Itajaí realiza Semana do Meio Ambiente

Programação ocorre de 30 de maio a 05 de junho


por Wagner José Mezoni | 30/05/2022
Itajaí - O Município de Itajaí, por meio do Instituto Sustentável (INIS), promove a edição 2022 da Semana do Meio Ambiente. Neste ano, a programação tem como foco a interação da comunidade por meio de atividades presenciais e de uma live. O evento gratuito inicia na próxima segunda-feira, 30, e seguirá até o dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.


A Semana do Meio Ambiente 2022 contará com trilhas guiadas no Parque Natural Municipal do Atalaia, palestras, limpeza da praia e plantio de mudas na restinga, visitas guiadas em órgãos ambientais, além de feira de doação de mudas nativas e de animais que estão abrigados na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) de Itajaí. Haverá ainda uma live com o tema "Ideias para salvar os oceanos: um diálogo intergeracional" na quarta-feira (01), às 18h, com transmissão nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Semana debaterá cuidado com os oceanos

O tema central da semana é a “Década dos Oceanos”, que integra atividades e discussões propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A intenção é proporcionar oportunidades para criar um alicerce, por meio da interface ciência-política, para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 será na segunda-feira (30), às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. O evento iniciará com uma palestra que envolve a temática "Itajaí na Década dos Oceanos: potencialidades e desafios", ministrada pelo professor e palestrante Marcus Polette, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Durante toda a Semana do Meio Ambiente, o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Itajaí também abrirá as portas à comunidade para visitação da exposição “Mar Adentro – pelo combate ao lixo no mar”. O CEA também receberá grupos e escolas para conferir uma exposição sobre a história do surf. As visitas precisam ser agendadas com antecedência pelos telefones (47) 3349-7255 e 3349-5313.

Programação inclusiva

A programação deste ano está mais inclusiva. As atividades serão desenvolvidas juntamente com paratletas do município, alunos da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e com a comunidade do bairro Nossa Senhora das Graças.

As atividades encerram-se no domingo, 5, no Parque Natural Municipal do Atalaia, com apresentação do projeto "Tartaruga de Mamão". No mesmo dia, será entregue a premiação do Concurso Fotográfico Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente tem apoio da Univali, por meio dos cursos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e Projeto de Monitoramento de Fauna – Bacia de Santos – PMP|BS; Semasa; Porto de Itajaí; Ambiental; Recicla Itajaí; EcoLocal Brasil; Cepsul; Mar de Ideias; IFSC; Fundação Genésio Miranda Lins; Core Case; Escola de Surf Amigos do Atalaia (ESA); Câmara de Vereadores de Itajaí; FMEL; Procave e Maersk.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente 2022:

Segunda-feira, 30 de maio

8h - Trilha guiada no Parque Natural Municipal do Atalaia com paratletas do município;
9h - Palestra "Reciclagem e o impacto do lixo nos rios e nas praias", no CEI Cândido Vargas, com o palestrante Filipe Oliveira (EcoLocal Brasil);
19h - Abertura da Semana do Meio Ambiente, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. (Evento Aberto ao Público);
19h30 - Palestra "Itajaí na Década dos Oceanos: potencialidades e desafios", com o palestrante Dr. Marcus Polette (Univali), no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. (Evento Aberto ao Público).

Terça-feira, 31 de maio

8h30 - Palestra "Impacto sobre o meio ambiente. Não trate como lixo o que é de sua responsabilidade", no Centro de Educação Ambiental, com os palestrantes Fernando Fiedler (Cepsul) e Camila Burigo (Univali). Amostragem na areia, com identificação dos diferentes tipos de lixo (macro e micro), na Praia do Atalaia, em frente ao Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público mediante agendamento prévio – vagas limitadas);
14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público).

Quarta-feira, 1º de junho

Lançamento oficial do portal Parque Natural Municipal do Atalaia e Árvores Imunes ao Corte no período vespertino;
9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público);
14h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público);
18h - Live "Ideias para salvar os oceanos: um diálogo intergeracional", com João Malavolta (Ecosurf) e Gabriel Fernandes (transmissão pelos canais oficiais de comunicação da Câmara de Vereadores de Itajaí).

Quinta-feira, 2 de junho

9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público);
14h - Limpeza da praia e plantio de mudas na restinga com alunos da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR).

Sexta-feira, 3 de junho

9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental, com participação dos alunos da APAE (evento aberto ao público);
14h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público).

Sábado, 4 de junho

9h - Exposição "Mar adentro: pelo combate ao lixo no mar", no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público);
9h - Feira de doação de mudas, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público);
9h - Feira de adoção de animais, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público);
9h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público);
8h30 e 10h - Trilha das Cotias (aberto ao público com agendamento prévio pelo telefone (47) 98858-9453);
14h - Atividade socioambiental com a comunidade Nossa Senhora das Graças.

Domingo, 5 de junho

8h - Visita guiada, no Parque Natural Municipal do Atalaia, com a comunidade Nossa Senhora das Graças;
9h - Apresentação "Tartaruga de Mamão", no Parque Natural Municipal do Atalaia;
10h - Premiação do concurso fotográfico Meio Ambiente, no Parque Natural Municipal do Atalaia.

Visitas guiadas para grupos escolares (necessário agendamento prévio)

  • Exposição "Mar adentro: pelo combate ao lixo no mar", no Centro de Educação Ambiental - terça-feira, 31, a quinta-feira, 2, períodos matutino e vespertino;
  • Viveiro Municipal de Mudas Nativas - terça-feira, 31, períodos matutino e vespertino;
  • Parque Natural Municipal do Atalaia - quinta-feira, 2, períodos matutino e vespertino;
  • Porto de Itajaí – segunda, 30 a sexta-feira, 3, período vespertino;
  • Aterro Sanitário – segunda, 30, quarta, 1, e sexta, 3, período matutino.


As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.​

Com informações e imagens da Prefeitura Municipal de Itajaí.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade