Alunos do CAU participam de Simulação Acadêmica das Nações Unidas

Atividade é realizada por meio da disciplina de Relações Internacionais

por Roberta Ramos | 12/06/2024

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participaram, nesta quarta-feira, 12, da terceira edição da Simulação Acadêmica das Nações Unidas. A atividade é realizada pela disciplina de Relações Internacionais, que integra o itinerário formativo voltado à qualificação profissional dos estudantes, UniWay – Caminhos Universitários.

O objetivo da simulação é permitir que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e compreendam como acontece o processo político decisório no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

ONU CAU - Foto Dales Hoeckesfeld  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra uma sala de aula e alunos sentados em grupos em várias mesas.

“A Simulação Acadêmica das Nações Unidas é uma atividade tradicional do curso de graduação em Relações Internacionais que agora também possibilita que os alunos do CAU possam ampliar o conhecimento em questões como negociações internacionais e diplomacia, além de habilidades como oratória, retórica, persuasão e articulação", afirma o professor responsável pela disciplina, Diego Lopes Costa.

A pauta da simulação foi a crise humanitária no Sudão. Os cerca de 25 estudantes foram divididos em grupos e cada equipe representou um país ou uma função no Conselho Segurança da ONU. O debate buscou resoluções relacionadas à Missão de Estabilização das Nações Unidas no Sudão, investigações de violações de direitos humanos e ajuda humanitária e econômica para o desenvolvimento do Sudão.

ONU CAU - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra um homem e uma mulher sentados atrás de uma mesa azul. Ao fundo aparece uma parede amarela e um quadro branco.

“A escolha do tema foi em razão da crise humanitária do Sudão não ser um assunto com tanto destaque na mídia. Foi uma prática muito interessante, pois os alunos puderam debater e pensar na perspectiva de um país com uma cultura totalmente diferente do Brasil", complementa o professor.