Curso de Design de Moda comemora 20 anos de história

Alumni (egressos) destacam-se no segmento

por Natália Uriarte Vieira | 13/08/2020

Santa Catarina - O curso de Design de Moda da Univali completa, em 2020, 20 anos de história. Nestas duas décadas, profissionais foram preparados para serem capazes de criar, gerenciar e desenvolver produtos e coleções, unindo assim conceitos estéticos, simbólicos e sustentáveis às inovações, cada vez mais tecnológicas e comportamentais do mercado da moda.

As atividades do curso iniciaram com o ingresso no vestibular de inverno do ano de 2000.  Atualmente, o curso de Design de Moda conta com 32 docentes e já formou centenas de profissionais. Ele está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, que tem como propósito proporcionar um percurso acadêmico e profissional integrado ao mercado, a partir de experiências de aprendizagem colaborativas, inovadoras e criativas, potencializando competências que conectam áreas do conhecimento.

Egressas atuam em diversas frentes e destacam-se no segmento

Michele MOda.jpgRochele - egressa moda.jpegKarla Vivian.jpeg

A designer de joias Michele Zin concluiu, em 2009, o curso de Design de Moda da Univali. Apaixonada pelo que faz, ela começou a atuar no ramo em 2012, com o desenvolvimento de joias contemporâneas em uma empresa na cidade de Erechim (RS). Hoje, ela atua como freelancer, produz e assina suas próprias coleções de joias para sete marcas femininas. A produção é terceirizada e feita em larga escala, mas Michele é a responsável pela criação, acompanhamento e controle de qualidade do processo de fabricação das peças do início ao fim.

As joias da estilista fazem parte do figurino de artistas e personalidades famosas. Com a carreira sólida, Michele relembra o período em que cursou a graduação: "Eu amava estudar na Univali, todo o conhecimento que tenho hoje eu adquiri naquela época, super indico, pois é um curso bem completo. Sempre gostei mais da parte de calçados e joias e foi onde eu realmente tive a oportunidade de me identificar e crescer", afirma. Suas peças e seu trabalho podem ser conferidos mais de perto no Instagram, @michelezindesigner.

Já a egressa Rochele Lunkes Moreira Rodrigues Silva, atua como produtora de moda desde 2009. O trabalho dela tem como objetivo projetar uma imagem final que venda, principalmente o estilo do produto. Ainda na faculdade, começou a estagiar antes mesmo do estágio obrigatório. Trabalhou como estilista por cerca de um ano, em uma marca local. Nessa empresa ela conheceu um familiar que estava começando a fotografar e precisava de alguém para ajudar com as modelos, buscar e desenvolver a produção para as fotos. Michele conta que foi assim que se apaixonou pela área de produção. Assim, ingressou neste mercado e criou a sua própria marca.

“A graduação me trouxe toda a base de conhecimento sobre moda, impulsionou e me fez desenvolver habilidades voltadas para criação e produção de moda. Hoje, consigo transitar com segurança nesse meio pós-formação e estágios. A base do curso definiu minha caminhada profissional, na qual atuo desde a minha formação", pondera Rochele. Para conhecer o trabalho dela, acompanhe o perfil no Instagram  @ro_lunkes.

A paixão por moda surgiu ainda na infância, quando a egressa Karla Vivian começou a fazer roupas para as suas bonecas. Ela conta que aos poucos, foi desbravando a “engenharia" de confeccionar uma peça de roupa e a partir daí começou a produzir peças em tamanhos reis para uso próprio, para primas e amigas. Aos 17 anos, desenhou o primeiro vestido de noiva para uma tia, relata que o fez com coragem e ousadia. Aos 18 anos, resolveu encarar a brincadeira de infância como profissão, buscou conhecimento, criou suas próprias técnicas de montagem, modelagem, estrutura de bases. Começou a graduação na segunda turma do curso de Design de Moda da Univali, em 2000.

Ela se considera uma pessoa tímida e introvertida, mas sua garra, desejo de vencer e fazer o que ama o motivaram a lutar e conquistar espaço. Sonhava em ter uma marca de roupas com o seu nome e que as mulheres desejassem ter uma peça de roupa criada por ela. Karla realizou este sonho e hoje tem uma equipe que lhe dá todo o suporte.

“A graduação foi uma experiência incrível, a troca de informações com os professores, o conhecimento na história da moda e da arte, as técnicas de criatividade, os aprendizados nos laboratórios, tanto na parte teórica como na prática. Um sonho que realizei, enriqueceu muito o meu currículo, também impõe mais respeito e confiança aos meus clientes", destaca. Para saber mais sobre ela e conhecer o trabalho, acompanhe o perfil @karlavivian.