Camboriú – Pesquisadores do Laboratório de Conservação e Gestão Costeira, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), apresentaram, no quarta-feira, 16, ao Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Gavião, proposta de zoneamento, normas e programas para a unidade de conservação.
A APA é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, de domínio particular e público para conservação da biodiversidade e disciplina do uso e ocupação do espaço.
Já o plano de manejo é um documento técnico de planejamento de uso e ocupação da APA. Sua apresentação permite a discussão e esclarecimentos sobre a proposta.
O encontro com o Conselho Gestor ocorreu de forma virtual. Ele (o conselho) é formado por representantes de vários segmentos da sociedade civil, associações de moradores e poder público.
A elaboração do Plano de Manejo teve início em abril de 2021 e é e é capitaneado pela professora e pesquisadora Rosemeri Carvalho Marenzi. Ela conta com uma equipe técnica multidisciplinar da Univali que envolve, também, o Laboratório de Educação Ambiental, de Geologia e de Sistemas Costeiros.
Outras informações: (47) 3341-7717, com a coordenação do Laboratório de Conservação e Gestão Costeira.