Univali recebe representantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos de Angola

Visita objetiva o intercâmbio de informações nas áreas de tecnologia e estatística pesqueira

por Roberta Ramos | 08/07/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe, a partir desta segunda-feira, 8, uma comitiva de representantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos de Angola. O objetivo da visita técnica é o intercâmbio de informações nas áreas de tecnologia e estatística pesqueira.

A agenda do primeiro dia de trabalho contemplou atividades na Unidade Penha da Univali, na Cooperativa de Maricultores de Penha e na Colônia de Pescadores de Balneário Piçarras.

Visita comitiva Angola Univali  (3).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas em um barco com o mar ao fundo.

A equipe da Escola Politécnica apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro Experimental de Maricultura, Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP), Projeto de Monitoramento do Ambiente Oceanográfico da Sardinha-verdadeira e do Bonito-listrado e Projeto Tecnologias para a Redução do Impacto sobre o Ecossistema Marinho e Sustentabilidade Econômica da Pesca Artesanal de Camarão.

A visita técnica foi acompanhada pelo diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino, pelo gestor da Unidade Penha, professor Gilberto Manzoni, pelo coordenador dos cursos de Oceanografia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Gestão Ambiental, professor Rodrigo Mazzoleni, e pelo coordenador Estadual de Extensão - Aquicultura e Pesca da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Everton Gesser Della Giustina.

Visita comitiva Angola Univali  (2).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas​ sentadas de costas e um homem de pé ao fundo.

“Em maio de 2023 os representantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos vieram conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos pela Univali nas áreas da pesca e maricultura. Angola tem uma grande demanda por formação de mão de obra e implementação de tecnologias nessa área e esperamos poder contribuir por meio dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por nosso corpo técnico-científico, bem como com as atividades dos cursos de graduação, pós-graduação e de capacitação ofertados pela instituição", destaca o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino.

Visita comitiva Angola Univali  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas em um laboratório do Centro Experimental de Maricultura​.

A visita foi intermediada pela empresa Siano & Rego, do Rio de Janeiro. Entre os dias 9 e 11 de julho a comitiva irá participar também da programação da Expomar, evento promovido pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) com ​a correalização da Univali, em Itajaí.

A comitiva angolana é formada pelo assessor da Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro Santos, pelo diretor do Cefopescas, Francisco Freitas, pelo técnico da Direção dos Assuntos do Mar do Ministérios das Pescas, Carlos Culembe, pelo diretor do Instituto Médio de Pescas (Namibe), Napoleão Machado, e pelos representantes da Siano & Rêgo, Luciano Rêgo e Maruska Lima.

Mais informações: na Direção da Escola Politécnica - (47) 3341-7541.​