Centro de Experiências Literárias abre inscrições para o projeto CAUlê Sênior

Clube de leitura para adultos realiza encontros mensais para a discussão de grandes obras literárias

por Roberta Ramos | 03/05/2023

O Centro de Experiências Literárias do Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com inscrições abertas para o projeto “CAUlê Sênior", clube de leitura para adultos que realiza encontros mensais para a discussão de grandes obras literárias.

Os encontros são realizados no último sábado de cada mês, das 9h30 às 11h, na Biblioteca Central Comunitária, no Campus Itajaí. A obra da terceira edição do “CAUlê Sênior" de 2023 é “A cidade ilhada", primeiro livro de contos de Milton Hatoum que reúne textos inéditos e relatos publicados em periódicos do Brasil e do exterior.

CAULê Sênior 03-05-2023.jpg

“Durante o encontro, os participantes debatem sobre a obra previamente lida, explorando impressões e sentidos acerca dela. O CAUlê Sênior foi criado em 2022 como um braço do Centro de Experiências Literárias (Cauleitura) e é aberto a familiares de alunos, professores e funcionários de toda a Univali, inclusive a estrangeiros que não têm pleno domínio da língua portuguesa, mas gostariam de praticar por meio da literatura e do diálogo sobre ela", explica a coordenadora do projeto, professora Luana Camila Hentchen.

O próximo encontro do “CAUlê Sênior" acontece no dia 27 de maio e a inscrição pode ser feita aqui. A Biblioteca Central Comunitária possui exemplares da obra para empréstimo.

Centro de Experiências Literárias

O Centro de Experiências Literárias do CAU foi criado com o objetivo de promover a educação estética por meio da leitura e de atividades a ela relacionadas, fomentar a experiência da leitura, desenvolver o protagonismo cultural juvenil, estabelecer novas relações sociais, promover o interesse por diferentes gêneros literários, além de oferecer formação continuada a professores e outros profissionais que se interessem pela mediação do literário.

“Por conta deste projeto, a leitura acabou entrando na grade curricular de disciplinas optativas do CAU e do contraturno, permitindo que os alunos possam ampliar suas trajetórias como leitores e compartilhar experiências, bem como se aproximar de escritores e do processo de escrita. O Cauleitura também trabalha com literatura estrangeira, especialmente das línguas ofertadas pelo colégio, e integra diferentes linguagens artísticas relacionando-as à literatura", ressalta a professora.

​Dentre as ações do Cauleitura destacam-se ainda a organização de eventos em datas comemorativas relacionadas à literatura, o clube de leitura para estudantes do Ensino Médio (Caulê Jovem) e indicações literárias para todas as idades por meio de postagens nas redes sociais do CAU.​

Mais informações: com a professora Luana Camila Hentchen - luanacamila@univali.br