de criativos sociais e bio inovadores
Realizado por meio de uma parceria colaborativa que envolve Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú e outras entidades da cidade, o projeto consiste num programa de aprendizagem criativa com o uso de metodologia LET (Lean Education Technology), que engloba os conceitos de Lean Startup e Design Thinking. Visa estimular a criatividade, o pensamento crítico e a comunicação, desenvolvendo novas habilidades para lidar com desafios e resolver problemas complexos.
Email: uniinova@univali.br
RoPE – Robô Programável Educacional
Desenvolvido por pesquisadores no Laboratório de Inovação Tecnológica (Lite), o RoPE é um brinquedo de madeira projetado para introduzir crianças, a partir dos 3 anos, no aprendizado de matemática e lógica de programação. De forma lúdica, ao utilizar a ferramenta, os usuários são desafiados a resolver problemas e, deste modo, desenvolver aspectos importantes, como o pensamento computacional e a criatividade. Nos últimos 10 anos, já atendeu mais de 3,5 mil crianças e jovens nos Estados da Região Sul, além de São Paulo e Pernambuco. Neste período, o projeto também foi responsável pela capacitação de mais de 300 profissionais da educação infantil, de 60 escolas das redes pública e privada.
Email: raabe@univali.br
Programa de Atenção Nutricional à População de Itajaí e Região (Panpir)
Presta atendimento nutricional à população de Itajaí e da região da Amfri, por meio de consultas individualizadas e de realização de ações sociais na comunidade. Os atendimentos individuais são efetivados na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC), e as ações sociais acontecem em empresas, escolas e com famílias que possuem pessoas que necessitam de cuidados nutricionais especiais.
Email: joannasievers@univali.br
Programa Acolher
Idealizado na Universidade em 2018, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), e implantado em 2019, o Programa Acolher se tornou uma proposta institucional inovadora de apoio à saúde mental da comunidade discente e colaboradores da Univali. Seus objetivos, desde a época, se dão no horizonte da promoção no contexto universitário, o cuidado em saúde mental e a prevenção do adoecimento psíquico de discentes e colaboradores que possam vivenciar situações críticas de sofrimento. No estado de Santa Catarina, no âmbito das Universidades Comunitárias, é pioneiro ao proporcionar a atenção à saúde mental universitária.
Email: acolher@univali.br
Telefone: (47) 3341-5503